blog de decoração - Arquitrecos: Escadas para pequenos espaços e todos os gostos! .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Escadas para pequenos espaços e todos os gostos!

Escadas em residências são na maioria das vezes parte integrante da arquitetura original do imóvel e compatíveis com o espaço disponível. Quando é necessária alguma alteração de projeto decorrente de acréscimo de pavimento, o espaço ideal para a construção de uma escada ergonomicamente adequada nem sempre é possível. O grande desafio do arquiteto nestes casos é projetar uma escada que proporcione segurança e conforto a seus usuários, sem deixar de lado o aspecto estético. Apesar de parecer algo muito complicado, por incrível que pareça são muitas as alternativas disponíveis. IMPORTANTE: Escadas com esta inclinação devem ser guarnecidas por corrimão!! 

ESCADA RETA

A maneira mais simples de executar uma escada é criar uma linha única de degraus, o que é muito utilizado em residências de lote estreito para economizar espaço da largura do imóvel. Uma problema desta alternativa é que, quando utilizado o cálculo de escadas dentro das normas técnicas de construção, resulta em uma escada que ocupa muito comprimento. Uma alternativa muito usada em mezaninos em que o trânsito de pessoas não seja intenso como quartos ou áreas de lazer, é o uso da escada reta com altura de degraus maior que a largura do piso. Não é uma escada confortável por ser muito inclinada, mas resolve o problema de espaço. 

Escada reta em concreto

Imagem: Design In Nova


Escada reta em madeira 
(neste caso quase uma escada marinheiro de tão inclinada)

Imagem: Inspire Decor


Escada reta em chapa metálica
Para mim um projeto perfeito. Uma escada de linhas leves e integrada à arquitetura do espaço. O aproveitamento da modulação dos degraus como patamar é um show de criatividade. 

Imagem: Decoratrix




Escada em U sem patamar (em leque)
Uma escada neste formato ocupa neste projeto um espaço aproximado de 1,20x1,60 m no piso.

Imagem: Pinterest


Escada em U com patamar
Um dos tipos mais usados de escada, neste caso com degraus mais altos (inclusive um no patamar) para ocupar menos espaço em planta baixa. Uma parte do patamar ainda foi aproveitado como armário.

Imagem: Atemporal Decor


Escada Caracol


O diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 metro e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 metro. Esse diâmetro de escada normalmente é instalado em um local de acesso esporádico, por onde não existe a necessidade de transportar volumes. Com mais espaço disponível e a necessidade de ter um acesso melhor ao pavimento superior, o diâmetro do caracol pode e deve ser aumentado. (Via: Só Escadas).

A imagem abaixo é de uma variação de escada caracol, pois observem que o eixo é inclinado e a abertura na laje retangular. O espaço ocupado é de apenas 80 x 120cm aproximadamente!!

Imagem: Pinterest 


Escada Santos Dumont 

A história desta escada é muito interessante, e mais interessantes ainda as suas inúmeras variações. O benefício desta escada é que ela permite uma maior inclinação com conforto, pois cada degrau tem uma aba para o pé e uma reentrância para a subida do degrau seguinte. Ela tem este nome porque é criação de Santos Dumont, que tem duas destas escadas em sua casa de Petrópolis. Achavam inclusive que se tratava de uma superstição porque a escada da casa limitava o primeiro passo com o pé direito, mas a existência de outra escada com o primeiro passo com o esquerdo no interior da casa fez com que esta teoria não tivesse fundamento. A escada original tem degraus em forma de raquete.

A original




A escada tipo Santos Dumont é basicamente uma escada reta de inclinação acentuada. Para melhorar a ergonomia do usuário os degraus são recortados ora à direita, ora à esquerda. Assim, apesar da inclinação, o movimento para acessar o degrau subseqüente é facilitado pela reentrância do degrau anterior. (Via: Só Escadas).

Imagem: Senhora Inspiração


Esse tipo de escada é particularmente útil em locais onde o trânsito de pessoas é pequeno ou, ainda, onde o espaço é muito restrito. Como o objetivo primeiro desse modelo é economizar espaço, a escada tipo Santos Dumont é geralmente concebida estreita, com largura nunca superior a 75 centímetros. Larguras entre 60 e 70 centímetros são mais comuns. (Via: Só Escadas).

Na foto abaixo podemos ver com clareza o pequeno espaço que a escada ocupa no piso.

Imagem: Simplesmente


Escada Santos Dumont - Versões em caixas de madeira (degraus alternados). Além dos degraus ocuparem pouco espaço, o seu formato em caixa permitiu o uso como estante. Para maior segurança além do corrimão de um dos lados foi instalada rede de proteção.

Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Escada Santos Dumont - Versão em concreto 
Nesta escada é possível ver com clareza o princípio da escada: cada degrau equivale a dois, reduzindo pela metade o espaço ocupado pela escada.

Imagem: Minha Casa


Escada Santos Dumont - Versão em chapa metálica


Imagem: Pinterest


Escada Santos Dumont - Versão com degraus em diagonal 

Imagem: Apartment Therapy

Vocês também ficaram com a impressão que falta de espaço para escada não é problema???

Grande abraço a todos!!!


45 comentários:

  1. Oi Carla,
    Não sabia que existiam tantos tipos de escadas. Eu sempre achei que a escada de S.D. era devido a superstição, não sabia que era uma afirmação falsa.
    Bjs e um ótimo final de semana para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo24/5/22

      e q a ultima a foto foi tirada de cima kkk

      Excluir
  2. QUntas escadas diferentes!! MOro em Petrópolis e é atração a escada da casa de Santos Dumond! É divertimento garantido para as crianças hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindas e super criativas.
    Só a última que eu achei que não iria dar muito certo.

    Beijos
    Meu Cantinho Decorado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ultima, na verdade é a mesma que a penultima, só que vista de cima rsrs

      Excluir
  4. Nossa!! Já faz um tempinho q eu acompanho o blog Arquitrecos com essas dicas maravilhosas de decoração. Mas essa postagem, na minha opinião foi umas das melhores que eu já vi!! (Comparada também com outros blogs). Faz um tempo q eu venho procurando ideias criativas e alternativas para escadas, e esse modelo "Santos Dumont" simplesmente abriu meus horizontes!! :-D (Sério, nunca tinha visto falar sobre essa alternativa)!! Eu tbm tenho um blog de decoração e D.I.Y (ateliedefinotrato.blogspot.com) e quero um dia chegar a qualidade do seu!! Desejo muito sucesso pra vc e q o blog continue assim, com essas postagens inspiradoras!! Um Beijo e um Queijo pra ti!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi mesmo Jheriston. tirou minha dúvida, irei construir assim..

      Blog excelente, v4ou recomendar a uns amigos

      Excluir
    2. Muito obrigada!!!!!! Comentários assim me motivam a seguir adiante!

      Excluir
  5. Escadas muito originais Parabéns!
    Bom domingo.
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, suas idéias de decoração são realmente ótimas! Vou tentar reproduzir em casa J Encontrei este site http://www.festcupom.com.br/ onde você pode comprar objetos de decoração com descontos on-line. Tento achar ideias simpáticas para o meu novo apartamento!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla, adoramos os exemplos das escadas que você postou, principalmente as 5 primeiras!
    Deixamos o link do Antes e Depois que publicamos no nosso Blog para a cabeceira de uma cama. Esperamos que você goste e compartilhe:
    http://casa-atelier.com/antes-e-depois-de-cabeceira-de-cama/

    Um beijo, Michelle & Melissa

    ResponderExcluir
  8. Anônimo26/9/14

    Este é um dos melhores blog de arquitetura que já vi até o momento, grandes idéias e conceitos em um único lugar.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do blog estas escadas são demais esta de madeira então, dicas muito boas eu tenho um blog de decoração vejam também tem muitas dicas legais

    ResponderExcluir
  10. Anônimo16/1/15

    Queria saber quantos degraus faço uma escada onde o pé direito mede 3,10m e o comprimento 2,90m, largura 0,90m. Por favor quanto medirá o piso e o espelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Para este pé direito 17 é a quantidade de degraus ideal, para uma altura de espelho de 18,23cm. O problema é o comprimento de sua escada, pois o ideal seria 4,25m para degraus com piso de 25cm.

      Grande abraço!

      Excluir
  11. Boa tarde. amei,as idéias são ótimas. acredite vou usar em cada uma delas.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde carla, adorei o post e me interessei muito sobre a escada caracol adaptada, vermelha ou branca. Onde consigo acha-la? Mando fazer ou encontro pronta? Alguma empresa para indicar? Moro em barueri e estou mudando para santana de parnaiba em são paulo.
    Desde já agradeço
    Att
    Sheila

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Carla, adorei o post e me interessei bastante pela escada caracol adaptada, vermelha ou branca. Onde consigo compra-la? Encontro pronta? Mando fazer, sabe e dizer as medidas? Alguma empresa para indicar? Moro em Barueri São Paulo.
    Desde ja agradeço
    Att
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, bom dia!!
      A empresa Só EScadas faz escadas sob encomenda, mande a goto e eles te fazem um orçamento. Ela fica em São Paulo. O link:
      http://www.soescadas.com.br/caracol_fotos.htm

      Grande abraço!!

      Excluir
  14. Ola, boa tarde. Preciso projetar uma escada Santos Dumont e encontro uma certa dificuldade .. preciso vencer um vão de 2,50m e tenho no chão livre 2,10m. Qual a melhor altura de espelho e medida de piso, nesse caso? Qual a sua opinião

    ResponderExcluir
  15. Ola, boa tarde. Preciso projetar uma escada Santos Dumont e encontro uma certa dificuldade .. preciso vencer um vão de 2,50m e tenho no chão livre 2,10m. Qual a melhor altura de espelho e medida de piso, nesse caso? Qual a sua opinião

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/6/15

    Ola, boa tarde. Preciso projetar uma escada Santos Dumont e encontro uma certa dificuldade .. preciso vencer um vão de 2,70m e tenho no chão livre 2,25m. Qual a melhor altura de espelho e medida de piso, nesse caso? Qual a sua opinião.....preciso saber com urgência....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Para uma escada convencional na altura de 2,70m seriam necessários 15 degraus de 18cm de altura, que é a altura mais confortável. O piso ideal seria de pelo menos 25cm, mas como você só tem 2,25m na projeção sua escada Santos Dumont terá 16 degraus alternados com altura de 16.87cm. Quanto ao espelho basta você distribuir estes 16 degraus em projeção no modelo de Santos Dumont que preferir, a profundidade pode ser de até 28cm, pois os pisos serão alternados dois a dois.

      Excluir
  17. Ola, preciso fazer uma escada em uma parede de 2,05cm com pe direito de 2,10 cm. Pensei no modelo Santos Dumont, como faço este cálculo? Grata, Nirvani.

    ResponderExcluir

  18. quero fazer a escada santos dumont (precisamente a da imagem: senhora inspiração) e, se possível for, gostaria de saber sobre os cálculos dessa estrutura de aço que apoia os degraus de madeira. tenho um pé direito de 2,80 e 3,00 de comprimento para sua inclinaçao. qtos degraus teria e qual sua altura? Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Talita Santana12/11/15

    Os modelos de escadas estão bonitos. Mas a altura dos espelhos e larguras dos degraus visivelmente não atendem as normas e com certeza essas escadas não são funcionais.

    ResponderExcluir
  20. Luzia11/1/16

    Boa tarde. Como posso conseguir o contato da empresa que fabrica a escada branca reta concreto. Moro no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  21. Luzia11/1/16

    Solicito contato do fabricante da escada reta branca em concreto.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo4/9/16

    Olá Carla,parabéns e longa vida ao Blog!Para usar a escada SD ou marinheiro na primeira vez, a pessoa tem que ser ensinada a subir:direita/esquerda e para descer:esquerda/direita,senão,poderá tropeçar.A minha apesar de espaçosa (1,10 de
    largura)levava alguns aos tropeços e tombos.Agora,além de original é bonita e prática.Quem a tem ou terá desejo:boas subidas e descidas.

    ResponderExcluir
  23. Olá Carla!!! Qual a dimensão mínima de um vão para uma escada santos dumont?? Hoje tenho um vão de 0,60x0,60 / altura de 3,10 e largura 1,50 entre paredes?

    ResponderExcluir
  24. Obrigada por dar tão boas idéias! Muito bom o post, as informações muito úteis

    ResponderExcluir
  25. como seria o calculo dessa escada que é mais inclinada do que as da norma?

    ResponderExcluir
  26. Anônimo5/4/17

    Peço desculpas pelo comentario que irei postar, mas tenho certeza que compreende os dois pontos de vista, ou seja, o negativo e o positivo, e minha critica é um tanto que severa, visto que achei de extremo mal gosto estas escadas, são muito grosseiras, não gostei...

    Peço realmente que entenda, é meu ponto de vista, não quero arrumar confusão com ninguem rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas!!! Este tipo de escada como disse no início do post são um recurso para aquelas situações em que não esteja disponível o espaço ideal para a construção de uma escada ergonomicamente adequada, o que nem sempre resulta em um efeito bonito realmente. Além de não cumprir as normas como mencionei também. É um recurso usado para resolver o problema sem fazer muitos estragos. Grande abraço!!

      Excluir
  27. Anônimo20/7/17

    Gostei...Vou fazer a última escada para minha sogra.

    ResponderExcluir
  28. Oi gostaria de saber se posso fazer na minha sala uma escada comum .tenho uma abertura na laje de1.00 x1.60 tenho a escada caracol mais não gosto tem como faze uma nesse espasmo há a altura e 2.90

    ResponderExcluir
  29. Boa noite! Algum arquiteto ou arquiteta de plantão?? Sou estudante de arquitetura e alguem poderia mi ajudar?? Estou com duvida na planta baixa da escada Santos Dumont,de como ficaria. Se alguem poder mi ajudar... Obrigado!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite! Algum arquiteto ou arquiteta de plantão?? Sou estudante de arquitetura e alguem poderia mi ajudar?? Estou com duvida na planta baixa da escada Santos Dumont,de como ficaria. Se alguem poder mi ajudar... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora para responder! O link abaixo vai te ajudar.
      https://www.pinterest.pt/pin/504473595744376115/
      Grande abraço!

      Excluir
  31. Olá, tenho uma escada muito íngreme de alvenaria, e os degrais medem 25 cm cada. Não cabe um pé. Gostaria de modifica-la, mas não sei como. Pois descendo logo tem a porta da ruaq abre p dentro. Pode me dar uma sugestão? Obrigada. Rose

    ResponderExcluir
  32. Estou projetando um loft que tem altura máxima de 3.90. Queria saber qual inclinação melhor e qual a melhor escada para ser projetada e custoxbenefico também. A altura da parte debaixo e superior cada uma com 1.90m.

    ResponderExcluir
  33. Idéias maravilhosas, mais a original sem dúvida é o melhor modelo, algumas variações me deixariam inseguro ao usá-las

    ResponderExcluir
  34. Vc poderia nos enviar um modelo de escada em madeira interna.
    2.90 altura por 2.30 larg

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de obter seu contato para fazer um projeto para mim.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo4/8/23

    um absurdo, escadas completamente perigosas!!!

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!