blog de decoração - Arquitrecos: março 2011 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 31 de março de 2011

Era uma vez uma parede...

Voltando ao assunto revestir paredes... pois é, estávamos com uma vontade danada de fazer um patchwork com tecidos em uma parede e eis que surge nossa amiga Fernanda, no seu apartamento novo, paredes bem branquinhas... um prato cheio!!! E o melhor, uma cliente com cabeça aberta às novidades. Para convencê-la tudo começou com uma proposta de layout básico e depois algumas fotos da maquete eletrônica, que considero um instrumento fantástico para qualquer pessoa possa entender claramente o que está sendo proposto. Então começamos pelo projeto onde surgiu a idéia:

Ao fundo está a parede que foi pensada em retalhos de tecidos em preto e branco para facilitar a escolha da roupa de cama, pois vai funcionar como uma cabeceira, aproveitando o rebaixo existente na parede.

foto da maquete eletrônica ( bem simples, feita no Sketch up)

A estante e a cômoda ao lado da cama foram escolhidas durante o projeto:

   
Tok Stok - Cômoda Belize / Estante Mango

Agora a parede branquinha, linda, à nossa espera:

antes

E depois de algumas horas (umas 06 horas eu acho) e de toda a farra como não podia deixar de ser (divertir-se, lembra?), o resultado final após a colagem dos retalhos e montagem da estante. Com direito a pose do Renato e da dona da casa...

depois

Alguém notou o espelhinho vermelho? É um dos primeiros objetos da Arquitrecos, feitos por mim e pelo Renato,  para liberar a tensão através do artesanato, uma delícia!!! E acabou resultando no nome do blog. Mas isso é assunto para outra ocasião...

Beijos!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Papel de parede - Efeito transformador!!!

Continuando o que comecei ontem estava falando sobre transformar o nosso espaço como um prazer, uma diversão e estava me lembrando de uma "arte" que fizemos na casa de uma amiga fazendo um patchwork de tecidos na parede. Foi ótimo fazer, mesmo com todo o trabalho e o melhor: adoramos o resultado!!! Mas como a dona da parede ainda não teve tempo para olhar as fotos e aprová-las vou adiantando o tema através de várias fotos de papéis de parede que fui acumulando (e me apaixonando) com o tempo. Tenho adotado em meus projetos e o resultado final quando aplicado em uma parede especial é transformador. (Algumas imagens fui guardando sem indicação da fonte então caso tenham a indicação podem ir me passando que vou registrando os devidos créditos ok?)

Na sala de jantar:

Ferm Living

Cabeceiras de cama inusitadas:

Martha Stewart

Uma parede especial no lavabo:



No quarto das crianças:

Owls Ferm Living

Tiny train - Ferm Living


Em recantos especiais só pra fazer um charme:






Em nossos filmes preferidos... (pelo menos um dos meus!!!)

Sex and the City 2

Este revestimento abaixo do armário é campeão...

E para completar, quem diria? Nos objetos de decoração!!!

Fundo para estante

Casa, Coisas &Tal

Retalhos emoldurados:

Casa, Coisas &Tal


Deu ou não deu vontade de sair correndo e fazer mil combinações de retalhos? Vou tratar de começar a minha coleção!!! Até amanhã!!!





terça-feira, 29 de março de 2011

AQUELE BALÃO...

A Carla me chamou pra contribuir com o "Arquitrecos" e me vi pensando sobre o que escrever nesse mundo que é a arquitetura, as formas, o artesanato, as idéias volumétricas, as cores, enfim, são tantas informações que não sabia por onde começar. Pensei em mostrar nesse primeiro post algo pessoal, artesanal(e diria até artístico, me parece mais que artesanato, já que não se dá pra copiá-lo)que tenho em casa. Fiz uma viagem a Praga e passeando por uma daquelas ruazinhas estreitas de Praha 1, bem próxima ao relógio astronômico, vi de longe numa loja de artesanatos incríveis como bonecos e fantoches de madeira, pedras e cristais, uma centena de balões de cerâmica de vários tamanhos, todos coloridos e diferentes uns dos outros que juntos, formavam um enorme balão. Resolvi entrar e passei meia hora pensando qual deles levar. Decidi por um escondido, mais no meio daqueles tantos outros. Depois pensei que deveria ter comprado mais...mas..viagem é assim mesmo: pouco espaço na mala, muita vontade de comprar o mundo. Dá uma olhada no danado:



Estar em casa

Explicando um pouquinho de onde surgiu toda essa história de blog, de misturar arquitetura, artesanato, decoração... a síntese de tudo isso é o prazer de estar em casa!! Mesmo sabendo as inúmeras alternativas que temos lá fora, barzinhos, teatro, cinema... tudo é muito mais interessante se sabemos que depois de tudo, de um dia exaustivo de trabalho, ou depois de uma farra daquelas temos o nosso cantinho para onde voltar!! Cantinho próprio, alugado, sublocado, compartilhado, não importa. O que importa é que ele seja o nosso refúgio, o lugar onde receber nossos amigos ou só de ficar quietinho, curtindo o momento. Acho que a arquitetura é isso. Traduzir o modo de ser de cada pessoa e transformar aquele lugar tão individual em uma síntese de todas as histórias, de todas as viagens e de todas as lembranças que cada um de nós traz consigo. Mas falamos mais disso depois. Algumas imagens podem explicar melhor...

Para dar boas vindas

Receber os amigos para aquele happy hour

um cantinho especial para as crianças de vez em quando...

e detalhes que fazem nossa casa tão NOSSA.

Enfim: Divertir-se!!!!!
(aliás acho que isso me dá uma idéia para o próximo post...)

Boa noite!!!!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Uma definição sobre nós

Este foi um email que recebemos de uma amiga nos comparando a obras de arquitetura. Só podia vir de uma pessoa sensível como a Fernanda, que conheci no meu trabalho através do Renato e da Fran. Ela já está ali ao lado como primeira seguidora deste blog. Vou postar aqui a definição que ela enviou sobre mim (com direito a foto das respectivas obras!!!) depois espero que o Renato coloque a dele, vale a pena . Confesso que fiquei emocionada com a forma como ela me vê. Essas coisas não se ouve todo dia então tinha que registrar aqui!!!
"Carla seria a faculdade de Direito de Buenos Aires, uma construção sólida, firme, imponente, arraigada ao chão, com a grandeza de uma fortaleza e com o nobre ofício de formar um ser humano correto e justo a partir de meios próprios, um eterno ir e vir particular de sacrifícios e recompensas. Mas não se engane, até as maiores fortalezas necessitam de cuidados, reparos e delicadezas. A vida a moldou dessa forma mas sua essência é semelhante a sua vizinha, a Floralis Genérica, por isso estão lado a lado, é a única de vocês que considero duas."
É ou não é um luxo?????
Obrigada mais uma vez Fernanda!!!!

Primeiro dia de blog!!!

Finalmente nosso blog nascendo!!!
Um canto para escrever sobre coisas simples, trocar idéias, espalhar novidades sobre arquitetura, decoração, artesanato...
Inicialmente a duas mãos, de dois arquitetos de Brasília que adoram ver o que há de novo por aí para "embelezar" a nossa vida, o lugar de cada um e mostrar, sob nosso ponto de vista, o que há de lindo nas coisas simples no mundo.
E daqui a pouco outras mãos virão e outras finalidades virão. Este é só o começo!!!!