blog de decoração - Arquitrecos: Pied de Poule e Pied de Coq .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Pied de Poule e Pied de Coq

Impossível deixar de dizer que uma de minhas estampas preferidas (no topo da lista!) é o xadrez. O fato desta estampa ter tantas variações tão diferentes entre si é um bônus que permite ainda diversas composições em diferentes cores e dimensões. Meu xadrez preferido é o pied de poule, que tenho na maior parede da minha sala em uma versão prata/branco e sempre fiquei curiosa sobre uma estampa idêntica ao pied de poule (que significa "pé de galinha") em dimensão maior e descobri que ela tem um nome diferente: pied de coq ("pé de galo"). 

Imagem: Decor Salteado

Como é uma estampa de desenho bem marcante (especialmente se as cores forem muito contrastantes como o preto e branco) resolvi fazer uma coletânea de ideias nas duas variações da estampa para demonstrar que, quando utilizada com uma boa dose de bom senso, pode transitar por todos os ambientes da casa (nas roupas também, adoro!!). Para começar a versão graúda, o PIED DE COQ:

Imagem: Casa Claudia


Uma dica para não enjoar rápido da estampa é usar nos elementos complementares como tapetes, almofadas e tecidos dos estofados de menor volume no ambiente. 

Imagem: Decor Salteado


Imagem: Coté Maison


Imagem: Detalhes Mágicos


Para suavizar o efeito da estampa em superfícies maiores como pisos e paredes é usar uma cor clara para contrastar de leve com o branco. Fica um luxo!

Imagem: Detalhes Mágicos


Imagem: Fashionismo

E como em decoração nem tudo se aplica à rigidez das regras, se a intenção é criar uma parede realmente de destaque assuma a estampa e aplique a versão preto&branco na parede inteira ou em áreas e elementos que se queira destacar.

Imagem: Detalhes Mágicos


Imagem: Home Adore


Imagem: Pinterest


Imagem: Elements of Style


No que diz respeito ao PIED DE POULE vale o mesmo com relação ao uso da estampa, no entanto, por ser uma estampa menor permite um uso mais diverso, principalmente no mobiliário e pode ser aplicada até em fachadas resultando em uma composição equilibrada.

Imagem: Kika Reichert


Imagem: Casa Vogue


Imagem: Clovis Junior Interiores


Assim como no pied de coq o uso de cores com menos contraste garante mais suavidade ao conjunto.

Imagem: Casa de Valentina


Escolher paredes de destaque garantem um efeito interessante sem pesar visualmente ou interferir demais no espaço. Observem nesta composição com outro xadrez vermelho/branco e o uso da cor lisa no tecido do sofá. Apesar de ser uma estampa marcante, o fato de tem como base principal o preto e branco resulta em uma base neutra, fácil de coordenar.

Imagem: Decor Salteado


Imagem: Casa Cláudia


Imagem: Sarah Kaye


Em pequenos móveis ou tecidos de estofados e acessórios o resultado é uma verdadeira festa!

Imagem: Casa de Valentina


Imagem: Detalhes Mágicos


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Instagram


Imagem: Casa Mance


Imagem: Detalhes Mágicos


Imagem: Dena Interiores


Imagem: Over Thinking


Imagem: Casa de Valentina

A mistura está liberada!!

Imagem: Westwing


Abaixo um pouquinho de xadrez na minha casa (quem acompanha o Instagram do blog está sempre por dentro das novidades que sempre apronto por aí). Para começar o papel de parede pied de poule na sala, minha toalha de mesa preferida e uma última invenção: Uma cortina para a sala!








PS: Existe mais um motivo para o destaque a esta estampa, mas isso é assunto para outro post!

Grande abraço a todos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora me contem o que acharam do post!!