blog de decoração - Arquitrecos: Armários sem portas .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Armários sem portas

Drama de 10 entre 10 pessoas na hora de se mudar para uma casa nova, seja ela nova ou alugada: armários!!! Organizar uma casa sem armários é praticamente impossível, mas o investimento inicial na maior parte das vezes inviabiliza a aquisição e a solução é pensar em alternativas temporárias certo? Nem sempre!!!! Principalmente em quartos em que o armário possa ocupar um nicho ou uma parede inteira, os gastos com o armário podem reduzir significativamente se dispensarmos a estrutura e as portas. Em seu lugar podemos fixar bastões nas paredes ou teto, inserir gaveteiros, cortinas para fechamento... ou nada de portas!! Parece impossível dar certo? Que nada!!! Vejam alguns exemplos do que estou dizendo...

Neste primeiro exemplo o armário é composto de uma prateleira, o bastão fixado diretamente nas paredes laterais e prateleira superior e na parte inferior uma marcenaria toda em gavetas (uma alternativa ainda mais simples seriam gaveteiros com rodízios) . No futuro nada impede que sejam instaladas portas de correr para fechar o armário sem danificar o que já está pronto. 


Detalhe da imagem anterior: Para que a prateleira pudesse suportat mais peso (espaço perfeito para as malas) permitindo a instalação do bastão para roupas foram fixados cabos de aço na laje. Estas ferragens são facilmente encontradas em lojas de artigos para marceneiros ou casas de puxadores.


Quando o quarto já possui um nicho a instalação do armário fica ainda mais simples. Neste caso foi instalado o bastão entre paredes e na parte inferior prateleiras recebem caixas organizadoras fazendo as vezes de gavetas para as miudezas. Adorei o aproveitamento da pequena parede para instalar o espelho.


Nesta imagem o escritório foi aproveitado se transformando em um closet-escritório (fiz uma proposta similar para uma cliente no início do ano). É uma forma fantástica de otimizar o espaço. Esta alternativa é ainda mais econômica, pois foram instalados dois bastões aproveitando toda a altura da parede. Para os sapatos a alternativa foram prateleiras.


Ontem vi este projeto no blog Arquitetura do Imóvel da querida Silvia Gatti e fiquei apaixonada!!! Um apartamento masculino onde foi aproveitada toda a parede lateral da cama (até o banheiro!!!). É ou não é uma alternativa super moderna e interessante? Adoro clientes que compram este tipo de idéia, um luxo!!!


Um outro detalhe do mesmo projeto: Observaram que foi feita uma prateleira em concreto para embutir o gaveteiro inferior e funcionar como criado mudo? O bastão foi fixado diretamente na parede com uma ferragem especial. Para garantir que a umidade não atingisse as roupas o espaço destinado ao chuveiro (e o vaso sanitário, claro) foi confinado depois de uma porta. Perfeito!


Ainda tímidos quanto a deixar as roupas assim expostas? Vamos então às cortinas!!!! Neste projeto a parte interna tem uma boa parte executada em marcenaria e o ótimo acabamento da cortina foi garantido através do detalhe do bandô no forro de gesso.



Uma alternativa ainda mais simples (mas muito charmosa) com a instalação da cortina em bastão escondendo o nicho das roupas.



E para finalizar uma imagem ligada ao tema para ficar aqui sonhando... 
Dispensa comentários....rssss



São ou não são soluções nada temporárias?


18 comentários:

  1. Adoreei..o meu guarda roupa tá assim..exposto,quero muito colocar uma cortina.. a casa fica impecável..mas jamais olhe dentro do meu guarda roupa...rsrsrrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, amo essas soluções, principalmente para aquelas pessoas que como eu não acumulam muitos objetos e adoram praticidade...tenho um closet bem pequeno com porta tipo camarão venezianada(resgatei da antiga casa de meus pais), ali tenho tudo a mão, sempre!...nem preciso dizer que babei pela ideia da última imagem!rsrs
    Amiga, bjos e obrigada pelo carinho.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Gosto da ideia(na casa dos outros) porque na minha...
    Nem queira saber!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, menina tenho um closet de sapatos como esse da ultima imagem , sem portas, as veses me dá um estalo e penso porque não fiz com portas, olhando aqui me inspirei nas cortinas rs

    vim tb agradecer sua sugestão sobre o puxador de porcelana, mas será que em quarto masculino fica bom? vc acha que é legal, vou ver se encontro algum mais discretinho né.

    brigada! um bju de boa noite, bons sonhos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei Crala. Sou super fá de uma parede com prateleiras e depois uma cortina...achoque fica lindo! Bjaum e estou esperando vc para participar do mosaico. Bjus!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito legal, mas em fotos...rs... Não funcionaria comigo porque odiaria ver uma peça fora do lugar, hahaha, em um armário com portas e só fechá-las e ok... sem portas eu iria ter TOC. :-).Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Amei as ideias, super prático e diferente! Pena que eu já tenho guarda-roupa, acho que vou fazer assim futuramente no quarto dos babies! rsrs

    beeijo

    ResponderExcluir
  8. Anônimo30/8/12

    Adorei o antepenúltimo hehe, as cortinas ficaram super chiques!!!
    Beijokas!

    =)

    ResponderExcluir
  9. Tudo lindo!
    Lá em casa ainda não deu pra por armarios nos quartos e a gente usa araras e ficou tudo meio amontoado, mas com essas ideias dá pra organizar melhor, Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Carlinha, não sei se conseguiria viver num ambiente assim, com tudo exposto, rs. Mas nas fotos fica bacana, não sei se é prático para o dia a dia. Beijão


    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlinha,
    Eu ainda prefiro os que deixam as roupas escondidinhas, por causa do pó e tb porque sou muito desorganizada, e não me arriscaria...rsrrs
    A cortina é uma alternativa e tanto...nunca tinha pensado nisso.

    Beijokas
    PK

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla, meu quarto é assim, as portas do guarda-roupa eram de correr, mas esses materiais de mdp não deixam as coisas durar muito. Tirei as portas e ficou bonito e prático. Recebi recentemente visitas que elogiaram e até chamaram de closet. No meu caso as cortinas não ficariam legais, mas as fotos acima são maravilhosas. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla, meu quarto é assim, as portas do guarda-roupa eram de correr, mas esses materiais de mdp não deixam as coisas durar muito. Tirei as portas e ficou bonito e prático. Recebi recentemente visitas que elogiaram e até chamaram de closet. No meu caso as cortinas não ficariam legais, mas as fotos acima são maravilhosas. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Olá Carla! Adoro a opção com cortina, mas sempre fico em dúvida quanto ao restante do quarto, como deveria ser a cortina para janela por exemplo... vc pode dar algumas dicas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20/10/15

      Tb havia pensado nisso! Aí deu um estalo... Fazer como "portas de correr"com aquela passadeira emborrachada vendida por metro.Tem umas estampas lindas e discretas. Ou uma imitação de renda que vendem nessas lojas de tecidos. Porém não daria para usas o varão. Teria q ser um arame esticado por dentro e a renda ou passadeira seriam como as portas mesmo

      Excluir
    2. legal a ideia pode colocar aqueles carrinhos de cortina na passadeira e colocar no trilho.

      Excluir
  15. tenho um guarda-roupa que caiu as portas gostaria de revestir com uma capa que ao mesmo tempo que service de porta.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carla! Eu sempre tive guarda roupa mas quando resolvemos nos mudar fiz o meu parecido,3x3x0,60 e optei por uma cortina de varão, já faz 6 anos e não me arrependi é bem mais prático, muito mais espaçoso as roupas ficam mais arejadas e cheirosas bem mais prático, tudo a mão...e o quarto ficou um charme!..bjs

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!