blog de decoração - Arquitrecos: As melhores cortinas para todos os ambientes .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 26 de abril de 2017

As melhores cortinas para todos os ambientes

As cortinas são elementos que além da questão da funcionalidade tem efeito decorativos de grande impacto. Por outro lado a luz natural dentro dos ambientes é algo muito bem vindo tanto pelo conforto térmico quanto pela economia de energia elétrica, pois a situação ideal é que não seja necessário acender as lâmpadas durante o dia.

Diante disto começo o post com o tipo de cortina que considero ideal, tanto por suas linhas retas e limpas quanto por suas características tecnológicas: o painel solar translúcido feito em PVC. Além de permitir que o exterior permaneça visível (evitando a sensação de confinamento) este material auxilia na climatização dos ambientes e a conservação de energia porque tem características de bloqueio aos raios de sol, permitindo apenas a passagem da luminosidade. Evita o efeito de desbotamento dos móveis e além de tudo isso é fácil de limpar.

 Imagem: Construindo Minha Casa Clean

A Cortina Rolô em Tela Solar é composta por Fiberglass e PVC, o que proporciona um índice de bloqueio dos raios UV de até 94%, e ainda assim permite um efeito translúcido único. É desta forma, que agrega amplitude e transparência. Sua composição permite uma grande facilidade na limpeza e consequentemente uma vida útil maior. (Fonte: AEC Web)

Na imagem abaixo foi utilizado o modelo rolô com blackout, mas a ideia é manter toda a janela aberta e fechar o rolô (que fica bem camuflado no alto da parede) somente quando necessário.

Sala de estar com parede de cimento queimado e banco de madeira de demolição.:
Imagem: Histórias de Casa



Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Uma grande parte da minha vida adulta morei em apartamentos alugados e na maioria das vezes, ao alugar, os encontrava em más condições. Com o tempo descobri que muitas vezes a culpa era dos locatários anteriores – coisa que nunca entendi...:
Imagem: Simples Decoração


Por suas características destacadas acima e principalmente por suas linhas limpas e facilidade na limpeza o painel é indicado inclusive para ambientes como cozinha e banheiros.

Imagem: Minha Casa Minha Cara


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Tanto o painel solar quanto o blackout podem ser executados em modelo painel para trilhos. Como o material tem características plásticas o manuseio em modelos de piso ao teto não é muito confortável e considero mais fácil de danificar. No entanto é mais barato que o modelo com mecanismo em rolô.

Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Uma forma inteligente de usar o painel solar e não abrir mão do efeito clássico das cortinas em tecido é sobrepor os dois modelos usando um tecido leve e de bom caimento como a gaze de linho. Sempre dou preferência a tecidos de fibra natural como o algodão, pois considero as de melhor caimento.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Hunter Douglas


Resultado de imagem para teto de gesso sala
Imagem: Casa e Construção


Para quartos e salas com TV uma opção interessante é usar no dia a dia a cortina em tecido translúcido e quando necessário (para dormir ou assistir TV) acionar o rolô em blackout.

 Imagem: Casa Claudia


O mesmo efeito pode ser alcançado com um modelo em fibras naturais como a palha.

Imagem: Casa Claudia

Outro modelo de cortina translúcida é o modelo plissado ou cortina celular, feitos em tecido ou tecido-papel. Tem as características de bloqueio ao raios ultravioleta assim como o painel solar.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Decorfacil


 Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Este tipo de cortina funciona muito bem quando a ideia é não leva-la até o piso. No caso da imagem abaixo acentua a horizontalidade da janela. REGRINHA BÁSICA: Se a cortina não vai até o piso necessariamente deve-se usar um modelo sem volume como o rolô, painéis, persianas ou similares. Pode se complementar ou não com um modelo de tecido, desde que esta vá do piso ao teto.

 Imagem: Casa Claudia


Quando a janela é pequena o ideal é ocupar toda a largura da parede, criando uma superfície que pode ser horizontal como na foto anterior, de parede a parede ou do piso ao teto como na foto seguinte. Ocupar somente a largura da janela fará com que o espaço pareça menor.

Imagem: Casa Claudia


Inspiração de cores para a sala de estar:
Imagem: Minha Casa Minha Cara


 A cortina romana é estruturada por varetas e o seu uso é indicado para fechamento dentro do vão da janela. Pode ser feita em tecidos translúcidos, opacos ou em fibras naturais como a palha.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Casa Claudia


Imagem: Decor Facil


Imagem: Minha Casa Minha Cara


Imagem: Pinterest


Imagem: The Shade Store


Ah, os complementos...

Imagem: Bi4House


Imagem: Bi4House

Grande abraço a todos!!

5 comentários:

  1. Ao mesmo tempo que amei tudo ser tão clean... amei esses complementos coloridos no final, rs. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adoro vir aqui no Blog me inteirar sobre tendências, projetos e Arquitetura.
    Como bom estudante de Arquitetura, e como alguém que trabalha com Móveis Planejados, é sempre bom continuar buscando as novidades para apresentar aos clientes.

    Falo um pouco sobre minha área no meu site : http://www.afmoveisplanejadosbaratos.com.br onde atendo clientes em Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Justo o que estou precisando, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o post tenha te ajudado de alguma forma.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. muy nprecioso los diseños,gracias

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!