blog de decoração - Arquitrecos: Cortinas de porta - Um pedacinho do charme do interior em sua casa .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Cortinas de porta - Um pedacinho do charme do interior em sua casa

Eu de vez em quando falo deste assunto aqui no blog, e estes dias vi este post do site Casa e Jardim e achei muito interessante saber um pouco mais sobre o significado e benefícios deste recurso:

MEMÓRIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DA CORTINA DE PORTA 

De fuxico, de bambu, de plástico, a cortina de porta faz parte de todo sítio, de toda casa de avó e de muitos outros lugares quentes e rurais mundo afora. Mas, afinal de contas, para que serve a cortina de porta? Segundo o designer de interiores Jéthero Miranda, professor do Centro Universitário Belas Artes, além do papel decorativo, a peça dá privacidade aos ambientes sem abafá-los. Outro aspecto, ressaltado pelo artesão José Pedro da Silva, conhecido em Curitiba como Zé do Bambu, é dificultar a passagem de mosquitos. “Quando é feita de bambu, também alivia o calor e, por fazer barulho, espanta os insetos”, diz. De acordo com Lina Saheki — especialista em cultura oriental e diretora do Centro Cultural Tomodachi —, no Japão colocam-se cortinas como essa, por vezes enfeitadas com origamis, nas portas de casas e estabelecimentos comerciais. O objetivo é “varrer os maus espíritos”, mantendo os locais livres de energias negativas. (Fonte: Casa e Jardim)

imagem: Living Inside / Casa e Jardim

O modelo clássico, que habita o imaginário da infância são os modelos em bambu. 

Imagem: Casa e Jardim

Algumas variações em materiais como feltro e corda dão um visual mais moderno à cortina, funcionando inclusive como uma divisória de ambientes.

Imagem: Wave Avenue


Resultado de imagem para rope room divider
Imagem: Um Brinco

Uma cortina de porta muito linda é a Noren (のれん), cortina tradicional japonesa usada como divisória para separar os cômodos de uma casa ou de um estabelecimento ou usada em portas, paredes ou janelas. Normalmente, o noren é feito de tecido retangular, com uma ou mais fendas verticais para facilitar a passagem das pessoas. Um dos objetivos, além da privacidade, é evitar a passagem de poeira, especialmente nas portas voltadas para a rua. O resultado é bonito e delicado.

boa ideia para separar o corredor
Imagem: Sneak Peek


Imagem: Kknews


noren / kimono.no-iroha
Imagem: Collector e Co


Imagem: Pinterest


No entanto, o modelo mais fácil de encontrar atualmente são as cortinas em macramê, uma espécie de passamanaria feita de linha grossa ou barbante que se entrelaça formando variados nós e desenhos. Tenho que reconhecer que não é minha opção preferida, pois acho que as cordas em algodão acumulam poeira com maior facilidade, dificultando a conservação.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Macrame Art


Imagem: Pinterest


Grande abraço a todos!!!

5 comentários:

  1. Denis Popp12/6/18

    Quando criança minha mãe se acidentou por causa de uma cortina dessas. Ela vinha correndo e meu avô vinha do outro lado com uma garrafa na mão. Eles não se viram e se bateram. Ela perdeu os dentes da frente. Sofreu a vida toda com próteses e hoje em dia tem implantes. Cuidado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla Maciel11/7/18

      Que história triste, Denis!! ;(
      Fica registrado o alerta!
      Grande abraço

      Excluir
  • Rodrigo e Cláudia16/6/18

    Ótimas inspirações, logo vamos começar nossa decoração, da uma passadinha para conhecer a obra:

    https://swissparkgastandopouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  • Bernardo10/7/18

    Cortinas de porta sempre lembram casa de vó, mas adorei essas idéias. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla Maciel11/9/18

      Eu também acho que traz uma lembrança boa, coisas da infância...
      Grande abraço!

      Excluir

Agora me contem o que acharam do post!!