blog de decoração - Arquitrecos: Estantes para sala de jantar em diversas versões .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estantes para sala de jantar em diversas versões

Nestes tempos de apartamentos pequenos em que todos os cantinhos devem ser aproveitados uma estante na sala de jantar é uma alternativa muito interessante de aproveitamento de espaço com criatividade. Isso porque não necessariamente a estante nesta área deve funcionar como cristaleira, mas é perfeitamente aceitável que funcione como uma biblioteca, louceiro, espaço para tecidos, coleções enfim, tudo deve se adaptar à rotina da família e aos objetos que existam em maior quantidade e que devam estar mais acessíveis a todos no dia a dia.

Para livros uma alternativa muito interessante é uma estante em formato de cristaleira com portas de vidro, pois deixam os livros visíveis e evitam o acúmulo de poeira. Abaixo um exemplo de versão mais clássica com moldura em madeira.



 Ou um projeto com características mais modernas, com vidros inteiros e estrutura em cor branca deixando o conjunto mais leve e incorporando o colorido dos livros na decoração.



Mesmo as alternativas mais simples, sem portas, são perfeitamente adaptáveis a espaços de sala de jantar.
Neste projeto os livros e obras de arte foram perfeitamente integrados ao espaço.



Outra alternativa para este mesmo espaço são as estantes abertas, somente com prateleiras, feitas especialmente para deixar visíveis os objetos de coleções ou ainda aqueles que são usados no dia a dia. As prateleiras com a mesma cor da parede de fundo é um truque infalível para reduzir o seu volume.



 As opções que acho mais interessantes são como a imagem abaixo em que a estante aproveita todo o pé direito do espaço e onde se expõe de tudo: Livros, lembranças de viagens, obras de arte, fotos... Enfim, uma estante feita para usar e que reflita a personalidade da família. Uma atração especial perfeitamente integrada ao espaço, porém sem ser o elemento de destaque.



Confesso que não é fácil convencer um cliente de projeto sobre a possibilidade de uma estante fazer parte do conjunto da decoração de uma casa, pois a maior parte das pessoas ainda têm a idéia que livros devem estar escondidos em armários, mas acredito firmemente que temos que aproveitar todo o nosso espaço com bom senso e incluir os livros na decoração é uma forma muito especial para deixar nossa casa mais aconchegante e essencialmente cheia de vida. E além de tudo acho lindo!!!!

Grande abraço a todos!!!!

13 comentários:

  1. Maravilha!!! Eu gamei naquela com as travessas!!! beijo e uma semana de paz pra vc
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla que imagens lindas e inspiradoras..amei a branquinha com louças lindas!!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13/8/12

    Oi Carla sabe a primeira foto com aquela prateleira ta bem legal e eu vou dar ideia para minha aluna que esta decorando sua casa , ela ja tem mesa tipo laca branca redonda, lustre de cristal herança de familia e parede azul escuro, falta algo nessa parede e essas prateleiras ficariam show de bola bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Adorei a seleção. Acho estante um item bastante funcional na decoração de interiores, além de organizar livros e objetos, dão um clima intimista e de aconchego aos ambientes. As estantes das últimas imagens, são lindas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Carla,
    Realmente os espaços estão cada vez menores. Os meus estão espalhados.
    Essas estantes realmente solucionam e decoram. Adorei!
    bjão e uma excelente terça.
    mari

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla,
    Amei as estantes com vidro, pois livros empoeiram muito.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  7. OI QUERIDA,OBRIGADA SEJA MUITO BEM VINDA...
    VOLTE SEMPRE,FIQUE BEM. BEIJOCAS.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as imagens! Gostei muito das opções com livros à mostra! Foge do convencional e ainda dá cor e vida ao ambiente!

    Bjs,
    Mari

    www.atelierinbox.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei,Carla o seu post.Ele veio a calhar pois tenho uma estante q serve como divisória entre dois espaços da casa e sp fico em dúvida do q colocar nela.Vc teria alguma sugestão?Ah,obrigada por ter entrado como seguidora do meu blog.Me senti muito importante!!!Bjs e uma ótima semana.Ana Margarida

    ResponderExcluir
  10. Amei todas as imagens, escolhidas com muito bom gosto!
    Mas encantei-me com a última.
    Abraços e uma linda tarde pra ti.

    ResponderExcluir
  11. Bela seleção, Carla. Adoro ver as arrumações de estantes. Vivo tirando inspirações para a minha.
    bj

    ResponderExcluir
  12. Que lindas..adorei aquela com as louças..acho lindo td assim exposto..td bem, que deve juntar um poeril danado..mas que fica lindo fica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlinha,
    Fico com a penúltima...achei mais alegre de todas.
    Fico imaginando esse piso branco neve no dia a dia..ui!

    Beijokas
    Paula KAsas

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!