blog de decoração - Arquitrecos: Livros por toda a casa (toda a casa mesmo!) .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Livros por toda a casa (toda a casa mesmo!)

Eu acho muito legal que na decoração dos últimos anos os livros, que andavam escondidos nos armários, voltem a compor visualmente os espaços da casa... Todos os espaços! Gosto do colorido e da sensação de aconchego que eles proporcionam. O complemento perfeito para uma bela estante recheada de livros? Uma poltrona ou qualquer outro tipo de assento confortável para literalmente mergulhar no prazer da leitura. Ideias prometo que não vão faltar!

Imagem: Casa de Valentina


Imagem: Casa de Valentina


Imagem: Decordemon


Imagem: BHG


Imagem: Casa Casada

 Livros na sala de jantar criam um espaço multifuncional, que no dia a dia pode ser usado como escritório. Uma excelente maneira de aproveitar ao máximo todo o espaço disponível.

 Imagem: Forma Plural


 Imagem: Forma Plural


Imagem: Casa de Valentina


Imagem: Casa Abril


Imagem: Oi Procevê


Imagem: Elle Décoration


Um cantinho de leitura ou prateleiras em um corredor ajudam a criar aquele clima gostoso de biblioteca que a gente tanto gosta.

Imagem: Decordemon


Imagem: Lilou 73


E se o único espaço disponível para os livros estiver no quarto o resultado pode ser super aconchegante e ideal para quem gosta de imergir na leitura antes de dormir. A única dúvida (que eu sei que vocês também terão) eu acredito que seja para os alérgicos, pois é muito difícil no dia a dia limpar toda a poeira que se acumula nestes objetos. 

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Buzzfeed


Imagem: Simples Decoração

Para ajudar que tal um monte de dicas legais para a limpeza da estante de livros?

Limpe sua estante de livros

Imagem: There's a blog in my soup

Frequência recomendada:
Tirar o pó dos livros e da estante: 1x por semana
Fazer a limpeza completa: 1x a cada seis meses
Duração:
Tirar o pó dos livros e da estante: 5 minutos
Fazer a limpeza completa: 2 horas (dependendo da quantidade de livros – aqui estimo para uma quantidade de 300, 400 livros)
Material necessário para a limpeza completa:
– 2 flanelas secas
– 1 pano úmido
– 1 escada

Como fazer

  1. Organize um espaço no chão para colocar todos os livros da estante. Você pode querer colocá-los em cima de um tapete para não entrarem em contato direto com o chão. Abra as janelas e deixe o ambiente bem ventilado, se possível.
  2. Comece pelas prateleiras superiores e vá descendo. Tire os livros do topo da estante e coloque-os no chão. Passe uma flanela seca para tirar o pó das prateleiras. Tenha outra flanela para tirar o pó dos livros (lombada, folhas – especialmente em cima). Se os livros estiverem sujos, pode ser uma boa passar um pano úmido na capa para tirar a “meleca”. Cuidado para que os livros não fiquem perto da estante, senão todo o pó que você limpar das prateleiras cairá em cima dos livros.
  3. Ao terminar a primeira linha de prateleiras (a superior), guarde os livros novamente. Nunca guarde um livro que ainda esteja úmido, caso tenha limpado a capa com o pano. Espere secar para guardar.
  4. Deixe as lombadas alinhadas com a borda da estante. Isso diminuirá a formação de pó. Se sua estante tiver portas de vidro, é o ideal.
  5. Vá repetindo o procedimento com as prateleiras inferiores, até finalizar.
  6. Limpe embaixo da estante, caso ela tenha pés que formem um espaço entre ela e o chão. Use o pano úmido que usou para limpar os livros, já que agora não o usará mais para este fim.
Prontinho!
É importante, ao limpar cada livro, verificar se as páginas não estão coladas, se há mofo ou outros estragos. Se for o caso, separe-os para tomar providências. Mas já defina quais são essas providências e coloque-as em sua lista de tarefas para resolver o mais breve possível. Tempo para resolver isso: um mês. Esse é o seu prazo.




Grande abraço a todos!!!

3 comentários:

  1. Lindas imagens!Excelente instrução!
    Uso tb um pincel macio para limpeza das
    folhas (parte externa).
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É um sonho..será realidade!

    ResponderExcluir
  3. É um sonho..será realidade!

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!