blog de decoração - Arquitrecos: Janela sob armários da cozinha. Solução eficiente de iluminação e ventilação .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Janela sob armários da cozinha. Solução eficiente de iluminação e ventilação

Sempre que dou esta alternativa para meus clientes, o que infelizmente só é viável para reformas em cozinhas de casas (para não interferir nas fachadas dos apartamentos), sinto sempre aquele suspiro de medo da parte deles...rssss. E tenho que confessar que gosto desta adrenalina, pois sei que o resultado será sempre sempre fantástico, afinal quer combinação melhor que luz + ventilação em uma cozinha? Perfeito para cozinhas que têm poucas paredes disponíveis para armários superiores , principalmente cozinhas americanas

E para mandar para longe este preconceito com as janelas instaladas no espaço entre a bancada e os armários superiores vou mostrar algumas imagens que dizem tudo. Não tem segredo: A altura deste espaço é em média de 60 cm, dos quais descontamos o rodabancada que tem geralmente entre 5 e 10 cm, ou seja: temos 50 cm totalmente livres para instalar a janela com acesso confortável aos armários superiores. Quanto às torneiras basta optar por torneiras de bancada que têm o seu ponto hidráulico sob a pia, portanto não há interferências da tubulação na parede desta área.

Vamos às imagens? Esta primeira é a minha preferida porque na área sobre a janela foram instalados nichos abertos, o que proporciona mais leveza para este espaço. Procuro sempre que possível concentrar a maior parte dos armários sob as bancadas e deixar algumas paredes superiores para estantes e nichos que permitem expor objetos e louças, decorativas ou não, de forma organizada. Aqui o fundo do nicho foi revestido com espelho, o que fez com que a abertura parecesse ainda maior. Observem quanta luz!!!!



Este é um exemplo típico de cozinha americana, quase sempre carente de armários. Como a visão externa da janela não era interessante instalaram o vidro jateado, que deixa a luz difusa e o ambiente muito agradável. O armário tem linhas bem simples, com portas de correr em vidro para integrá-lo ao conjunto.



Esquadrias horizontais de correr em alumínio também funcionam perfeitamente para esta finalidade e são essenciais quando as demais esquadrias da casa têm o mesmo padrão para garantir unidade nas fachadas.



Esta cozinha tem armários um pouco mais altos e as tomadas instaladas no rodabancada de granito. É necessário cuidado quanto à altura dos armários para que não fique desconfortável. A altura ideal é de 60 cm a partir da bancada (que deve estar a 90 cm do piso), mas isso pode ser adaptável de acordo com as características da família ou caso estes armários sejam destinados a itens que são usados com menor frequência no dia a dia. Acredito sempre que a melhor alternativa é deixar os armários bem rente à esquadria para manter a unidade visual.



Observaram como as janelas horizontais sob armários são unanimidade sempre em cozinhas americanas? É onde faltam as paredes!!! Então se você queria a sua cozinha americana sem abrir mão de boa iluminação natural adotem a idéia!!!



Para concluir uma imagem para lá de inspiradora: Abertura total em vidro, inclusive atrás das prateleiras de madeira (cheias de utensílios fofos!! Perfeita para cozinhas de áreas de lazer ou churrasqueiras



Muita luz para sua cozinha americana!!!


Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!



34 comentários:

  1. Bom dia Carla.... você realmente é the best!! Adoro suas ideias, também gosto demais de cozinhas bem claras e arejadas, parabéns pela postagem! A primeira, foi minha paixão. Lembro que quando comecei minhas ideias para mudar a cozinha da minha irmã, sugeri à ela, pois na casa dela a janela mais ou menos nesse estilo, a larga e baixa, mas ela não gosta de nada exposto, pois pegaria muito pó.. que pena, agora vendo assim, me apaixonei mais ainda..Carla, dá uma olhadinha na postagem que fiz, semana passada da cozinha da minha irmã, sua opinião será muito importante... !!Bjkas e um feliz dia!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal que compartilhar essas sugestões, adora janelas e elas tomam espaço numa cozinha, essa é uma ótima ideia para aproveitar os espaços, essa ultima imagem está perfeita para a cozinha que estou construindo no galpão.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Crala, que idéia bacana!! Nunca pensei a respeito, e como faço curso de decoração, achei muito legal e diferente!! A primeira imagem com o fundo de espelhos ficou lindíssima!! E a do vidro jateado tb ganhou meu coração!

    Obrigada por compartilhar!!
    Bjux!!

    ResponderExcluir
  4. Legal, Carla. A gente ganha espaço sem perder a luminosidade.
    Bjus, querida.

    ResponderExcluir
  5. Carla minha cozinha nova tem três janelas pequenas sobre a bancada da pia, quero te mostrar uma imagem pra ver se vc me dá uma ideia sobre armário/prateleira encima delas (ou não). Até publiquei aqui mas acho que não dá pra ver direito: http://ggerliane.blogspot.com.br/2012/01/onde-sera-cozinha-de-dentro.html

    ResponderExcluir
  6. Lindo! Gostei do primeiro e do último! Gosto de ambientes bem arejados assim!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal!
    Super bonito e funcional.
    Minha cozinha é bem pequena e a janelinha que há não proporciona muita claridade. Vou amadurecer a ideia e fazer isso na minha cozinha, adorei!

    Um beijO.

    ResponderExcluir
  8. Te dizer que eu adoro suas ideias, e é uma delícia você saborear num lugar super claro e aconchegante não eh!

    beijos, adorei tudo!!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro de paixão essa ideia Carla!
    Além de solucionar a questão de luz e ventilação dá um ar moderno ao ambiente.
    Belas escolhas!
    Beijo grande e lindo final de tarde minha amiga!

    ResponderExcluir
  10. Aih, que sonho ter qqr uma dessas cozinhas pra chamar de minha!!! kkkkkk...
    Todas as opções são lindas, maravilhosas!! Amei.

    Qto ao sorteio, obrigada por participar, e claro que pode "copiar" sobre as Top Comentaristas!! 'Magina... hihihi!
    Boa sorte, viu?!

    Bjns

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlinha,
    Sabe qe tem uma casa linda aqui em Brotas...dessas antiguinhas...que aliás ainda vou fz um post dela...onde tem essa janela, clareira...sei lá como chamaria, que voce arruma a cozinha olhando para uma jabuticabeira linda.
    Na minha casa, tb tem uma janelona que integra a cuza com a churrasqueira e forno de pizza.Tenho uma vista linda da piscina e de um vale. Voce precisa vir para minha cidade ...é lindinha.

    Beijokas
    PK

    ResponderExcluir
  12. Vc pode preencher o formulário mais 1 vez, por divulgar aqui no seu blog, ok?!
    Boa sorteeeeee!
    ^^

    ResponderExcluir
  13. Carla Querida Obrigada pelas dicas!!! Li e reli pra entender tudinho kkkk Mas isso é por que a acessoria foi completa. Adorei a ideia do revestimento com papel de parede e vidro assim como a do vinílico, só que por enquanto vou só pintar pq o dindin tá curto (o coocktop - que eu ainda tenho que comprar, vai ficar na parede lateral), uma pena que aqui a gente não tem Leroy ou nada parecido, o meu vinílico eu pedi de São Paulo. Joguei um amarelão naquela parede do fundo heheheh depois mostro. Beijos beijos

    ResponderExcluir
  14. Anônimo15/9/12

    Quero uma cozinha dessa!!!
    Adoro janelas grandes!!
    Beijo,
    Carol.

    ResponderExcluir
  15. Que show estas imagens! Meu sonho de consumo é uma cozinha com janelas imensas! =(
    ;)

    ResponderExcluir
  16. Anônimo20/1/13

    Adorei o seu blog.
    Idéias lindas que vou aplicar na casa que estou construindo.
    Parabéns!!
    Marisa

    ResponderExcluir
  17. sinceramente não entendi porque os clientes ficam com o pé atrás. Luz e ventilação é tudo para uma cozinha. Na reforma da minha (moro em AP) mantive a janela grande que dá para a AS. Não quis integrar. Tenho a sorte de ter uma janela de fora a fora na AS que permite ventilação e luminosidade à cozinha. Post esclarecedor e muito útil! Bjus!

    ResponderExcluir
  18. muito bonito. mas ja pensou em vez de vidro colocar espelho? eu ja fiz e ficou muito bonito !

    ResponderExcluir
  19. ficou lindo mas ja pensou em colocar espelho no lugar do vidro? eu fiz e ficou lindo !

    ResponderExcluir
  20. muito bonito. mas ja pensou em vez de vidro colocar espelho? eu ja fiz e ficou muito bonito !

    ResponderExcluir
  21. Cristiane26/6/14

    O post é fantástico e vc deve ser uma arquiteta maravilhosa, parabéns!
    Procurava uma solução para a minha cozinha e eu adorei as dicas!
    Só uma coisinha me incomodou no seu post e espero que receba bem a minha crítica, pois ela é construtiva.
    "Sob" = embaixo
    "Sobre" = em cima
    Português correto = credibilidade aumentada
    #ficaadica
    Beijos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, bom dia!!
      Você se enganou, pois o título está correto!! O tema do post é Janelas sob (embaixo) armários da cozinha, pois refere-se em todo o texto (e fotos) aos armários superiores...
      Apesar de não ser a minha atividade principal, sempre gostei muito de escrever e tento, na medida do possível e da correria, revisar meus textos antes de publicar, mas aceito sempre sugestões com todo o prazer!!! E obrigada por acompanhar o blog!!

      Excluir
  22. Olá,estou com uma dúvida enorme e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar. Minha janela tem a L 2,00 x A 1,50,e quero muito colocar meus armários sobre ela pois será onde ficará minha pia. Mas não sei como fazer esta ficssassão. Alguém conseguiria me ajudar ?! Desde já agradeço . ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Adriana! E desculpe pelo tempo, somente hoje dei uma revisada nos comentários que não tinha respondido...
      A única maneira que imagina para fixar este armário seria fazê-lo mais largo que a parede e fixar nas duas extremidades, fora do vão da janela e no alto do armário, acima do vão da janela. Dentro da esquadria não seria possível.
      Para isso você deixaria um espaço de 60cm entre a bancada e o armário e teria que faze-lo com 100 cm de altura pelo menos, para fixar acima do vão da janela. Quanto maior a área de contato para a fixação superior (como levar o armário até o teto por exemplo) mais segura será a fixação.
      Grande abraço!!

      Excluir
  23. Parabéns, lindos os seus projetos,sem palavras
    Deixo aqui o meu muito obrigada de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allyne, boa tarde!!
      Os projetos destas imagens não são meus, são dos sites cujo crédito estão descritos embaixo de cada foto. É uma coletânea de imagens do mesmo tema para exemplificar o assunto.
      Grande abraço!!!

      Excluir
  24. Boa noite! Gostaria de saber a altura ideal que uma janela deve ter para ser colocado um armário em cima? A exemplo da sua segunda foto.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,Carla! Gostaria de saber qual a metragem de altura que a janela deve ter para que fique ideal colocar o armário em cima?? Exemplo da sua terceira foto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane, bom dia!! A altura ideal para esta janela é de 40 cm, pois como a altura entre a bancada e os armários superiores é de 60cm por padrão, é importante restar espaço para o rodabancada e as tomadas sobre a bancada que são muito úteis.
      Grande abraço!!!

      Excluir
  26. Anônimo8/9/19

    Olá Carla td bem? Adorei a postagem. Estou com uma dúvida e queria um conselho, minha janela é na parede da pia, tem L 2,00 e A 0,80 e eu estou fazendo minha cozinha em L sob medida. Vou fazer o armário aereo da parede lateral até o teto e queria fazer sobre a janela também. Você acha que é possível?

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4/12/19

    Justo o que procurava sobre janela de vidro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Carla! Olha onde seu post de 2012 foi parar ... em 2020! Tenho uma grande cozinha, mas o estilo é americana! Preciso de iluminação e ventilação. Fiquei em dúvidas com relação ao tipo de abertura do janelão que quero instalar: se coloco de correr, guilhotina, etc

    ResponderExcluir
  29. Anônimo25/3/22

    Perfeito o seu post ! O que estava procurando hoje 03/21 rsrs

    ResponderExcluir
  30. Que design fantástico! Adoro cozinhas minimalistas - a combinação das cores branca e preta. Por vezes, menos é mais.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!