blog de decoração - Arquitrecos: Quitinetes e apartamentos pequenos: dividir ou integrar? 04 perguntas para te ajudar a decidir. .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Quitinetes e apartamentos pequenos: dividir ou integrar? 04 perguntas para te ajudar a decidir.

Para dizer a verdade não existe resposta correta para esta pergunta... o que determina a melhor alternativa para apartamentos pequenos é algo simples: a maneira como o espaço será usado. E para determinar a melhor opção basta estar atento às seguintes questões:

1. Com que frequência você cozinha em casa? 

Se você almoça em casa ou prepara seus alimentos diariamente, o ideal é manter o layout aberto somente na sala / cozinha, pois ainda que o preparo de frituras não faça parte do seu cardápio, o vapor do cozimento espalha partículas de gordura no ambiente.

Se no seu caso a cozinha é usada somente nos finais de semana, não vejo problema em usar um layout aberto ou simplesmente dividido com móveis vazados, painéis retráteis ou cortinas. Mas fique atento, pois há outras questões a responder antes de definir a melhor opção para você.

Imagem: Homedit

Imagem: Homedit


Imagem: Homedit


Imagem: Casa de Valentina



2. O apartamento é alugado?

Se uma pequena obra como a instalação de uma parede de gesso não for uma opção é possível dividir usando painéis ou estantes vazadas dão aquela ajudinha para garantir maior privacidade na área do quarto.

aeg_santos_29_4
Imagem: Assim eu Gosto

Imagem: Morar Mais Por Menos RJ


A solução com portas retráteis garante a privacidade quando se recebe visitas e o layout aberto, com iluminação e ventilação naturais para a sala no dia a dia. Ideal para os casos em que exista apenas uma janela para todo o ambiente.

Imagem: Minha Casa


3. Você costuma hospedar amigos e familiares? 

Pode não parecer importante, afinal você já pensa em um sofá cama na sala e conta seu problema como resolvido... mas não é bem assim. Se você recebe com frequência, a rotina de acordar, usar o banheiro ou o simples ato de beber uma água na madrugada pode ser bastante incômodo. Separar com uma parede de gesso acartonado a área do quarto, principalmente quando é possível manter o banheiro com acesso direto para a sala, garante um nível de privacidade que no dia a dia faz toda a diferença

E acreditem, ao contrário do que pensa a maioria, na minha opinião dividir os ambientes na maior parte das vezes faz o apartamento parecer maior. O único pré requisito que eu considero essencial nesta alternativa é que existam janelas que atendam ao quarto e à área social para que a ventilação e iluminação não sejam comprometidas.

Imagem: Revista Minha Casa

4. Você é uma pessoa organizada? 

Perguntinha importante... isso porque pensem comigo: é preciso ser uma pessoa organizada para garantir que antes de sair de casa a cama esteja arrumada, a pia da cozinha limpa e organizada, e nada de roupa espalhada pelo espaço. Eu considero um stress desnecessário insistir em um layout totalmente aberto se você não tem esta rotina de organização já como algo natural em sua vida. 

Chegar em casa deve ser uma experiência diária reconfortante, então sempre chamo atenção para este detalhe (e para meus clientes que insistem em pisos muito claros) para evitar que a chegada em casa se torne mais um momento estressante do dia. Separar pelo menos a área do quarto garante que você possa receber visitas-surpresa em casa sem correria. Vamos simplificar a vida!



Imagem: Limão N'Agua

Outra opção para garantir que a área do quarto tenha um pouco mais de privacidade é usar o conceito de cama-loft. Uma condição básica para executar este tipo de espaço é que o pé direito (medida do piso ao teto) tenha pelo menos 2,70 m. Isso porque na cama superior deve-se garantir pelo menos a possibilidade de ficar sentado sem bater a cabeça no teto ; ).




Imagem: Garotas Dizem

As próximas imagens são de um apartamento com layout que considero muito inteligente. Como a área da cama fica junto à janela e uma parede não permitiria ventilação/iluminação no espaço de estar, foi usado um armário a meia altura para dividir os dois ambientes, o que ajudou a "camuflar" um pouco a cama. Além disto este espaço mais iluminado funciona durante o dia como bancada de trabalho. Outro truque interessante foi esconder a área de serviço em um cantinho junto à entrada, permitindo que a cozinha seja integrada à sala sem o risco de ter roupas penduradas no espaço.




Apesar de ficar junto à entrada uma cortina da mesma cor das paredes garante a privacidade deste espaço sem interferência na decoração.


Grande abraço a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora me contem o que acharam do post!!