blog de decoração - Arquitrecos: Dicas para uma despensa organizada .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Dicas para uma despensa organizada

Ter os armários da cozinha organizados, considerando a quantidade de embalagens e da recente necessidade de adquirir produtos em maior quantidade visando economia, tem se tornado um grande desafio. A ideia deste post é dar opções viáveis (e opções cinematográficas também, porque são lindas!) para que possamos ter armários organizados, sem gastar muito (na maior parte dos exemplos) e garantindo o armazenamento seguro dos alimentos.

Pra começar um cenário ideal: Potes transparentes, com fechamento hermético e cestos organizadores para as miudezas. Este tipo de organização requer um grande investimento, mas pode se tornar viável se for algo feito aos poucos e após um bom garimpo pelas lojas do ramo.

Dicas de organização
Imagem: Perfeita Ordem


Despensa dos sonhos: Caixas de madeira ou vime ajudam a organizar itens avulsos como toalhas, panos de prato, vidros para reciclar ou alimentos em embalagens plásticas que não seja possível empilhar. No mais, as boas e velhas embalagens de vidro com todo o conteúdo visível.

Imagem: BHG

Vale destacar que vale até os potinhos de mantimentos retangulares (daqueles que a gente sempre tem em casa) para guardar os produtos que já tiveram a embalagem aberta.

Imagem: Buzzfeed


Imagem: Casa e Jardim


Despensa (Foto: Stock Photos)
Imagem: Casa e Jardim

Dando um salto para a realidade, uma boa maneira de começar a organização é estabelecer um método como o exemplo destas dicas do site Casa e Jardim, baseadas no Livro Simple Steps to Organizing Everything, Donna Smallin:

1 Primeiro passo
Tire os alimentos das prateleiras e jogue fora tudo que está vencido. Caso encontre alguma comida estragada ou com bichinhos, limpe a área com uma mistura de água e vinagre.

2 Divida em categorias
Separe as prateleiras da despensa em categorias de alimentos, como grãos, temperos, itens para café da manhã, óleos e ingredientes de confeitaria. Faça a divisão de acordo com suas necessidades. Depois de um tempo, você não precisará nem pensar qual é o lugar de cada coisa. Se quiser, coloque etiquetas para indicar o que vai em cada prateleira, para que as outras pessoas sigam a sua organização.

3 Enlatados e industrializados
As comidas em lata e em pacotes devem ser guardadas em área fresca. Nunca as coloque em armários próximos ao forno ou em prateleiras perto do teto.

4 Potes transparentes
Depois de abertos, guarde alimentos como biscoitos, batatinha frita, arroz e feijão em caixinhas de plástico transparente, para conseguir ver o que está no recipiente. Não se esqueça de anotar a data de validade no pote.

5 Novo no fundo
Sempre que comprar produtos novos, coloque-os no fundo, deixando os mais antigos na frente, facilitando o acesso.

6 Rótulos
Deixe as latas e garrafas com os rótulos virados para a frente. Parece bobo, mas essa simples mudança economizará muito do seu tempo.

7 Prateleiras profundas
Se as prateleiras da sua despensa são bem profundas, deixe os itens menos utilizados ou os que você possui em mais de uma unidade mais ao fundo.



01-erros-de-organizacao-que-cometemos-em-casa
Imagem: Minha Casa 

Os potes não precisam ser padronizados. Aproveite embalagens de produtos industrializados dando preferência àqueles com tampa de plástico, que não oferecem o risco de oxidar quando em contato com os alimentos. Uma etiqueta pode ser feita com fita adesiva ou papel contact identificando o produto e o mais importante: a data de validade.

Imagem: Minha Casa 


Quando o assunto é reutilizar objetos já mostrei aqui no blog várias ideias como estas que destaco abaixo: simples porta revistas podem auxiliar na otimização do espaço dos armários aproveitando a altura das prateleiras organizando garrafas ou latas por exemplo.

Imagem: BHG


Imagem: PB e Jstories


Panelas de cozimento a vapor em bambu podem organizar cebolas e alhos, garantindo a ventilação necessária, uma vez que estas verduras duram mais fora da geladeira.

Imagem: Casa e Jardim


Outra dica que não é para o armário, mas de conservação de ervas na geladeira: para garantir temperos frescos por mais tempo: 01) Lave-os e deixe tudo cortadinho; 02) Ponha num potinho e cubra com papel toalha; 03) Guarde-os de cabeça para baixo na geladeira. Só se lembre de trocar o papel caso eles fiquem muito molhados. (Fonte: Imovelweb)

A imagem pode conter: planta e comida
Imagem: Imovelweb


Um dos maiores curingas de organização que uma cozinha pode ter: Uma bandeja porta-temperos. Tenho a minha há anos e se baseia em uma ideia muito simples: ter sempre à mão, próxima ao fogão, uma bandeja onde se possa concentrar todo o necessário na hora de cozinhar: sal, óleos, temperos, tábuas, ervas... tudo aquilo que a gente precisa ter sempre fácil de encontrar. E acho lindo!

Tábuas, facas, ralador... Tem espaço até para um vasinho com ervas na caixa de vinho feita de madeira. Tábuas e saleiro e pimenteiro azuis Utilplast, ralador e moedor M. Dragonetti, pano de copa Tok & Stok (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Imagem: Casa e Jardim


O que dizer das garrafas de suco? Aqui em casa tínhamos parado de consumir este produto devido ao grande volume de lixo gerado (especialmente em regiões em que a reciclagem de vidro não está disponível). No entanto, estas garrafas possuem uma boca larga, perfeita para organizar líquidos e cereais. O princípio é o mesmo: Uma etiqueta para identificar e pronto! Tem a vantagem do formato alto e estreito, garantindo maior aproveitamento do espaço do armário.

Imagem: Coisas de Diva


Imagem: Coisas de Diva


Imagem: Iubiqui


Imagem: Dream e Afins


Da mesma forma outros tipos de embalagens em vidro ou plástico, de produtos como azeitona, palmito e outras conservas podem ser reutilizadas. O papel contact ou tinta preta pode funcionar como base para giz comum ou caneta de giz líquido. A vantagem desta solução é que o rótulo pode ser reescrito quantas vezes forem necessárias após uma simples limpeza com pano úmido.

Imagem: Coisas de Diva


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Feedly


Imagem: Casa Cláudia


Depois de organizada sua despensa vai ficar digna de foto!!

Imagem: Casa Claudia


Meu Cantinho: despensa dos sonhos
Imagem: Organize sem Frescuras!


Grande abraço a todos e inspire-se!

16 comentários:

  1. Fico sempre encantada com fotos e dicas para arrumação de despensas. É uma luta minha muito repetida a organização da despensa. E como gosto muito de frascos, potes, garrafinhas, etc., ando sempre a ver o que fica melhor, mais bonito ou o que resulta melhor. Essa ideia das garrafinhas de sucos ainda não tinha pensado, mas em alguns casos dever ser muito eficaz, pois os frascos por vezes devido à sua largura são difíceis de manusear. Ando a tentar ter na despensa os frascos todos iguais, mas ainda não consegui. Gosto muito de muitos e de vez em quando arranjo um diferente que vi e gostei e lá se vai a uniformidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Potes todos iguaizinhos deixam a despensa linda, mas reconheço que deve ser difícil manter... se forem todos transparentes já está valendo!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Idéias ótimas.
    Pode-se variar e não ficar na mesmice
    da arrumação convencional.
    Vale a pena arranjar tempo para tal.
    .

    ResponderExcluir
  3. Gostei das idéias agora preciso de espaço.

    ResponderExcluir
  4. Gostei dàs idéias agora preciso de espaços.

    ResponderExcluir
  5. Gostei das idéias agora preciso de espaço.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das idéias agora preciso de espaço.

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas de organização das despensas, prateleiras e como colocar tudo adequadamente.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Tudo lindo e organizado!
    Já utilizo as garrafas pets de água para conservar os grãos. Costume de família do interior q utilizavam garrafas p conservar a produção dos grãos longe de insetos e larvas. Sempre reutilizo os frascos de conservas, mas não tinha pensado nas garrafas de suco, algumas são lindas.

    ResponderExcluir
  9. Meu sonho de consumo, colocar a validade da embalagem original no fundo do pote ajuda manter tudo seguro. Vou padronizar os potes! Lindas inspirações!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei encantada e agora muito mais motivada para organizar minha pequena cozinha sem espaço !!! Vou comprar mais sucos em garrafa, amei a ideia de reutilizar esse tipo de garrafa para organização.

    ResponderExcluir
  11. Feliz. Eu estou feliz, porque após um longo período de tempo eu me tornei uma pessoa desorganizada.

    ResponderExcluir
  12. Meu Bom Deus. Obrigada por ter encontrado essa pessoa maravilhosa que me ajudou a voltar a ser uma pessoa organizada em tudo.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas parabens!! Pode ajudar a organizar panelas e tupperwer!! Socorro!

    ResponderExcluir
  14. Onde comprar esses potes organizadores?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo21/2/23

    Tudo perfeito! Me diz por favor onde comprar os potes herméticos e as cestinhas. Obrigada

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!