.post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 10 de março de 2016

Telas e redes (além da) segurança.

As telas (ou redes) de proteção se tornaram muito comuns em janelas e varandas de apartamentos e eu considero que é algo indispensável, tanto para quem tem crianças e animais em casa quanto para quem ter a tranquilidade de receber visitas sem preocupações em deixar a varanda ou as janelas abertas. O mais importante quando se vai contratar este tipo de serviço é verificar se o produto tem a garantia NBR 16046/1-2 e 3/2012 que estabelece que o material utilizado na fabricação da tela não seja reciclado, deve ser resistente à propagação de fogo e possuir temperatura máxima de trabalho de 50°C ou superior. A rede de proteção deve possuir tamanho de malha com perímetro máximo de 200 mm, devendo resistir ao impacto gerado pelo trabalho de 600 J quando ensaiada. Mais detalhes sobre a norma no link da Target.

Redes e Telas de Proteção
Imagem: Guia 2m


Imagem: Casa Abril


Com relação às questões práticas (e decorativas) da tela eu sempre dou uma dica  no que diz respeito à escolha da cor da rede. Apesar da maioria das pessoas utilizar as cores branco ou bege, a tela que menos interfere no visual, tanto quanto vista de dentro quando do espaço externo é a tela preta acreditam?? Além da questão da conservação, pois a tela branca suja muito facilmente, ficando com aspecto feio bem rápido devido a poeira e mesmo à incidência solar frequente  que a deixa amarelada.

Imagem: Bertussi


É importante verificar junto ao condomínio de seu edifício antes de instalar a sua tela, pois este item é sujeito a padronização de cor, assim como as esquadrias. A instalação correta, para não interferir na fachada é como na imagem abaixo, dentro do vão da varanda, evitando furos horizontais no exterior do vão que ficam muito aparentes na fachada. O único cuidado indispensável é vedar todos os furos com silicone durante a instalação para evitar infiltrações no futuro.

Imagem: Minha Casa


 
Imagem: Casa e Jardim


Muitas pessoas resistem à instalação da tela devido à interferência na vista, mas eu confesso que é algo que com o tempo a gente praticamente esquece que existe! Os benefícios proporcionados pela segurança eu considero que devem ser prioridade. Nas imagens vocês acharam que a presença da tela interferiu na decoração do ambiente? Se eu não tivesse especificado o tema do post acredito que vocês nem tivessem prestado atenção neste detalhe... isso porque é quase imperceptível!

Imagem: Portal Casa


Imagem: Studio Teston


Imagem: Minha Casa Minha Cara


Imagem: Minha Casa


Imagem: Casa Claudia


Além da instalação em varandas e janelas a tela de proteção tem feito parte do interior das residências, principalmente em projetos de escadas sem corrimão, muito frequentes em projetos modernos, mas que quando as crianças começam a chegar na família pedem uma adaptação temporária.

Imagem: Aldo Vega


Reiterando o que afirmei antes com imagens, observem como fica a fachada quando os furos de instalação são externos, fora do vão da janela...


Quando instalada dentro do vão o efeito na fachada é bem melhor na minha opinião.


Entendem agora o quanto a tela preta é menos visível que a branca?! Só faltou instalar dentro do vão, o que a maior parte das pessoas evita em parapeitos de granito. Vedando com silicone não infiltra. 



Em algumas situações o uso da tela já nasce como uma solução definitiva. Nesta escada por exemplo ela foi aplicada com o desenho na vertical, integrando a sua textura ao projeto.

Imagem: Archilovers


Imagem: Design Boom


Imagem: Kasavox


Imagem: Casa e Jardim

Um outro tipo de aplicação recente (e muito eficiente) são as camas suspensas ou beliches nos quartos de crianças. Ainda que temporário na maior parte das vezes, a delicadeza da trama se integra perfeitamente à decoração do espaço.

Imagem: Constance Zahn


Imagem: Casa de Valentina

Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Imagem: Casa e Jardim

Esta é uma imagem de um projeto que fiz para uma amiga que precisava dividir o quarto entre duas irmãs de idades diferentes. Devido ao espaço disponível a solução foi a cama suspensa, que por um tempo funcionou com o berço na parte inferior e que este ano foi concluído em definitivo com a troca do berço pela cama inferior. 


 Na segunda entra a cama inferior e a mesa de estudo migra para a parede da TV. 


Imagem durante a execução com a grade de proteção antes da rede(e sem as gavetas na escada).


E mais recente já com a cama inferior e com a tela, para facilitar a visão da TV que fica em frente.



As próximas imagens são das telas que tenho na minha casa, feitas especialmente para proteger meus gatinhos que adoram passear pela varanda. Ter gato em apartamento sem tela é muito perigoso, pois eles adoram perseguir borboletas e passarinhos... Todas as fotos foram tiradas com as telas, vão perceber que principalmente à noite ela fica completamente imperceptível.


Este é o Frodo, o caçula e mais sapeca...





E aquele é o Gandalf, o dono da varanda...



A tela já virou brinquedo para eles.






Grande abraço a todos!!!

4 comentários:

  1. Olá Carla
    Realmente as telas são fundamentais, mesmo para quem não tem crianças em casa, mais temos que pensar nas visitas. Interessante a questão das telas pretas, eu gostei, e seu gatinho é um fofo. Bejinnnn
    http://nossoapnossosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema, nada explorado por outros autores. A cor preta, o silicone, as diversas formas de usar a tela, o Frodo e o Gandalf, as imagens de exemplo, enfim todo o trabalho de pesquisa ficaram nota dez.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/3/16

    Lindos os gatinhos!!!! Adorei tudo, mas aquela dupla é insuperável!!!
    Beijo, Susana.

    ResponderExcluir
  4. Olá nossa adorei as informações e acabei de comprar meu apê e já vou ligar para instalar as telas pois tbm tenho gatos e quero o bem deles obrigada 😘😘😘

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!