blog de decoração - Arquitrecos: abril 2017 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 26 de abril de 2017

As melhores cortinas para todos os ambientes

As cortinas são elementos que além da questão da funcionalidade tem efeito decorativos de grande impacto. Por outro lado a luz natural dentro dos ambientes é algo muito bem vindo tanto pelo conforto térmico quanto pela economia de energia elétrica, pois a situação ideal é que não seja necessário acender as lâmpadas durante o dia.

Diante disto começo o post com o tipo de cortina que considero ideal, tanto por suas linhas retas e limpas quanto por suas características tecnológicas: o painel solar translúcido feito em PVC. Além de permitir que o exterior permaneça visível (evitando a sensação de confinamento) este material auxilia na climatização dos ambientes e a conservação de energia porque tem características de bloqueio aos raios de sol, permitindo apenas a passagem da luminosidade. Evita o efeito de desbotamento dos móveis e além de tudo isso é fácil de limpar.

 Imagem: Construindo Minha Casa Clean

A Cortina Rolô em Tela Solar é composta por Fiberglass e PVC, o que proporciona um índice de bloqueio dos raios UV de até 94%, e ainda assim permite um efeito translúcido único. É desta forma, que agrega amplitude e transparência. Sua composição permite uma grande facilidade na limpeza e consequentemente uma vida útil maior. (Fonte: AEC Web)

Na imagem abaixo foi utilizado o modelo rolô com blackout, mas a ideia é manter toda a janela aberta e fechar o rolô (que fica bem camuflado no alto da parede) somente quando necessário.

Sala de estar com parede de cimento queimado e banco de madeira de demolição.:
Imagem: Histórias de Casa



Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Uma grande parte da minha vida adulta morei em apartamentos alugados e na maioria das vezes, ao alugar, os encontrava em más condições. Com o tempo descobri que muitas vezes a culpa era dos locatários anteriores – coisa que nunca entendi...:
Imagem: Simples Decoração


Por suas características destacadas acima e principalmente por suas linhas limpas e facilidade na limpeza o painel é indicado inclusive para ambientes como cozinha e banheiros.

Imagem: Minha Casa Minha Cara


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Tanto o painel solar quanto o blackout podem ser executados em modelo painel para trilhos. Como o material tem características plásticas o manuseio em modelos de piso ao teto não é muito confortável e considero mais fácil de danificar. No entanto é mais barato que o modelo com mecanismo em rolô.

Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Uma forma inteligente de usar o painel solar e não abrir mão do efeito clássico das cortinas em tecido é sobrepor os dois modelos usando um tecido leve e de bom caimento como a gaze de linho. Sempre dou preferência a tecidos de fibra natural como o algodão, pois considero as de melhor caimento.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Hunter Douglas


Resultado de imagem para teto de gesso sala
Imagem: Casa e Construção


Para quartos e salas com TV uma opção interessante é usar no dia a dia a cortina em tecido translúcido e quando necessário (para dormir ou assistir TV) acionar o rolô em blackout.

 Imagem: Casa Claudia


O mesmo efeito pode ser alcançado com um modelo em fibras naturais como a palha.

Imagem: Casa Claudia

Outro modelo de cortina translúcida é o modelo plissado ou cortina celular, feitos em tecido ou tecido-papel. Tem as características de bloqueio ao raios ultravioleta assim como o painel solar.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Decorfacil


 Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Este tipo de cortina funciona muito bem quando a ideia é não leva-la até o piso. No caso da imagem abaixo acentua a horizontalidade da janela. REGRINHA BÁSICA: Se a cortina não vai até o piso necessariamente deve-se usar um modelo sem volume como o rolô, painéis, persianas ou similares. Pode se complementar ou não com um modelo de tecido, desde que esta vá do piso ao teto.

 Imagem: Casa Claudia


Quando a janela é pequena o ideal é ocupar toda a largura da parede, criando uma superfície que pode ser horizontal como na foto anterior, de parede a parede ou do piso ao teto como na foto seguinte. Ocupar somente a largura da janela fará com que o espaço pareça menor.

Imagem: Casa Claudia


Inspiração de cores para a sala de estar:
Imagem: Minha Casa Minha Cara


 A cortina romana é estruturada por varetas e o seu uso é indicado para fechamento dentro do vão da janela. Pode ser feita em tecidos translúcidos, opacos ou em fibras naturais como a palha.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Casa Claudia


Imagem: Decor Facil


Imagem: Minha Casa Minha Cara


Imagem: Pinterest


Imagem: The Shade Store


Ah, os complementos...

Imagem: Bi4House


Imagem: Bi4House

Grande abraço a todos!!

terça-feira, 18 de abril de 2017

As mil e uma utilidades do bastão (ou varão) extensível!! + Pesquisa de Mercado Arquitrecos

Eu nunca parei para pensar o quanto aqueles bastões extensíveis, que a gente usa normalmente para pendurar cortinas de boxes, podem ser versáteis. Isso até ver um post do site Apartment Therapy e depois de explorar um pouco mais a minha curiosidade... vocês não imaginam o quanto este acessório pode ser funcional nos mais variados usos!! Achei perfeito especialmente para situações provisórias, que são necessárias especialmente para quem mora de aluguel e deve evitar furar as paredes. Enfim, as imagens dizem tudo!!!

Bastão extensível no banheiro - Ok, eu sei que este é em geral sua destinação convencional... mas e se eu te disser que no lugar do suporte para cortina você pode usá-lo como suporte para os acessórios do banho dentro do box?? E sem furar as paredes!! Os acessórios para pendurar variam desde os ganchinhos padrão até aqueles suportes de cortina com um prendedor acoplado.

Imagem: Buzzfeed

Banheiro / Cosméticos:
Imagem: The Happy Housie Decor

Great idea for organizing showers!:
Imagem: Jen Small Room Ideas


Bastão extensível como arquivo de pastas suspensas - Funciona tanto para gavetas fundas para distribuir as pastas de frente quanto para nichos de armário em várias alturas distribuindo as pastas vistas de lado. Dá para aproveitar qualquer cantinho!!

Imagem: Apartment Therapy



Bastão extensível como cabideiro para pequenos volumes - É possível otimizar qualquer armário com alturas extras para roupinhas de bebê ou bolsas por exemplo, que ocupam pouca altura no cabideiro usando bastões provisórios.. 

Imagem: Apartment Therapy


Purse storage using shower curtain rod and S hooks! So functional!:
Imagem: Rachel Prange

E este porta bijuterias? Otimiza os espaços das prateleiras!

10 Space-Saving, Order-Inducing New Uses For Tension Rods:
Imagem: Live Simply


Ainda é possível criar um espaço especial com uma cortina ou arara provisória entre armários ou em qualquer pequeno espaço entre o armário e a parede para as brincadeiras das crianças.

Tension Rod Uses
Imagem: Sunshine On The Inside


Bastão extensível como sapateira - Muito simples: tem um cantinho, um nicho, um espaço atrás da porta que tenha a largura compatível com um bastão? Feito!! Observem quantos sapatos podem ser dispostos nesta largura que não ultrapassa 80 cm. A única observação é que a ideia feita com um bastão funciona apenas para sapatos com salto fino...

Imagem: Apartment Therapy


NA COZINHA ENTÃO...

Bastão extensível como divisória de gavetas e prateleiras - Perfeito para organizar pequenos volumes como porta temperos sem deixar tudo solto nem precisar comprar aquelas divisórias especiais caríssimas!

Imagens: De Jong Dream House


Imagem: Apartment Therapy


Bastão extensível como organizador de armário - Ideal para guardar bandejas, travessas, tábuas e outros objetos maiores (e que ocupam muito espaço) na vertical, otimizando o espaço interno das prateleiras. Esta primeira imagem já é velha conhecida, arte de dona Martha Stewart...

Imagem: Martha Stewart


Imagem: Pinterest


Bastão extensível como porta tampas - Olha só uma forma interessante de organizar não só tampas de panelas, mas tampas de vasilhames plásticos!! Perfeito para gavetas fundas do tipo paneleiro.

Imagem: Home Depot


Os varões podem ser úteis na gaveta da cozinha também, para separar itens. #organização #gaveta:
Imagem: BHG


Bastão extensível como porta panelas - Esta solução funciona muito bem naqueles armários que não possuem divisórias e geralmente ficam sob a pia. Assim as panelas ficam penduradas e fáceis de manusear.
Imagem: Glamumous


Bastão extensível para horta vertical - Basta aproveitar o vão da janela, instalar o bastão e comprar ganchinhos para os vasos. Lugar melhor para uma horta impossível!!


Imagem: Apartment Therapy


Bastão extensível para organizar produtos de limpeza - Liberando espaço no armário e...

Imagem: Apartment Therapy


Dica da Alfaias: chega de bagunça!:
Imagem: Diário da Alfaias


just did a similar thing...tension rod to hang curtains that will hide/showcase laundry room shelves above appliances...also hides all those pipes, outlets etc:
Imagem: The Fancy Shack


Ainda é possível criar um cantinho discreto para o seu pet.

Tension Rod Uses
Imagem: This Old House


No ESCRITÓRIO

Bastão extensível para organizar miudezas - Otimiza espaço no armário, facilita a visualização de todas os objetos e pode ser usada até nas pernas da mesa, ficando sempre a mão. Muito craft!


Imagem: Apartment Therapy


Bastão extensível para instalar rolo de papel - Fica escondido sob a mesa e com fácil acesso para quem trabalha com papel de presente ou desenho.

Imagem: Chemistry Cat


Vocês imaginavam que era possível fazer tanta coisa com este bastão? Eu não!!!!

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Varões extensíveis para cortina!
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

Uma dica: se precisar de um bastão menor que 60 cm (o menor do mercado) basta serrar um dos lados(o lado que tem o acabamento), pois ele tem uma mola interna e funciona direitinho.






Suporte De Cortina Para Banheiro Com Barra Inox 1,00mx1,80m - R$ 71,17