blog de decoração - Arquitrecos: Telas e redes (além da) segurança. .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 10 de março de 2016

Telas e redes (além da) segurança.

As telas (ou redes) de proteção se tornaram muito comuns em janelas e varandas de apartamentos e eu considero que é algo indispensável, tanto para quem tem crianças e animais em casa quanto para quem ter a tranquilidade de receber visitas sem preocupações em deixar a varanda ou as janelas abertas. O mais importante quando se vai contratar este tipo de serviço é verificar se o produto tem a garantia NBR 16046/1-2 e 3/2012 que estabelece que o material utilizado na fabricação da tela não seja reciclado, deve ser resistente à propagação de fogo e possuir temperatura máxima de trabalho de 50°C ou superior. A rede de proteção deve possuir tamanho de malha com perímetro máximo de 200 mm, devendo resistir ao impacto gerado pelo trabalho de 600 J quando ensaiada. Mais detalhes sobre a norma no link da Target.

Resultado de imagem para redes e telas de proteção guia 2m
Imagem: Guia 2m


Imagem: Casa Abril


Com relação às questões práticas (e decorativas) da tela eu sempre dou uma dica  no que diz respeito à escolha da cor da rede. Apesar da maioria das pessoas utilizar as cores branco ou bege, a tela que menos interfere no visual, tanto quanto vista de dentro quando do espaço externo é a tela preta acreditam?? Além da questão da conservação, pois a tela branca suja muito facilmente, ficando com aspecto feio bem rápido devido a poeira e mesmo à incidência solar frequente  que a deixa amarelada.

Imagem: Bertussi


É importante verificar junto ao condomínio de seu edifício antes de instalar a sua tela, pois este item é sujeito a padronização de cor, assim como as esquadrias. A instalação correta, para não interferir na fachada é como na imagem abaixo, dentro do vão da varanda, evitando furos horizontais no exterior do vão que ficam muito aparentes na fachada. O único cuidado indispensável é vedar todos os furos com silicone durante a instalação para evitar infiltrações no futuro.

Imagem: Minha Casa




 
Imagem: Casa e Jardim


Muitas pessoas resistem à instalação da tela devido à interferência na vista, mas eu confesso que é algo que com o tempo a gente praticamente esquece que existe! Os benefícios proporcionados pela segurança eu considero que devem ser prioridade. Nas imagens vocês acharam que a presença da tela interferiu na decoração do ambiente? Se eu não tivesse especificado o tema do post acredito que vocês nem tivessem prestado atenção neste detalhe... isso porque é quase imperceptível!

Imagem: Portal Casa


Imagem: Minha Casa Minha Cara


Imagem: Minha Casa


Imagem: Casa Claudia


Além da instalação em varandas e janelas a tela de proteção tem feito parte do interior das residências, principalmente em projetos de escadas sem corrimão, muito frequentes em projetos modernos, mas que quando as crianças começam a chegar na família pedem uma adaptação temporária.

Imagem: Aldo Vega


Reiterando o que afirmei antes com imagens, observem como fica a fachada quando os furos de instalação são externos, fora do vão da janela...


Quando instalada dentro do vão o efeito na fachada é bem melhor na minha opinião.

Resultado de imagem para telas de proteção na janela
Imagem: Rede Forte Cabo Frio


Entendem agora o quanto a tela preta é menos visível que a branca?! Só faltou instalar dentro do vão, o que a maior parte das pessoas evita em parapeitos de granito. Vedando com silicone não infiltra. 



Em algumas situações o uso da tela já nasce como uma solução definitiva. Nesta escada por exemplo ela foi aplicada com o desenho na vertical, integrando a sua textura ao projeto.

Imagem: Archilovers


Imagem: Design Boom


Imagem: Kasavox


Imagem: Casa e Jardim

Um outro tipo de aplicação recente (e muito eficiente) são as camas suspensas ou beliches nos quartos de crianças. Ainda que temporário na maior parte das vezes, a delicadeza da trama se integra perfeitamente à decoração do espaço.

Imagem: Constance Zahn


Imagem: Casa de Valentina


Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Imagem: Casa e Jardim

Esta é uma imagem de um projeto que fiz para uma amiga que precisava dividir o quarto entre duas irmãs de idades diferentes. Devido ao espaço disponível a solução foi a cama suspensa, que por um tempo funcionou com o berço na parte inferior e que este ano foi concluído em definitivo com a troca do berço pela cama inferior. 


 Na segunda entra a cama inferior e a mesa de estudo migra para a parede da TV. 


Imagem durante a execução com a grade de proteção antes da rede(e sem as gavetas na escada).


E mais recente já com a cama inferior e com a tela, para facilitar a visão da TV que fica em frente.



As próximas imagens são das telas que tenho na minha casa, feitas especialmente para proteger meus gatinhos que adoram passear pela varanda. Ter gato em apartamento sem tela é muito perigoso, pois eles adoram perseguir borboletas e passarinhos... Todas as fotos foram tiradas com as telas, vão perceber que principalmente à noite ela fica completamente imperceptível.


Este é o Frodo, o caçula e mais sapeca...





E aquele é o Gandalf, o dono da varanda...



A tela já virou brinquedo para eles.






Grande abraço a todos!!!

20 comentários:

  1. Olá Carla
    Realmente as telas são fundamentais, mesmo para quem não tem crianças em casa, mais temos que pensar nas visitas. Interessante a questão das telas pretas, eu gostei, e seu gatinho é um fofo. Bejinnnn
    http://nossoapnossosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema, nada explorado por outros autores. A cor preta, o silicone, as diversas formas de usar a tela, o Frodo e o Gandalf, as imagens de exemplo, enfim todo o trabalho de pesquisa ficaram nota dez.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/3/16

    Lindos os gatinhos!!!! Adorei tudo, mas aquela dupla é insuperável!!!
    Beijo, Susana.

    ResponderExcluir
  4. Olá nossa adorei as informações e acabei de comprar meu apê e já vou ligar para instalar as telas pois tbm tenho gatos e quero o bem deles obrigada 😘😘😘

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/5/17

    Gostei muito do site e das dicas de vocês,
    me ajudou muito quando resolvi criar um site para mim.
    Obrigada
    http://www.telasdealambrado.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, na imagem 13, seria um alambrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lílian!! Tanto na imagem 12 quanto na 13 foi usada tela mesmo, bem esticadinha, o alambrando teria que ter uma estrutura fazendo a moldura para dar acabamento e tiraria a leveza do efeito final.
      Grande abraço!!!

      Excluir
  7. Anônimo26/5/17

    Gostei das dicas, estou na duvida se furo o granito ou coloco a tela por baixo, aqui o pessoal coloca por baixo mas eu acho que fica feio, na sua janela com o tempo deu infiltração na pedra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!
      A minha tela já tem quase 03 anos e não tive problema com os furos no granito. O segredo é ficar de olho para que eles realmente coloquem o silicone em todos os furos durante a instalação. E sinceramente eu achei a instalação menos traumática, pois quando eles furam na fachada ficam praticamente pendurados para fora, suspensos pelo cinto de segurança. Acho desnecessário demandar um trabalho tão arriscado se o efeito da instalação dentro do vão fica tão melhor na minha opinião.
      Grande abraço!!

      Carla Maciel

      Excluir
  8. Olá Carla são muito boas as fotos e as dicas do seu blog, e acrescento para aqueles que ainda estejam em duvida sobre as redes de proteção para gatos, que os felinos são caçadores e curiosos, além de muito ativos, é fundamental para segurança esta instalação ,além disso serve também para crianças que possam lhe visitar e estarão seguras também, quanto ao custo é fácil economizar no link abaixo uma página que gratuitamente compara preços entre empresas de redes de proteção para gatos em São Paulo e a diferença é bem grande. Redes de Proteção para Gatos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/6/18

    Por favor, qual a trama indicada para ser menor perceptível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Messias. A Norma indica que a trama tenha de 3x3 cm (a mais indicada para proteger animais domésticos) a 5x5 cm. Quanto mais aberta, menos vai aparecer, no entanto, o que vai definir melhor o quanto a tela vai ficar aparente é a cor. Indico sempre a tela preta, pois aparece bem menos na fachada (e mesmo vista de dentro do ambiente para fora) que as telas claras.
      Grande abraço!!

      Excluir
  10. Vou adotar 2 gatinhos e estou vendo primeiro a tela porque meu apartamento tem muitas janelas grandes. Já tinha visto diversas opiniões aqui pela internet, mas a sua explicação e fotos foram as melhores! Você tem muito bom gosto e projetos maravilhosos, além de 2 gatíneos lindos... Vou comprar a tela preta! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e volte sempre!
      Grande abraço.

      Excluir
  11. Anônimo22/11/18

    Alguém conhece esta empresa Bya Rede .... www.byarede.com

    ResponderExcluir
  12. Alguém poderia me indicar uma empresa seria de redes de proteção para janelas e sacada ?

    Fico aguardando um possível retorno

    ResponderExcluir
  13. Oi carla
    Adorei suas dicas ! Estava com dúvidas sobre a cor da tela. Tinha pensado em branco transparente, mas a fechado do prédio é preta e sua dica foi fundamental.
    Parabéns pelos felinos , lindos ! Tb tenho 3

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla
    Sou Eder e lendo seu post e comentários, principalmente sobre redes de proteção para gatos, gostaria de recomendar um site que compara preços de 3 empresas que instalam redes de proteção na sua cidade, basta preencher o formulário e receber os orçamentos, garantindo o melhor custo benefício.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  15. valeria27/9/22

    Quando precisei chamei a Bill Telas, aqui no RJ, foram muito competentes.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o seu conteúdo. Parabéns

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!