blog de decoração - Arquitrecos: Graminha de gatos (ou erva de gatos). Eu testei e o Gandalf adorou!!! .post img { max-width: 500px; height: auto;

sábado, 21 de junho de 2014

Graminha de gatos (ou erva de gatos). Eu testei e o Gandalf adorou!!!

Ontem eu postei esta foto no facebook e Instagram do meu Gandalf se deliciando com uma erva de gato que comprei após a indicação do veterinário e assim como eu percebi que muita gente ainda não conhecia!! Tudo começou porque o gatinho adora atacar a minha hortinha e eu fiquei com medo que ele comesse algo que não fizesse bem para ele. O veterinário então me disse que o mais indicado é ter a erva de gato plantada, pois além de tóxicas, algumas plantas podem ter vermes e outras sujeiras prejudiciais ao animal. Então no petshop mesmo achei uma embalagem que já vem com a erva e o substrato em uma embalagem plástica, pronta para apenas molhar!!


Tenho que reconhecer que achei aquilo super prático e comprei na hora. Na embalagem indicam que é composto de brotos nutritivos e limpos de aveia, milhete e azevém, sem nenhuma química, nem vermes. Quando cheguei em casa tirei a tampinha e o lacre dos furos na parte inferior. Pronto! Agora basta molhar todos os dias. 


E conforme prometido da embalagem, em cinco dias a erva já tinha brotado super bem!! Como a embalagem é muito leve tirei o torrão e replantei em um vaso com um pouco de terra vegetal com fundo forrado de pedras para drenar bem. Neste dia ele olhou para aquilo um pouco descrente... mas em sete dias a erva ficou como na primeira foto e ele adorou!!!



Algumas indicações da erva é regular o trato intestinal do gatinho e ajudar a expelir as bolas de pelo. a erva crescida atinge o tamanho da imagem abaixo:



Para quem tiver dificuldade em achar a erva para comprar, alguns veterinários indicam o plantio de duas sementes super fáceis de achar: alpiste e milho de pipoca!!! Tem até um passo a passo completo no link: Como plantar alpiste para gatos - Animais.Umcomo e o alpiste fica como na foto abaixo:

Imagem: Petplanet

PLANTAS PROIBIDAS PARA GATOS:
De acordo com a veterinária Estela Pazos (site R7) a mais perigosa é o lírio [além de seus derivados]. Mas há outras também bastante venenosas. Bons exemplos são: antúrio, bico-de-papagaio, azaleia, copo-de-leite, babosa, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-adão, mamona, espirradeira, hortênsia, tulipa, mamona, violeta e dracena. 

E como sabem que eu não esqueço de vocês...
(a primeira imagem foi da marca que comprei e na internet está mais barato, paguei R$ 19,00 no petshop!!)

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Graminha para gato
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)


 





A semente assim em envelopes vocês devem encontrar fácil em lojas de agropecuária.


E claro, como mãe exibida, vou mostrar mais um pouquinho do meu gato fofo!!

Este é Gandalf, o cinzento!!!





Pronto para torcer pelo Brasil!!!


Grande abraço a todos!!!!! 

10 comentários:

  1. Eba! Vou já procurar pra comprar!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro gatos temos o nosso amado jack aqui em casa ,vou comprar pra ver se ele gosta.
    Obrigada pela dica .bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  3. Sempre pensei em comprar essa graminha para minha gatinha, mas fico adiando.
    Vou procurar para oferecer a ela. Amei a dica!
    Beijão!
    ---
    http://cordeiogurte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia que existia isso rs, que legal!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, adorei a postagem. Aqui na minha cidade tb tem mas eu preferi comprar a Erva de Gato já seca, vem tipo um orégano. Meus filhotes amaram, ficam se enroscando no chão, é muito engraçado.
    Esta graminha vou comprar também, adorei as suas sugestões.
    Fiz uma prateleira pra gato você viu? dá uma passadinha no blog pra ver que legal.
    http://juportogusman.blogspot.com.br/2014/06/prateleira-para-gatos-reciclando.html

    ResponderExcluir
  6. Gente, deixem de pagar caro por graminhas em internet. Essa GRAMA DE GATO nada mais é do que trigo, aquele velho conhecido dos pães e kibes... A única coisa é que a semente tem que estar inteira. Se encontra em armazéns, aqui no Rio eu compro na Casa Pedro que é tipo um armazém que vende de tudo (grãos, cereais, temperos, ervas medicinais, nozes, produtos para confeitaria, bacalhau, etc) a quilo, o mínimo é 50 g. Eu compro umas 300 g (é baratíssimo) e guardo no freezer, dura anos. Na hora de plantar arrume um vasinho com uns18/20 cm de diâmetro, pois tem que ficar pesado, não dá para ser em vasinho de violeta, encha com terra, espalhe uns 2 punhados (a mão cheia mesmo) por cima, cubra com 1 cm de terra, molhe e observe. Lugar bem claro, em 3 dias as folhas apontam e crescem rapidamente!!! É o mesmo matinho ou grama que eles vendem para fazer suco verde ou detox e dizem se chamar clorofila... Clorofila, pelo o que eu saiba, todas as folhas verdes tem.... Os gatos amam, mas o ciclo é rápido, dura de 1 a 2 semanas, aí as folhinhas secam, aí a gente planta de novo.... Eu provei as folhas novinhas e elas são docinhas, são gostosinhas. Já a ERVA DO GATO, a gatária ou catnip, é da família do hortelã, até se parecem, mas aqui no Rio é difícil achar a semente. Mas também é super fácil plantar, só que demora mais a brotar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dicas Mafalda, vou procurar, porque o preço da erva de gato aumentou ainda mais!!!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Legal as informações. A gente se acostuma a pagar caro por coisas bem simples e fáceis de encontrar. Eu pensei em comprar a erva, mas também fiquei pensando se não seria interessante plantar graminha, algumas folhas e talvez hortelã. Serve pro gato e pra mim também... hehehehe

      Excluir
  7. O trigo em grão custa entre 3 e 4 reais O QUILO!!! Dá para fazer vasinhos durante uma vida de gato inteira (eles tem 9...). E ainda dá para comer também.

    ResponderExcluir
  8. Vou plantar alpiste pra ver se dá certo :)

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!