blog de decoração - Arquitrecos: Efeito patchwork na decoração .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 2 de março de 2015

Efeito patchwork na decoração

Sortudos aqueles que herdaram uma linda colcha de retalhos feita a mão!!! O patchwork é uma técnica muito usada no artesanato há séculos, mas a tendência tem sido adaptada a diversos materiais e itens da decoração e atribuo esta mudança ao efeito aconchegante que a técnica produz, nos fazendo viajar ao passado e sentir aquele gostinho de estar em casa. Prova disso são as diversas linhas de revestimentos que utilizam este efeito formado por retalhos de diversas cores, formas e estampas.

Apesar de linda, como o resultado é composto de várias cores e texturas, vale a pena usar o bom senso na sua aplicação, deixando a peça ou o "painel" restrito ao seu papel de destaque no ambiente, aliado a uma base neutra, seja de cores ou de estampas. 

Imagem: Sundance Catalog


Imagem: Mundo das Tribos


Imagem: Vintage-Home


A partir do princípio dos retalhos, o patchwork migrou das velhas colchas diretamente para os móveis e almofadas para fazer bonito na decoração. Que melhor maneira para reaproveitar os restinhos de tecido de roupas ou aqueles restos de costura que dão pena de jogar fora? Design + sustentabilidade!

Imagem: Flickr


Imagem: Referans Design Blog



Imagem: Decora-me


Imagem: Pinterest


Imagem: Etsy


Imagem: Woohome


Os fabricantes de revestimentos cerâmicos, pegando uma carona no retorno triunfante do ladrilho hidráulico, ofereceu nos últimos anos inúmeras possibilidades de combinações e cores de patchworks nos mais diversos formatos e acabamentos. Torço para que seja uma tendência que se mantenha firme ao longo dos anos, principalmente considerando o caráter duradouro dos revestimentos cerâmicos. Exatamente por esta razão vale a pena investir em pequenas áreas ou paredes de destaque apenas.


Imagem: Fixaodona


Imagem: Topp Stiles


Esta aplicação achei incrível, pois consiste em um mosaico que pode ser ampliado, praticamente uma coleção instalada na parede, linda e em constante transformação. O que dizer? Lindo!

Imagem: Shelterness


Os lavabos e áreas de lazer são minhas escolhas de projeto que considero ideais para aplicação de mosaicos, pois são ambientes de curta permanência, reduzindo o risco de "cansar" da composição.

Imagem: Planete-deco


Imagem: Carrie Thompson


Imagem: Casa Tres Chic


E os patchworks de papel de parede? Já imaginaram a quantidade de catálogos que são descartados com o lançamento de novas linhas todos os anos? Isto sim é uma excelente maneira de reaproveitá-los: fazendo uma bela composição nas paredes. Vontade de garimpar catálogos antigos já!!!

Imagem: Poppytalk


Imagem: Indulgy


Neste foram usados postcards vintage colados na parede.

vintage postcard wallpaper!
Imagem: Manualidades Facilisimo


Os retalhos em cortes hexagonais formam um desenho que mais parece uma tela de arte na parede!!!

Imagem: Pinterest 


Já pensou em um patchwork de madeira? Reciclando com muito estilo!

Imagem: Recyclart


Na mesma linha do colorido dos retalhos, seja de papel de parede ou tecido, as cômodas e móveis com gavetas são os ideais para aplicação da técnica por definirem o tamanho dos retalhos.

Imagem: Paula Gold


Imagem: Upcycle-this


Para uma cozinha como esta é necessário um toque extra de ousadia e bom humor!

Imagem: Harimaristeit


Grande abraço a todos!!

7 comentários:

  1. Oi Carla,
    Dei a maior sorte, encontrei uma colcha de patchwork numa Feira da Bondade, feita por uma senhora de 83 anos. Comprei na hora!!!
    Adorei as imagens de azulejos no mesmo tom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei estou apaixonada adoro o colorido dos retalhos beijos Eliane Lima

    ResponderExcluir
  3. lindíssimos trabalhos!

    ResponderExcluir
  4. isso é adesivo ou retalhos


    ResponderExcluir
  5. Para a parede são usados tanto adesivos vinílicos quanto tecido adesivo, são os que oferecem melhor acabamento. Outra opção é papel de parede, e se for adesivo é mais fácil instalar. No blog você vai ver alguns posts específicos, tanto para adesivar móveis quanto paredes, com indicação de sites onde comprar.
    http://www.arquitrecos.com/2015/08/renove-seus-moveis-com-adesivos.html
    http://www.arquitrecos.com/2013/03/renovando-as-portas-dos-armarios.html
    http://www.arquitrecos.com/2014/12/minha-cozinha-transformada-com-adesivo.html
    http://www.arquitrecos.com/2016/08/antes-e-depois-do-meu-banheiro-com.html

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi que lindos trabalhos! Eu wue adoro trabalhos manuais e também sei costurar vou aproveitar algumas ideias para a minha casa.Tivemos colchas de trapos eu e a minha irmã quando éramos pequenas, foram as primeiras coisas k aprendemos com a nossa mãe k era costureira.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!