.post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Box para chuveiro: o que é preciso saber sobre cada modelo

Parece algo simples, sem grande impacto na decoração do banheiro, mas além de funcional o box do chuveiro pode determinar a forma como o espaço será usado e interferir diretamente no efeito visual do espaço, isso devido a pequenos detalhes que geralmente as pessoas deixam passar despercebido. Neste post vou falar um pouco sobre as características de cada modelo para orientar a sua escolha, seja pelo ponto de vista estético ou de segurança. Não é algo para deixar o vidraceiro definir somente do ponto de vista prático e vou mostrar o porquê.

Antes de iniciar com os modelos, um aspecto muito importante especialmente para quem tem crianças: A instalação de película transparente de segurança é essencial para evitar acidentes, pois o vidro temperado, devido a todo o movimento de bater de porta durante anos, pode do nada simplesmente estourar. E mesmo não quebrando em pedaços pontiagudos como o vidro comum, forma partículas redondas afiadas. Vale a pena garantir a segurança de sua família, o susto é grande.

01 - Portas de correr em vidro temperado com trilho aparente: 
É o modelo mais encontrado. A principal vantagem é que não ocupa espaço na abertura de portas e como o trilho é fixado nas duas paredes laterais além da guia no piso, é bastante estável. No entanto é importante avaliar, sobretudo o tipo de perfil do trilho, pois a espessura ou a cor pode interferir no efeito visual quando há uma parede de destaque com revestimento especial no fundo do box.

 Ferragem na cor branca

Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa de Valentina


Imagem: UOL Mulher


Ferragem preta

Imagem: Minha Casa


Ferragem cromada

Imagem: Casa Vogue


Imagem: Arquitetura e Construção


Imagem: Simples Decoração


Quando a parede de destaque está fora do box o efeito de interferência do perfil na decoração é bastante reduzido, independente da cor da ferragem.

Imagem: Design Sponge


Imagem: Decorfácil


Imagem: Casa Abril


02 - Portas de correr em vidro temperado com trilho embutido: 
Este modelo tem as mesmas vantagens quanto à estabilidade das portas e a questão do espaço da opção anterior, com o bônus de deixar o trilho embutido no forro. Neste caso qualquer trabalho de destaque no box fica bastante evidente, sem interferências. A única questão a avaliar é a ventilação dentro do box devido ao vapor emitido pelo chuveiro. É uma opção ideal para quando a janela ou o exaustor do banheiro estão dentro do box.  

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Pinterest


Imagem: Decorfácil


Imagem: Casa Abril


Imagem: Decorando Casas


03 - Portas pivotantes em vidro temperado: 
Tenho que confessar que é meu modelo preferido, pois este tipo de porta dispensa o uso de perfil superior mesmo que o box não tenha a altura total do banheiro. Neste caso são usados apenas perfis de fixação e dobradiças nas laterais e no piso. Esta opção é mais indicada para boxes estreitos, pois o painel fixo pode ter uma certa instabilidade se tiver largura superior a 1 metro. Na minha opinião é a opção ideal em banheiros pequenos desde que verificado se o espaço de abertura da porta não compromete o acesso e fechamento do box. 

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Arquitetura e Construção


Imagem: Hart Studios


Imagem: Minha Casa


Imagem: Jeito de Casa

Na imagem abaixo o box era tão estreito que nem foi usado painel lateral, a porta ocupa toda a largura do box. Neste caso ou em situações em que o box seja pequeno, acho mais indicada a abertura da porta para fora do box (como nas imagens subsequentes), para maior conforto e para evitar que o espaço interno para fechamento da porta fique muito apertado.

Imagem: Casa de Valentina


Quando possível,  abertura da porta para fora libera espaço interno para maior conforto no acesso.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Digs Digs


Imagem: Decorfácil


04 -Painel de vidro fixo sem porta: 


Antes usado com mais frequência para fechamento lateral de banheiras, atualmente tem sido muito aplicado em áreas de chuveiro. Isso porque desde que o box tenha uma boa largura (pelo menos 1,40 m) os respingos do chuveiro vão se concentrar em apenas metade da área do box. O ideal para a estabilidade do painel é instalar até o forro para criar três superfícies de fixação (piso, parede lateral e teto). Desta forma o box não necessita de porta e o efeito do vidro fica ainda mais clean. A desvantagem é exatamente a questão do vidro ficar tão pouco visível, o que no caso das crianças ou de hóspedes eventuais pode causar acidentes.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Click Interiores


Imagem: Casa Abril


Imagem: Cotè Maison


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Reciclar e Decorar


O uso mais comum do vidro fixo em banheiras.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil




No banheiro de crianças uma opção é usar adesivos temporários para aumentar a segurança.

Imagem: Minha Casa


05 - Portas do tipo camarão em vidro temperado: 
É uma ótima opção quando é necessária a abertura total do vão em boxes estreitos reduzindo as dimensões da porta. Facilita a entrada/saída do box por ocupar pouco espaço. Podem ou não ter trilho superior como vão observar nas imagens a seguir.

Imagem: Decorfácil



Imagem: Minha Casa


06 - Vidro jateado: 


Independente do modelo de porta o vidro jateado (ou a aplicação da película jateada em um vidro transparente) aumenta a versatilidade do banheiro, principalmente quando é compartilhado por mais de uma pessoa, pois permite o uso simultâneo do chuveiro e da pia por exemplo. Outra situação interessante é quando o banheiro social funciona como lavabo, pois a área do chuveiro fica mais escondida. A desvantagem é que o confinamento do espaço do box faz com que o banheiro pareça menor.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil

07 - Esquadrias aparentes: 

Geralmente usadas quando aplicado o vidro comum. O box neste caso tem um grande destaque no espaço. Considero a maior desvantagem a questão da limpeza da superfície com tantas frestas e detalhes.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Um simples box pode ter tantas opções não é? Vejam a que melhor se encaixa no seu espaço!

Grande abraço a todos!

5 comentários:

  1. Anônimo25/1/16

    Lindo post!!! Adorei saber dos modelos camarão! Belas fotos, boxes lindos! Muito bom!!! Beijo, Susana.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes sugestões e bem acompanhadas de imagens. A ilustração sempre fixa a ideia, né? Queria até complementar uma coisa: as portas de correr (q são as que tenho visto com mais frequência) normalmente são mais difíceis de limpar, principalmente naquela parte onde as folhas se sobrepõe. Nos outros modelos a acessibilidade na limpeza é total.
    Beijão e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, cheguei aqui através do google, muito esclarecedor e com ótimas imagens parabéns.
    Também trabalho na área mas confesso que nunca havia pensado no tanto de possibilidade para os box de banheiro.
    http://voceprecisadecor.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apaixonaaada com as inspirações! Muito bom o compilado de imagens! Além de dar muita ideia nos tipos diferenciados de box para banheiro, podemos tirar bastante proveito da decoração de cada um deles também. Amei ♥
    Beijos :*
    Ingrid :)

    ResponderExcluir
  5. maravilhosa a matéria.... parabéns

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!