.post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Reaproveitando potes de vidro: Organizar, decorar e presentear!

Para quem ainda tem algum tipo de preconceito com este tipo de reaproveitamento reuni várias imagens com ideias interessantes, perfeitas para evitar jogar fora a infinidade de potes de vidro que frequentemente jogamos fora. Houve um tempo em que guardei mais de vinte em uma caixa no fundo do armário e todas se transformaram em lanternas para decorar duas festas e uma parte para presentes feitos a mão na época do natal.

O interessante é que são muitas as possibilidades, algumas a gente nem imagina!! Para começar, uma das funções que considero mais interessantes para os potes reutilizados:

POTES DE VIDROS REAPROVEITADOS NA ORGANIZAÇÃO

Como vão ver nas imagens são usados de diversas maneiras e em diversos ambientes da casa. A fixação pela tampa como na primeira imagem é ideal para pequenos ambientes, onde não seja possível instalar prateleiras, pois aproveita o espaço "aéreo" sob armários ou prateleiras existentes.

Imagem: Buzz Fead


Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Coisas da Gil

Usar os potes com um pequeno furo na tampa para organizar fios eu considero uma ideia genial!! Isso porque geralmente em gavetas eles tendem a ficar embaraçados e acabam desenrolando. Além de facilitar na hora do uso, pois a tampa retém o novelo, deixando sair apenas o fio.

Imagem: Buzz Fead


Imagem: Organização Saúde


Imagem: Panelaterapia

No quarto das crianças esta ideia com os animais de plástico formando uma tampinha charmosa já é velha conhecida da internet, mas nunca me canso de mostrar porque acho muito criativo e super útil, especialmente para pequenos objetos que costumam dar dor de cabeça na hora de guardar...

Imagem: Organize sem Frescuras


Imagem: Upload by User


Imagem: Casa e Jardim


No banheiro a alternativa de usar abraçadeiras parafusadas em uma régua de madeira para organizar pequenos objetos de higiene é rústica e charmosa.

Imagem: Organize sem Frescuras


O vidro com tampa vira um porta sabonete, bastando para isso adquirir a peça de pressão em lojas de artesanato e fazer o furo na tampa. Barato e cheio de estilo.

Imagem: Brunch at Saks


Por falar em miudezas... na garagem ou no cantinho de costura é o que não falta!

Imagem: Organização Saúde

Imagem: Buzz Fead


POTES DE VIDROS REAPROVEITADOS NA DECORAÇÃO

O mesmo princípio das abraçadeiras com fundo em madeira criam hortas verticais práticas.

Imagem: Limão na Água


Imagem: Buzz Fead


A decoração de mesas é um dos usos que tenho visto com maior frequência para os potes de vidro. Seja para ornamentar com velas ou flores o efeito fica muito lindo e original.

Imagem: Buzz Fead


Imagem: Casa e Jardim


No projeto abaixo o recipiente virou o apoio para a vela, bastando para isso derreter a parafina.

Imagem: Buzz Fead


Para este efeito de velas flutuantes basta retirar a base em alumínio daquelas velas baratinhas, para rechaud e cobrir com a vela derretida. Uma vela flutuante baratinha!

Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Dicas para Noivas


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim


Usados como suporte para talheres ou petiscos na mesa de jantar os potes, principalmente se utilizados em vários formatos, funcionam como um inusitado elemento decorativo.

Imagem: Decoração e Ideias


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Coisas da Gil


Potes usados como luminárias! Simples e fácil de fazer em casa.

Imagem: Brit


Imagem: Flickr


E quem diria?

POTES DE VIDROS REAPROVEITADOS PARA PRESENTEAR

Eu achei esta ideia de fazer globos de neve com os potes o máximoooooo!!!

Imagem: Modcloth


Imagem: Martha Stewart


Outra ideia simples para presentear: Uma capinha jeans, milho de pipoca e um medidor.

Imagem: Handmade Club


Porta retratos ou potes ornamentais com fios super fáceis de fazer.

Imagem: Handmade Club


Imagem: Handmade Club


Imagem: Handmade Club


Um doce feito em casa, uma fita e pequenos sinos. Simples e atencioso.

Imagem: Coisas da Gil


A ideia das duas próximas imagens é simples de executar e muito interessante: São potes de lembranças, para organizar pequenos objetos que trazemos de viagens.

Imagem: Pinterest


Imagem: Casa e Jardim


Presente para criança. Poderia ser mais fofo?!!!

Imagem: Flickr


POTES DE VIDROS REAPROVEITADOS PARA MARMITAS SAUDÁVEIS

Esta é uma novidade que eu achei o máximo: Usar os potes de vidro para fazer marmitas super saudáveis de saladas e sopas cremosas! Vejam as dicas para a melhor conservação e disposição das camadas no pote. Adorei a ideia!!! Para misturar o molho basta agitar o pote.

Imagem: Coisas da Gil


Imagem: AD Digital


Esta salada caprese no pote além de linda é super fácil de fazer. Dica do site Conversando e Cozinhando. Ela só lavou e e esterilizou o pote de vidro (é importante que tenha uma vedação boa), colocou o molho pesto no fundo, em seguida tomatinhos inteiros, pennete (mini penne), mozarela de búfala, e rúcula (lavada e seca). Pronto!!! 



Outra receita fácil, fácil para te inspirar:


Imagem: Panelinha  Foto: Fernando Esselin.

Salada de atum, ervilhas e croutons no pote
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1 lata de atum sólido em água
½ xícara (chá) de ervilhas congeladas
1 fatia de pão
½ cebola roxa
2 maços de alface-romana mini 
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de caldo de limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Retire as ervilhas do congelador e deixe em temperatura ambiente, num escorredor, até descongelar. Se quiser, coloque no forno de micro-ondas por alguns segundo.

2. Lave as folhas de alface em água corrente e deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 15 minutos. Retire as folhas, em vez de escorrer a água, para as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela. Seque bem na uma centrífuga de salada. 

3. Leve uma frigideira ao fogo baixo. Enquanto isso, corte o pão em cubinhos de 2 cm. Regue a frigideira com 1 colher (sopa) de azeite e junte os cubinhos, mexendo bem até dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e transfira para um prato para esfriar. 

4. Numa tábua, corte a cebola ao meio e a metade, em cubos pequenos. 

5. Escorra a água e transfira o atum para uma tigela. Com um garfo, quebre em pedaços do tamanho da mordida. 

6. Com um batedor de arame (ou um garfinho), prepare o molho batendo o azeite com o limão numa tigelinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. 

7. Arrume a salada num pote de vidro, em camadas, na seguinte ordem: molho, atum, ervilha, cebola, croutons e as folhas por cima. 


Grande abraço a todos!!!

13 comentários:

  1. Ótimas ideias, amei a postagem!

    Só um detalhezinho a respeito da salada no pote: é importante que ele tenha tampa DE VIDRO OU DE PLÁSTICO. As tampas metálias dos potes de conserva comuns não são indicadas, pois farão as hortaliças estragarem.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Menina... que coletânea!!!
    Pra uma pessoa que guarda tudo e presenteia depois, nesse post não faltaram ideias!
    No ano retrasado minhas lembranças para alguns foram em vidros e nesse ano que passou também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Carla,

    Adorei as idéias. Eu reciclo muito, principalmente vidros. Aqui quase tudo vem neles, grão de bico, lentilhas, feijão cozido, espinafre, azeitonas.Claro que escolho os mais bonitinhos, com algum detalhe. Essa salada nos potes vou fazer. Deve ser bom, já ter tudo preparadinho na geladeira quando der aquela fome. Só virar no prato e comer. Vi o comentário da Sabrina e já tenho utilidade para os vidros de nutella, que as tampas são justamente de plástico :)
    Besitos e linda semana

    ResponderExcluir
  4. Lindos! Tenho uma caixa cheia de vidros aqui em casa e preciso fazer alguma coisa com eles! Adoro essa idéia pra quarto de criança com os bichinhos na tampa! Já comprei alguns baratinhos para usar, mas meu filho sempre fica com pena de passar tinta!

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito, show de bola!!!

    ResponderExcluir
  6. ameeeiii. Vou fazer com uma foto por dentro, minha, sorrindo e outra com esse modelo de snow que ficou bacanérrimo também.

    ResponderExcluir
  7. ameeeiii. Vou fazer com uma foto por dentro, minha, sorrindo e outra com esse modelo de snow que ficou bacanérrimo também.

    ResponderExcluir
  8. AMEI A SUA IDEIA! ESTOU COM O MEU ORÇAMENTO NO VERMELHO,PENSEI EM FAZER PRA VENDER MAIS,GOSTARIA DE SABER SE DAR CERTO OU VOU TER PROBLEMAS COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

    ResponderExcluir
  9. AMEI MUITO AS SUAS IDÉIAS! QUERO SABER SE DAR CERTO FAZER PRA VENDER OU VOU TER PROBLEMAS COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

    ResponderExcluir
  10. AMEI A SUA IDEIA! ESTOU COM O MEU ORÇAMENTO NO VERMELHO,PENSEI EM FAZER PRA VENDER MAIS,GOSTARIA DE SABER SE DAR CERTO OU VOU TER PROBLEMAS COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

    ResponderExcluir
  11. Lindosssss!!! Amei!!! Maravilhosos! Reutilizar sempre!! Faço Pedagogia e com certeza, muitas coisas poderei trabalhar com meus alunos!!! Obrigada por compartilhar essas ideias fantásticas!!!

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!