.post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Organizando com prateleiras rasas - Post 01: Livros

Já algum tempo, logo no início do blog, mostrei no Post - Projetinho Organização umas prateleiras que comprei na Etna (super baratinho, apenas 39,99!!!)  e instalei para organizar os livros do quarto do meu filho, especialmente os da escola que todos os dias ficavam espalhados pelo quarto e causavam uma confusão danada encontrá-los no momento de organizar a mochila para o dia seguinte. Nunca deixo de admirar o quanto este tipo de prateleira é prática e versátil, pois é frequentemente usada tanto para livros quanto para quadros, objetos, temperos e outras miudezas. Como o assunto é muito abrangente (e garimpei muiiiiitas imagens legais) decidi separar os posts por tema. 

Neste primeiro post o tema será organização de livros em prateleiras rasas. O interessante neste tipo de prateleira é que, por ter realmente pouca profundidade (10 cm) os livros ficam organizados como expositores, disposição perfeita especialmente para quartos de crianças onde é essencial ter livros sempre a mão, pois a facilidade de acesso aos livros estimula o gosto pela leitura. E deixa o ambiente aconchegante!!



Este tipo de prateleira se estende a toda a casa como vamos ver nos próximos posts, mas os quartos de crianças são definitivamente uma atração a parte, proporcionada pelo colorido dos livros infantis.



Mesmo em fundo escuro, a base neutra garante o equilíbrio da composição de cores do ambiente. O legal é que quartos de crianças são espaços lúdicos e permitem uma dose extra de ousadia no uso das cores.



Garantem ou não um colorido extra ao ambiente? Por isso é importante para quem prefere ambientes clean, manter uma base neutra nos tecidos, cor de parede e revestimentos para evitar um excesso visual.

Imagem: Andrea-Beth


A prateleira a venda na Etna tem apenas 01 metro de largura, mas basta instalar uma ao lado da outra para garantir esta continuidade em caso de paredes maiores. Ou mandar executar sob medida (o que testei e comprovadamente sairia bem mais caro).



Uma outra vantagem destas prateleiras, como vocês vão observar nas imagens, é que ocupam pouquíssimo espaço, podendo ser instaladas em qualquer parede livre do ambiente, preferencialmente a partir do piso para facilitar o acesso das crianças aos livros. Sempre interessante deixar almofadas, poltronas ou cadeiras por perto para tornar aquele espaço um verdadeiro (e aconchegante!!) cantinho de leitura.



Adorei a ideia dos cestos de palha na base das prateleiras para acomodar revistas. 
Alternativas acessíveis na sala de estar para toda a família!!



A prateleira em três versões de acabamento. No site da Etna encontrei apenas a branca, mas na loja são oferecidas além do branco as cores tabaco ou preto.



Uma imagem da prateleira no site da Etna. (clique na imagem para ampliar). Indico porque realmente gosto de mostrar produtos simples e que funcionam, não estou ganhando nada com isso ok?



No próximo post vamos falar sobre prateleiras rasas para quadros!!
Grande abraço a todos!!!


Como falei no post anterior o meu amigo Renato está doente e vai passar o seu aniversário (hoje!!!) no hospital... mas como disse a ele mais cedo, o que importa é que ele fique bem.

Feliz aniversário Renato!!!!!
(soprar as velinhas só depois que estiver 100%... Beijo!!!)





16 comentários:

  1. Carla, adoro essas prateleiras também para colocar porta-retratos e quadros. Ótimo post. bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla! Eu tenho essa primeira imagem há anos nos meus arquivos "decorartísticos", pq quero fazer igual no quarto dos filhotes :D
    Acho lindo e prático!
    Beijoos

    PS: Melhoras e feliz aniversário pro Renato ;)

    ResponderExcluir
  3. Carla, adorei essas dicas porque aqui em casa tenho uma "rata de livros" então preciso organizar os livros de uma forma funcional...a partir dessas idéias vai ficar mais fácil.

    Depois mostro a organização que fiz tá?!



    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carla, eu adorei o post, estou projetando os móveis daqui de casa e vou colocar um livreiro nos quartos das crianças! Lindos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla adoro seus posts! Já faz tempo que namoro esta ideia de livros em canaletas pro quarto do Heitor, mas provavelmente teria que recorrer ao marceneiro mesmo, só não sei mais se vou fazer pois tive que instalar no quarto dele um piso diferente do resto da casa (pois este acabou) e já que era pra ser diferente coloquei logo um vinílico bem colorido, então acho que não posso mas pensar em pesar a mão nas cores das paredes.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla! São ótimas estas prateleiras e práticas!!!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, e eu tmb estou querendo fazer parecido lá no quartinho da minha filha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, e eu tmb estou querendo fazer parecido lá no quartinho da minha filha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que ideias lindas, amei! Quando tiver um baby vou me inspirar! :)

    beijo
    www.misssainha.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post e as dicas.
    E o visual novo ficou um arraso, amei.
    Beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, fica muito bacana! Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Florzinha, adoro esse tipo de prateleira e adoraria ter uma parede cheia delas para organizar os livros da Maria Luiza. Mudei de apartamento há algumas semanas e ainda não consegui acomodar seus livros prediletos em um lugar que fique à mão quando ela quiser ler. Beijão, ah, aproveite e passe lá no meu blog — hoje vou sortear um livro da CookLovers.

    mariacarambola.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlinha,
    Muito bem vindo esse post seu. Parei no criadinho mudo que serviu de mesinha lateral na sala...um sonho .

    Beijokas
    Paula KAsas

    ResponderExcluir
  14. Acho essas prateleiras rasa um charme!
    Beijão,
    Alê

    ResponderExcluir
  15. Adorei, poderia me repassar seu email de contato, por favor.

    ResponderExcluir
  16. Michele22/3/14

    Oi Carla! Obrigada pelo post, eu estava procurando exatamente essa solução para os livros da minha filha, que tem cerca de 100 livros... Pensei em comprar o modelo Legno do MMM, mas para acomodar a mesma quantidade de livros, custaria o dobro do que vou gastar na Etna...

    Muito, muito obrigada!

    Bj!

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!