.post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Iluminação portátil e descomplicada: a vez dos abajures e luminárias.

Que a iluminação tem relação direta no efeito da arquitetura e da decoração de interiores, isso já não é novidade para ninguém... aqueles tempos em que um ponto único centralizado no ambiente era suficiente já é coisa do passado. Isso porque a iluminação e os diversos "cenários" que ela proporciona, já são parte da nossa rotina e contribuem tanto na funcionalidade quanto no conforto de nossa casa. Afinal não é todo dia que queremos o ambiente inteiro aceso, de vez em quando nos basta uma luz indireta, uma luz para leitura, valorizar um ambiente específico... 

E para possibilitar esta versatilidade da iluminação programável sem necessidade de obra, nada melhor que usar abajures ou luminárias de piso que demandam nada mais que simples tomadas para sua instalação. 


As luminárias de piso, que são chamadas ainda de luminárias de chão ou colunas, são as minhas preferidas. Isso porque têm um formato que considero escultural, funcionam muito bem para delimitar ambientes e tem uma altura estratégica para serem instaladas em pequenos espaços, como por exemplo um sofá ao lado de uma bancada de trabalho. Proporcionam uma posição atrás e no alto da cabeça de quem está no sofá e uma altura ideal sobre a bancada de trabalho sem ofuscar a visão.

Entre as luminárias de piso temos as de desenho moderno e simples que complementam a decoração em qualquer estilo como o modelo abajur de pé Sirius com estrutura em alumínio e altura de 178cm.






Luminárias em polipropileno como o modelo Lótus são muito esculturais (têm um ótimo preço!)  e um efeito muito bonito quando acesas, proporcionados pela característica leitosa do material que é super lavável. Valorizam o mais simples dos espaços instantaneamente!






Luminárias em arco com base de mármore são perfeitas para proporcionar iluminação de efeito, principalmente quando o foco deve ser central a uma altura média como uma mesa de jantar, um espaço de estar ou um ambiente de leitura.




Luminária Phoenix




Os abajures (ou luminárias de mesa) são uma solução mais simples, mas igualmente eficiente. São bem mais usadas que as luminárias de piso porque têm menor volume e a grande variedade de modelos fez com que deixassem de ser lembradas como uma mera luz de cabeceira, sendo itens indispensáveis em qualquer decoração.

E claro, eu não poderia deixar de começar com o modelo de Abajur Sirius, que assim como o modelo de piso, é como um pretinho básico que não pode faltar, se adapta e complementa com muito charme qualquer decoração, em qualquer estilo.




Luminária de Mesa Sirius Preta 


Os modelos divertidos em cores e materiais alternativos são ideais para personalizar projetos modernos  com muito estilo. Este modelo de abajur por exemplo é feito em madeira e usa lâmpada fluorescente.







Este próximo modelo me deixou fascinada tanto pelo design arrojado quanto pela economia de energia. Olhando assim de frente a gente não entende muito bem o efeito, mas quando olha em outro ângulo... UAU!! Uma luz indireta e cheia de efeito. É fabricada em madeira e as lâmpadas são em LED (amarela ou branca e já inclusas). Funcional e decorativa.

Abajur OZ





Grande abraço a todos!!





6 comentários:

  1. Amo luminárias de piso e abajures dos mais variados tipos. Por mim, minha casa era cheia deles ;)
    Beijos,
    Marina.
    www.ambientareconstruir.com.br

    ResponderExcluir
  2. Carla, há tempos te devo uma visita no Arquitrecos. Tanta coisa acontecendo aqui por essas bandas... Sempre bom vir aqui e encontrar seus posts bem organizados com dicas importantes de interiores. Me diz como você arruma tempo pra produzir esses posts! :) Uma amiga americana que escreve um blog que sigo há anos disse que o segredo dela é dormir pouco e tomar muito café (!). Obrigado sempre pela presença! Te espero aqui em NY pra gente bater perna! Grande abraço!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Um melhor que o outro!! Muito bom!

    http://allurebrasil.com/

    ResponderExcluir
  4. Não vivo sem um abajur, Carlita. Amo a claridade difusa que proporcionam ao ambiente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/12/14

    Sou apaixonada por Lustres e Luminárias. Achei um mais lindo que o outro!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo31/5/16

    Muito legal as dicas...

    plafon led
    fita led

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!