.post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A importante escolha do sofá: Neutro ou colorido? + Meus preferidos em cada cor (com preços!)

A escolha da cor e modelo do sofá acabam sempre sendo decisões importantes no que diz respeito ao conforto e à decoração de um espaço, tanto por suas grandes dimensões quanto por suas características de "acolher" as pessoas quando chegam em casa. Como gosto de ser objetiva por aqui (ou tentar pelo menos...) vamos ao principal: neutro ou colorido? Você escolhe!!

Isso porque o que vai determinar ou harmonizar este elemento na decoração é o que vamos distribuir ao seu redor. Um sofá escuro, seja ele neutro ou colorido, é mais indicado para ambientes maiores por sua presença marcante. Se mesmo com um ambiente de tamanho intermediário o desejo é ter um sofá escuro, podemos trazer a cor da parede para um tom parecido para suavizar o contraste, o que já o integra melhor ao espaço como podemos ver na imagem abaixo no sofá cinza/parede cinza.

Começando com os neutros... SOFÁ CINZA!!

Imagem: Casa Abril

Eu costumo dizer que o sofá cinza é o neutro perfeito. Isso porque é a base ideal para praticamente todas as cores, seja qual for a sua tonalidade. Sabe aquelas situações em que temos que fazer dois ambientes em uma sala e já temos um sofá cinza? Pode arriscar qualquer outra cor nos outros sofás que vai dar certo com certeza! Olhem só as poltronas bege na imagem acima e a composição com os tecidos das almofadas e tapetes nas três imagens seguintes. Não tem erro.

Imagem: Casa Abril

Imagem: Casa Abril

Imagem: Achados de Decoração


SOFÁ BEGE

Considero a alternativa ideal quando é necessário um grande volume e quantidade de lugares em um espaço pequeno, pois aliado a cores claras na parede "diluem" visualmente as linhas de contorno do móvel suavizando as proporções, além de permitir muitas variações no colorido das almofadas.

Imagem: Casa Vogue


Almofadas Coloridas
Imagem: Feedly


SOFÁ BRANCO

Estes sim, são bastante controversos... mas acreditam que são muito mais práticos do que realmente parecem? Para funcionarem bem no que diz respeito à limpeza basta usar duas alternativas: um material como o couro ecológico (lembrando de NUNCA usar produtos abrasivos) ou as lindas capas de sarja peletizada (sarja pré encolhida) que quando feitas na cor branca podem ser lavadas com frequência sem o risco de desbotamento e duram por muitos anos.

Decorações diversas
Imagem: Morando Sozinha


Imagem: Casa Abril


SOFÁ PRETO

Uma palavra define: São sofás de IMPACTO visual. É o tipo de móvel que define a decoração de um ambiente e é super adequado para espaços com grandes paredes ou para dividir ambientes em salas com múltiplas funções. O efeito pode ser clean com a composição com o branco ou com um toque mais aconchegante misturando almofadas de tecidos coloridos e de texturas diferentes entre si.

Pretos e brancos
Imagem: Hercampus


Imagem: Elle


Agora vamos aos coloridos começando com o SOFÁ TURQUESA!

Adoro esta cor, principalmente porque faz uma dobradinha perfeita com vermelho, minha combinação preferida (especialmente em minhas roupas...rsss). Se o tom te der um pouco de medo, basta pintar a parede de fundo em um cinza como o da foto abaixo. Ele "apaga" um pouco o visual.

Imagem: Casa Claudia

Imagem: Lá em Casa


Imagem: Pinterest

Mas se o que você quer é colorir sua vida de vez não tenha medo, vá com tudo, mande ver em uma parede de fundo amarela e seja feliz no seu cantinho do jeito que você gosta.

Imagem: Habitissimo


SOFÁ AMARELO

Uma cor improvável para a maioria das pessoas, mas que por incrível que pareça é uma das mais fáceis de combinar acreditam?! Já observaram como o amarelo fica perfeito com o cinza? E com a dobradinha preto&branco? Ainda duvidam? Observem as imagens!!


Imagem: Haus Decoração


Imagem: Pinterest


Imagem: Encadree Posters


Imagem: Encadree Posters


SOFÁ ROXO

O que dizer de uma casa que tem um sofá roxo? Personalidade pura minha gente! E não me perguntem por que, mas só imagino roxo em veludo, acho lindo e dramático, deve ser a referência das cortinas de teatro ou algo do gênero. Mas que é lindo demais, disso tenho certeza!

Imagem: Arquitetura &Construção


Sofá roxo, minha sala quer apenas um deste.
Imagem: Axioma


SOFÁ VERDE

O verde é uma daquelas cores que de vez em quando eu esqueço, mas quando volto a lembrar, volto com tudo! Adoro todos os tons, especialmente o bandeira autêntico, o mais vivo dos verdes. É outra cor que, exceto pelo amarelo, combina com quase tudo e é muito elegante.

Sofá verde em veludo
Imagem: Oh Joy


Imagem: Domaine Home


SOFÁ VERMELHO ou PINK

Sofá de DIVA meu bem! O destaque do móvel mais uma vez fica por conta da parede de fundo, do tapete, tudo depende da intenção. Suavizar ou destacar. Um sofá vermelho lindo como este da primeira imagem certamente merece ser protagonista da decoração!

Imagem: Spicer and Bank


Imagem: Bettys


Imagem: Mulher.net


Sofá pink + parede verde? LUXOOOO!

Imagem: Stilo y Deco


Imagem: Toque a Campainha


SOFÁ LARANJA

Eu sei que vocês não vão acreditar em mim neste caso, mas pensem bem: um sofá laranja é quase um neutro! Me digam se não é quase um terracota? Vamos lá, coragem minha gente!! ; )

Imagem: Depto 51


Imagem: Design Traveller


Meus preferidos em cada cor:

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Sofás neutros e coloridos
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)


SOFÁ CINZA



SOFÁ BEGE
(este eu tenho em casa, pensem em um sofá confortável e resistente!! O meu é cinza, mas este bege acho mais bonito)

SOFÁ BRANCO
Sofá Eugene 03 lugares com capa - Tok Stok - R$ 3.450,00
75x200x95cm (AxLxP)

SOFÁ PRETO
Sofá Brick 03 lugares base madeira -  Essência Móveis - R$ 3.340,00




SOFÁ TURQUESA


SOFÁ AMARELO


SOFÁ ROXO


SOFÁ VERDE

SOFÁ VERMELHO


SOFÁ PINK


SOFÁ LARANJA


Grande abraço a todos!!!


3 comentários:

  1. Estudo decoração e sempre aprendo muito com suas dicas!
    Obrigada por compartilhar seu valioso conhecimento, Carla!

    Bjs
    Cinthia

    ResponderExcluir
  2. prefiro sofás neutro, o meu é marrom por exemplo, mas pra compensar tenho vários pontos de cor na minha sala, as pernas da mesa de centro, o tapete, as almofadas os quadros hehehe e os vários livros... adoro cor.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/9/15

    "Bem legal
    essas dicas! Vi ali também essa manta para sofá.
    que achei nessa loja de Cuririba: www.lojasdonna.com.br






    "

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!