blog de decoração - Arquitrecos: Cozinhar com o pé na roça .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cozinhar com o pé na roça

Tem coisa que lembre mais de casa de roça que cozinha e fogão a lenha? O cheiro de lenha já vem logo na lembrança dos tempos da infância na casa de vó... é bom demais!!! E é ímpressionante a quantidade de pessoas que atualmente resgata estes momentos trazendo um pouco desta rusticidade para a área de lazer, seja na churrasqueira ou quando é possível uma cozinha integrada com a área de lazer. É o prazer de estar em casa!!!
Aqui o clima de rusticidade é garantido pela mesa em madeira de demolição, cadeiras descombinadas, cozinha sem preteleiras... não dá vontade de sentar e jogar conversa fora????



Panelas penduradas já são um clássico. E nada de complicação, basta instalar alguns ganchos em uma prateleira existente e pronto!





Bancada em alvenaria revestida em cimento queimado (para impermeabilizar) é uma alternativa simples e econômica para áreas de lazer ou casas de fazenda.





Para uma cozinha que tal uma mesa em alvenaria toda revestida em azulejos antiguinhos? O azulejo dá o toque rústico e os armários pretos equilibram o conjunto.


Tachos, panelas penduradas...




Não poderíamos deixar de falar do fogão a lenha, claro... abaixo uma imagem (ainda em fase de estudo preliminar) de um projeto que fiz atualmente para um autêntico mineiro que mora na cidade mas não abre mão de seu espaço para fazer aquele frango caipira caprichado!!! Como a área de lazer tem linhas modernas revesti a churrasqueira no mesmo granito da bancada e deixei o forno e o fogão a lenha em destaque, no acabamento original de tijolinhos. As prateleiras superiores serão revestidas em madeira de demolição (no detalhamento acabei aumentando um pouco a largura, vejam no detalhamento), perfeitas para expor panelas de barro e objetos em ferro. Os azulejos patchwork blue da Eliane têm linhas bem delicadas para evitar sobrecarregar o conjunto.


Abaixo o projeto executivo com pequenas alterações.



Uma outra alternativa interessante é usar o cimento queimado vermelho para revestir o fogão para suavizar suas linhas, principalmente quando utilizado dentro de casa. Alguém ja experimentou uma bela costela recheada com creme de mandioca feita no forno a lenha? Uau... recomendo!!!!!



E agora uma novidade: alguém aí já conhecia o Ecofogão? É uma evolução do fogão a lenha convencional que gasta muita madeira. Achei genial e adorei o design. E é portátil!!!!



As particularidades deste fogão (texto ecofogão) : Primeiramente ele é compacto e portátil, permitindo seu transporte de maneira fácil. Sua instalação é rápida e ocupa pouco espaço. Segundo, sua câmara de combustão é do tipo "Rocket stove", uma tecnologia americana simples de combustão da lenha, sendo a mais eficiente, gerando significativa economia de lenha e nível baixo de emissão de fumaça. Vejam o ecofogão instalado em uma bancada, super compacto e simplifica demais a execução.


Ô vontade de ir para a roça, eu adoro!!!!
Grande abraço a todos!!!!

15 comentários:

  1. é verdade, fogão a lenha e casa de vó é uma união!

    que saudades da casa de minhavó!

    um bju Carla.

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, Carlinha,
    Agora voce chegou na minha praia...quer dizer, na minha roça.
    To quase dentro dela..rsrsrsr...Brotas ébem isso.

    Beijokas
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  3. Que delicia parece que sinto o gosto de comida no forno a lenha..é td tão aconchegante e ao mesmo tempo prático..td a mão, as vistas..amo muito isso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, moro em chácara,adorei as idéias!!! Beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Carla, minha avo paterna tinha um fogão tao parecido com este, era de cimento queimado vermelho. Tinha sempre panelas de ferro e água fervendo, rs. Ai que saudade de um feijãozinho.
    Se tivesse uma casa de campo teria vários itens sugeridos neste post.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Estou in love com cozinha assim..
    e é super fácil manusear, meus vizinhos possuem..
    e vou morar quase na roça, porque não ter-la?!
    adoro..

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Carla,
    essas imagens dão aconchegância. Cheiro de fogão a lenha lembra comida boa e gostosa. Adorei todas elas.
    bjão e um ótimo dia.
    mari

    ResponderExcluir
  8. LIndo demais!!!! O rústico trás um aconchego perfeito!!! Ótima seleção... beijão
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA CARLA.
    ACHEI MUITO LINDAS ESSAS COZINHAS,MAS AQUI EM CASA SERIA IMPRATICÁVEL
    MAS è UM ÓTIMA IDEIA PARA QUEM TEM ESPAçO

    BACI

    ResponderExcluir
  10. A primeira foto com o mix de cadeiras está deslumbrante!!!


    Beijinhus,May

    baonilha.blogspot.com
    @baonilha
    https://www.facebook.com/blogbaonilha

    ResponderExcluir
  11. Carla, o post tá lindo, menina! Por que será que amo tanto imagens de cozinha? Talvez seja porque ando querendo radicalizar na minha... rs
    Abraço,
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Amei... lembrei da cozinha da vovó!
    Beijão,
    Alê

    ResponderExcluir
  13. Carla Adorei suas dicas!! Quero fazer nos fundos da minha casa uma cozinha neste estilo! Estou idealizando umas prateleiras pra deixar as panelas penduradas como vc mostrou, e já tenho a mesa de madeira com dois bancos> Preciso escolher um revestimento pra meia parede, gostei muito da dica que vc deu do Porcelanato Eliane pois estava querendo exatamente um path, só não sei se ele vai se adequar ao meu bolso pois tô em fim de obra... bjs!

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse fogão como compro um e qual jogo preço ?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!