.post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Soluções para áreas de serviço + Super Pesquisa de Mercado!

Há muito tempo as áreas de serviço deixaram de ser espaços escondidos nas residências para fazer parte ativamente da decoração, seja através da escolha de materiais que valorizem o espaço ou através de soluções que escondam aquilo que não se quer aparente. Em apartamentos pequenos é ainda mais desafiador criar um espaço para atender a esta demanda de extrema necessidade que é  lavagem /secagem de roupas. Uma coisa é certa: com criatividade as alternativas são bem variadas.

Observem este projeto: Certamente deve se tratar de uma área de serviço integrada a uma cozinha americana, ou seja, uma área visível da área social da casa. Um simples prolongamento da bancada de madeira instalado com dobradiças sobre o tanque para escondê-lo.

Imagem: Arquitetura e Construção


Esta é uma opção em área de serviço que poderia funcionar para apartamentos cuja área de serviço não possua ponto para tanque: Se o box do chuveiro tiver dimensões adequadas, vale à pena instalar na parede oposta ao chuveiro um tanque com belo design, pois sempre precisamos de uma cuba para lavar sapatos, tapetes e demais tecidos que não devem ser misturados às demais roupas na máquina.

Apartamento pequeno: só 36 m². Espaço de sobra para quem mora só! - Casa | A área de serviço do apartamento pequeno ganhou tanque suspenso digno de exposição (Deca) e azulejos feitos sob encomenda (modelo Traço, da Lurca). Tudo para eliminar a porta, deixando entrar ventilação e luz natural. Projeto da reforma: Gabriel Valdivieso.
Imagem: Arquitetura e Construção


Uma outra decisão de projeto que rende centímetros valiosos: As máquinas de lavar com abertura frontal (sistema de tombamento) garantem a liberação de superfície de bancada, que as máquinas com abertura superior não permitem. E na minha opinião este sistema danifica menos as roupas.

Imagem: Casa Abril


Nada impede que a área de serviço receba um toque extra de cor!! Vale a pena investir até em bancadas de alvenaria com pastilhas, pois ao contrário da cozinha, a área de serviço não tem problemas com gorduras ou acúmulo de resíduos nos rejuntes.

  
Imagem: Chandelier Lux


Este sistema de lavadora e secadora separados é mais utilizada no exterior, mas a ideia pode ser aplicada em nossos projetos.

Imagem: Every Day Home


Uma boa ventilação é condição essencial para uma área de serviço, o que é muito vantajoso para ter uma horta por exemplo.

Imagem: Casa Studio


Soluções para organização - Acessórios:

Para aqueles locais onde não é possível secar ao ar livre uma opção interessante é uma gaveta-varal integrada à marcenaria. Uma corrediça telescópica dá conta do recado direitinho.

Imagem: Decoist


Este cabideiro retrátil é uma mão na roda em qualquer área de serviço, pois permite organizar os cabides após passar as roupas ou secar roupas delicadas sem amassar.

Imagem: Decoist


Uma opção mais utilizada é a instalação de um cabideiro sobre a bancada da área de serviço.

Imagem:Decorar Mais Por Menos


Cestos para roupas embutidos na bancada são excelentes para economizar espaço.

Imagem: Casa Abril


A tábua de passar é sempre uma questão importante a resolver em qualquer área de serviço. Uma ótima opção é a tábua de passar dobrável que pode ser integrada ao armário ou...

com gaveta para tábua de passar
Imagem: Simples Decoração


.... instalada em um pequeno nicho próprio para aproveitar uma parede disponível até na varanda.

Imagem: Casa Abril


Se não for possível embutir ou ter um armário vertical, basta reservar um espaço no armário sob bancada para organizar a tábua de passar e a escada dobrável, itens indispensáveis em qualquer casa.

Imagem: Gazeta do Povo


Este tipo de aramado vendido para lojas pode funcionar como base para acessórios de organização, perfeito para resolver a demanda de espaço sem ter que investir em marcenaria.

Imagem: Casa Abril 

Panos, escovas com cabo e itens pequenos ficam bem instalados na tela graças a ganchos avulsos (modelo 10ZC, de 10 cm, www.montesualoja.com , R$ 4,23 a embalagem com 12).

E se a ordem é esconder... se no projeto abaixo a máquina tivesse abertura frontal nem precisaria se preocupar com o tampo do balcão, bastaria uma porta na lateral  e o problema estaria resolvido!

Imagem: Pinterest


Para orientar sobre as dimensões ergonomicamente corretas em uma área de serviço:

Ôh de casa!: Da cozinha para a lavanderia é só um passo...
Imagem: Arquitetura e Construção


Este quadrinho além de lindo é o acessório perfeito para o funcionamento da área de serviço: uma legenda dos símbolos das etiquetas das roupas para saber como lavar cada peça. Basta emoldurar!




PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Tudo para áreas de Serviço
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)



Cabideiro Cromado 9,1X3X45cm

























Grande abraço a todos e um ótimo fim de semana!!!!

3 comentários:

  1. Deste post o que me chamou a atenção foram os azulejos, que estão tomando conta das cozinhas, eu mesma estou ansiosa por colocá-los em minha cozinha caipira e também o suporte de madeira feito com ripas, dá pra pendurar tanta coisa até alguns vasinhos com temperos, adorei.

    Abs Mari

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus projetos .
    Minha dúvida é onde está a torneira do tanque onde a bancada é móvel ?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!