blog de decoração - Arquitrecos: Projeto de Arquitetura sustentável .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projeto de Arquitetura sustentável

Este fim de semana vi este projeto no mural do facebook de um amigo e tinha que mostrar aqui. Achei uma aula de arquitetura sustentável, isso sem deixar de mencionar a estética da edificação e a beleza do entorno. A casa está localizada na Península de Osa na Costa Rica e foi denominada Casa Iseami. O arquiteto Juan Robles do Escritório Robles Arq teve como objetivo principal uma construção 100% auto-suficiente, de baixíssima manutenção e grande potencial de reciclagem ao final do ciclo de vida do imóvel.

O resultado da primeira fase do que será o Instituto de Sustentabilidade, Ecologia, Arte, Mente e Investigação engloba dois quartos, "lounge", cozinha, escritório e uma grande área externa com piscina e deck. Os espaços são multidisciplinares e abrigarão atividades de investigação científica, yoga e meditação, treinamento e a residência do dono da propriedade. Tudo com uma fabulosa vista ao Oceano Pacífico em uma das áreas mais inóspitas do país.

Imagem: UOL Estilo

 Localizada no meio de uma montanha e a 30 km da cidade mais próxima, a casa conta com sistemas de água e de energia 100% autosuficientes. A construção se destaca na paisagem e ao mesmo tempo aproveita a vista do oceano Pacifico costarriquenho.

Imagem: UOL Estilo

O filtro à base de sal elimina o uso de cloro químico na piscina. O deck de plástico reciclado diminui a necessidade de manutenção e mantém a cor ainda que exposto ao clima. Idéias totalmente aplicáveis ao clima brasileiro.

Imagem: UOL Estilo

O desenho arquitetônico da casa proporciona ventilação cruzada e renovação constante de ar

Imagem: UOL Estilo

O arquiteto Juan Robles abriu mão de usar materiais plásticos nas áreas internas da casa. Apesar de recicláveis, foram evitados para afastar as possibilidades de intoxicação por seus componentes químicos.

Imagem: UOL Estilo

A vista é um privilégio extra...

Imagem: UOL Estilo

O arquiteto optou pela cor branca para facilitar a visualização de sinais de mofo, além de maximizar a obtenção de luz natural e reflexão do sol. A casa é envolvida por um envelope de brises que forma uma cortina com a função de filtrar a luz solar e a proteger da chuva. Além disso a instalação de telhas de policarbonato em grandes claraboias resultou em controle da exposição solar, evitando que os raios UV danifiquem os móveis ou prejudiquem a qualidade de vida dos moradores.
 
Imagem: UOL Estilo
 

Imagem: UOL Estilo

Planta Baixa Térreo: nesse pavimento ficam um salão multiuso coberto pelo piso superior, o deck e a piscina. Tudo servido por um banheiro e despensa dispostos nos fundos

Imagem: UOL Estilo

 Planta Baixa Pav. Superior: nesse pavimento fica quase a totalidade dos ambientes que compõem o programa da casa, com duas suítes e um living aberto com cozinha e balcão para refeições. Há ainda uma varanda que cria uma zona de transição para sombrear a refrescar os ambientes internos.



Gostei muito do projeto!!! Alternativas assim demonstram que a sustentabilidade pode ser adotada na arquitetura sem que isso seja uma barreira ao desenvolvimento de um projeto de boa qualidade e esteticamente bem resolvido. As iniciativas adotadas aqui são totalmente aplicáveis ao clima do Brasil.

Tenham todos uma ótima semana!!!

7 comentários:

  1. É só curtir,se possível se inspirar nas excelentes ideias e parabenizar o projeto do arquiteto Juan Robles.
    Que bom que há pessoas preocupadas com nosso meio ambiente!
    Linda semana!
    Beijos.
    Claudia.

    ResponderExcluir
  2. A casa é linda e a vista de tirar o fôlego. Eu passaria o dia na janela, literalmente.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22/3/12

    O projeto de fato é maravilhoso, mas ficaria mais sustentável se na Costa Rica tivesse o Ecoblock - Madeira Biossintética (Ecomadeira)

    Ficaram curiosos? Confiram no site www.ecoblock.com.br

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Parabéns pelo Blog!
    Sou da empresa Gramas Com, visite nosso site e leia dicas sobre:

    Grama São Carlos
    Como Plantar Grama
    Grama Batatais
    Grama Esmeralda
    Venda de Gramas
    Comprar Grama
    Tipos de grama
    Gramas
    Grama preço m2
    Entre outros. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ola parabens pelo artigo! informaçoes sobre gramas estamos a disposição www.portaldasgramas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola parabens pelo artigo
    trabalhamos com gramas e gramados qualquer duvida estamos a disposição pelo www.portaldasgramas.com.br
    abraços

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!