blog de decoração - Arquitrecos: janeiro 2018 .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Dicas para uma despensa organizada

Ter os armários da cozinha organizados, considerando a quantidade de embalagens e da recente necessidade de adquirir produtos em maior quantidade visando economia, tem se tornado um grande desafio. A ideia deste post é dar opções viáveis (e opções cinematográficas também, porque são lindas!) para que possamos ter armários organizados, sem gastar muito (na maior parte dos exemplos) e garantindo o armazenamento seguro dos alimentos.

Pra começar um cenário ideal: Potes transparentes, com fechamento hermético e cestos organizadores para as miudezas. Este tipo de organização requer um grande investimento, mas pode se tornar viável se for algo feito aos poucos e após um bom garimpo pelas lojas do ramo.

Dicas de organização
Imagem: Perfeita Ordem


Despensa dos sonhos: Caixas de madeira ou vime ajudam a organizar itens avulsos como toalhas, panos de prato, vidros para reciclar ou alimentos em embalagens plásticas que não seja possível empilhar. No mais, as boas e velhas embalagens de vidro com todo o conteúdo visível.

Imagem: BHG

Vale destacar que vale até os potinhos de mantimentos retangulares (daqueles que a gente sempre tem em casa) para guardar os produtos que já tiveram a embalagem aberta.

Imagem: Buzzfeed


Imagem: Casa e Jardim


Despensa (Foto: Stock Photos)
Imagem: Casa e Jardim

Dando um salto para a realidade, uma boa maneira de começar a organização é estabelecer um método como o exemplo destas dicas do site Casa e Jardim, baseadas no Livro Simple Steps to Organizing Everything, Donna Smallin:

1 Primeiro passo
Tire os alimentos das prateleiras e jogue fora tudo que está vencido. Caso encontre alguma comida estragada ou com bichinhos, limpe a área com uma mistura de água e vinagre.

2 Divida em categorias
Separe as prateleiras da despensa em categorias de alimentos, como grãos, temperos, itens para café da manhã, óleos e ingredientes de confeitaria. Faça a divisão de acordo com suas necessidades. Depois de um tempo, você não precisará nem pensar qual é o lugar de cada coisa. Se quiser, coloque etiquetas para indicar o que vai em cada prateleira, para que as outras pessoas sigam a sua organização.

3 Enlatados e industrializados
As comidas em lata e em pacotes devem ser guardadas em área fresca. Nunca as coloque em armários próximos ao forno ou em prateleiras perto do teto.

4 Potes transparentes
Depois de abertos, guarde alimentos como biscoitos, batatinha frita, arroz e feijão em caixinhas de plástico transparente, para conseguir ver o que está no recipiente. Não se esqueça de anotar a data de validade no pote.

5 Novo no fundo
Sempre que comprar produtos novos, coloque-os no fundo, deixando os mais antigos na frente, facilitando o acesso.

6 Rótulos
Deixe as latas e garrafas com os rótulos virados para a frente. Parece bobo, mas essa simples mudança economizará muito do seu tempo.

7 Prateleiras profundas
Se as prateleiras da sua despensa são bem profundas, deixe os itens menos utilizados ou os que você possui em mais de uma unidade mais ao fundo.



01-erros-de-organizacao-que-cometemos-em-casa
Imagem: Minha Casa 

Os potes não precisam ser padronizados. Aproveite embalagens de produtos industrializados dando preferência àqueles com tampa de plástico, que não oferecem o risco de oxidar quando em contato com os alimentos. Uma etiqueta pode ser feita com fita adesiva ou papel contact identificando o produto e o mais importante: a data de validade.

Imagem: Minha Casa 


Quando o assunto é reutilizar objetos já mostrei aqui no blog várias ideias como estas que destaco abaixo: simples porta revistas podem auxiliar na otimização do espaço dos armários aproveitando a altura das prateleiras organizando garrafas ou latas por exemplo.

Imagem: BHG


Imagem: PB e Jstories


Panelas de cozimento a vapor em bambu podem organizar cebolas e alhos, garantindo a ventilação necessária, uma vez que estas verduras duram mais fora da geladeira.

Imagem: Casa e Jardim


Outra dica que não é para o armário, mas de conservação de ervas na geladeira: para garantir temperos frescos por mais tempo: 01) Lave-os e deixe tudo cortadinho; 02) Ponha num potinho e cubra com papel toalha; 03) Guarde-os de cabeça para baixo na geladeira. Só se lembre de trocar o papel caso eles fiquem muito molhados. (Fonte: Imovelweb)

A imagem pode conter: planta e comida
Imagem: Imovelweb


Um dos maiores curingas de organização que uma cozinha pode ter: Uma bandeja porta-temperos. Tenho a minha há anos e se baseia em uma ideia muito simples: ter sempre à mão, próxima ao fogão, uma bandeja onde se possa concentrar todo o necessário na hora de cozinhar: sal, óleos, temperos, tábuas, ervas... tudo aquilo que a gente precisa ter sempre fácil de encontrar. E acho lindo!

Tábuas, facas, ralador... Tem espaço até para um vasinho com ervas na caixa de vinho feita de madeira. Tábuas e saleiro e pimenteiro azuis Utilplast, ralador e moedor M. Dragonetti, pano de copa Tok & Stok (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Imagem: Casa e Jardim


O que dizer das garrafas de suco? Aqui em casa tínhamos parado de consumir este produto devido ao grande volume de lixo gerado (especialmente em regiões em que a reciclagem de vidro não está disponível). No entanto, estas garrafas possuem uma boca larga, perfeita para organizar líquidos e cereais. O princípio é o mesmo: Uma etiqueta para identificar e pronto! Tem a vantagem do formato alto e estreito, garantindo maior aproveitamento do espaço do armário.

Imagem: Coisas de Diva


Imagem: Coisas de Diva


Imagem: Iubiqui


Imagem: Dream e Afins


Da mesma forma outros tipos de embalagens em vidro ou plástico, de produtos como azeitona, palmito e outras conservas podem ser reutilizadas. O papel contact ou tinta preta pode funcionar como base para giz comum ou caneta de giz líquido. A vantagem desta solução é que o rótulo pode ser reescrito quantas vezes forem necessárias após uma simples limpeza com pano úmido.

Imagem: Coisas de Diva


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Feedly


Imagem: Casa Cláudia


Depois de organizada sua despensa vai ficar digna de foto!!

Imagem: Casa Claudia


Meu Cantinho: despensa dos sonhos
Imagem: Organize sem Frescuras!


Grande abraço a todos e inspire-se!

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Presentes feitos a mão que são puro carinho

Este ano consegui um grande feito: Nenhum presente de natal comprado em shopping!! O clima de fim de ano é muito mais que o consumo desenfreado com o qual estávamos acostumados. Tem muito mais a ver com confraternizar e demonstrar carinho pelas pessoas que fazem parte de nossas vidas. Eu sempre digo isso e adoro mostrar novas formas de presentear sem gastar muito e com coisas que tenham real significado para cada pessoa. As ideias valem para o ano todo.

Por exemplo: Tem uma amigo(a) querido(a) que adora cozinhar? O que pode ser melhor que kits fofos com utensílios baratinhos como pano de prato, uma forma de bolo estilosa, temperos... para embrulhar basta um celofane transparente e uma dica legal é usar um secador de cabelos para que ele fique bem ajustado ao volume.

Imagem: Exame

Ou tudo bem embaladinho em um pote de vidro.

 Imagem: Exame


Que tal um kit prontinho para fazer um jantar especial? Neste exemplo além da massa e do molho reutilizando potes de vidro, o kit conta com colher de pau, um escorredor charmoso e panos de prato.

Presentes em potes de vidro, vidros de palmito ou de compotas
Imagem: BHG 



Outra ideia legal: Um spa no pote com cortador de unha, hidratante, esfoliante, pinça, lixa de unhas, tudo feito a mão em um pote de vidro reaproveitado. 

Imagem: Exame

Um kit manicure com esmaltes de cores legais, lixas de unha, alicate, algodão, adesivos...

Imagem relacionada
Imagem: Exame


Marcadores de páginas em pompoms e tasséis de lã ou couro são fáceis de fazer e são muito úteis.

Estes são tão rápidos de fazer que você pode fazer vários antes de se passarem 60 minutos. Você acha isso para comprar em lojas de cortinas e tecidos.
Imagem: Buzzfeed


O tassel de lã se faz assim, fácil, fácil:

Vassourinhas de fio de lã                                                                                                                                                                                 Mais
Imagem: Martha Stewart


Para facilitar, um passo a passo de tassel de couro bem explicadinho: AQUI

How to make - these cute interchangeable leather tassel bookmarks. I show you how with a easy step by step tutorial. It makes a great gift although it's almost too cute to give away » [es.kaa.] makes

tassel bookmark 4
Imagem: Es.Kaa Makes


Uma erva plantada em um vasinho personalizado também é uma ótima ideia de presente.

Imagem: BHG


Vasinhos de suculentas então... rendem muitas opções e são fáceis de conservar.

Cantinho verde - ideias para ter plantas dentro de casa!                                                                                                                                                     Mais
Imagem: Jeito de Casa

Decore a cozinha com suculentas em xícaras! | Vídeos e Receitas de Sobremesas
Imagem: Dani Noce

5 dicas para presentear com suculentas
Imagem: Hip a Holic


Este vasinho foi feito com lata e prendedores de roupas
Vasinho de lata e pregador de roupas
Imagem: Mari Manicreative

Blog dedicato all'arte del creare manualmente. La manualità e l'artigianato s'incontrano per dare vita a composizioni uniche ed introvabili.
Imagem: La Favola Incantata


E se quiser facilitar ainda mais.... use conchas!

Use conchas
Imagem: Mural do Artesanato

Da cozinha saem lindos cachepots e vasos de panelas, chaleiras e travessas antigas e até mesmo conchas de sopa podem ser super charmosas em algum cantinho de destaque em sua casa.
Imagem: Pinterest

E não poderia deixar de falar das canecas, clássicos fáceis de fazer e que proporciona infinitas possibilidades de personalização. Tem passo a passo completinho AQUI.

Imagem: A Beautiful Mess


Feliz 2018 a todos!!

VAI COM FÉ
Imagem: Urban Arts