blog de decoração - Arquitrecos: Transforme seu quintal com poucos recursos .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 18 de junho de 2019

Transforme seu quintal com poucos recursos

Grandes transformações podem ser alcançadas, utilizando poucos recursos. Este é inclusive, um dos principais objetivos deste blog: oferecer opções para proporcionar conforto e prazer em estar em casa, sem que seja necessário gastar muito para isso. Pode parecer algo inatingível, mas quero demonstrar com as imagens abaixo, que é possível ter um recanto de sossego muito confortável em seu quintal, sem que seja necessário contratação de mão de obra ou materiais especiais.

Imagem: Mari Calgari

Um dos meus truques preferidos: criar uma área sombreada. Na maior parte das vezes as pessoas pensam que é necessário fazer um pergolado, mas observem nessa imagem abaixo: foram utilizados caibros de madeira simplesmente fixados no madeiramento do telhado e apoiados no muro. Uma vegetação do tipo trepadeira (vale até chuchu!) garante a sombra nos dias de sol. No mais apenas uma mesa e algumas cadeiras que resistam à chuva e pronto"

Imagem: Architectural Digest

Eu sei que quando temos a oportunidade de criar um espaço como estes muitos ficariam tentados a instalar uma cobertura para proteger o espaço da chuva, mas posso garantir que nem sempre essa é uma boa opção, principalmente porque a casa, dependendo da largura do quintal, perde em ventilação natural. O fato do espaço já funcionar bem nos dias de sol, já é uma grande vantagem.

Imagem: Cote Maison

Exatamente essa "pegada" tem a casa da Érika, cujo perfil maravilhoso você pode acompanhar no Instagram @erikakarpuk. Essa cobertura foi feita com esteira de palha de taboa, e foi feita para durar por um tempo. Quando estragar basta trocar. No piso foi aplicado o mesmo material, mas sobre uma base drenante em material plástico. No canal da Erika no You Tube ela dá todos os detalhes.

Imagem: @erikakarpuk


No mais, para garantir que tudo dure mais tempo, o importante é usar tecidos hidro repelentes, adequados ao uso em áreas externas. Assim podemos garantir que, faça chuva ou faça sol, não será necessário o stress de ter que tirar os objetos e mobiliário do quintal.

Imagem: Las Cositas de Beach


Imagem: Forma Plural


Se não for possível instalar o madeiramento, uma solução provisória são tecidos, que sombreiam e decoram, podendo ser utilizados eventualmente, uma vez que o sol acaba fragilizando o material, se este ficar exposto continuamente.

Imagem: Homeridian


Imagem: Las Cositas de Beach


Imagem: Las Cositas de Beach


As duas soluções abaixo podem parecer muito sofisticadas, mas vou destacar o que realmente faz a diferença e vão notar que não é nada complicado: Os muros foram revestidos em madeira (que podem ser madeira reaproveitada de obra por exemplo). Quando o quintal tem um muro muito grande, ou quando a manutenção ou pintura podem demandar muito trabalho, o revestimento em madeira contribui muito para transformar o espaço, ainda que seja feito em apenas uma área, delimitando um espaço de lazer. Interessante como o resultado pode ter efeitos diferentes entre si.

Imagem: Home Deco


Imagem: Casa Koressawa

E por falar em paredes não poderia deixar de mencionar uma solução sensacional para quintais: os jardins verticais, que podem ser feitos reaproveitando estrados de cama, peças em madeira e ferro ou mesmo cachepôs que tenham sustentação para ir direto à parede.

Imagem: Homeridian


Imagem: Homeridian

 Nessa ideia a atenção às paredes foi estendida ao piso, onde foram instalados ladrilhos hidráulicos que podem ter sido garimpados em lojas de materiais de demolição.

Imagem: Homeridian


Se o foco principal não forem as paredes, uma opção de impacto semelhante é dar um tratamento especial ao piso, que pode receber os mais variados tipos de revestimento, como placas de concreto, ardósia, pedra portuguesa ou mesmo madeira de demolição. Para não ter surpresas desagradáveis no que se refere à drenagem do terreno (acúmulo de águas de chuvas), o ideal é utilizar um piso drenante, sem cimento, para garantir que a água permaneça sendo absorvida pelo solo.

Imagem:Paisagismo Legal


Imagem: Decorfácil


Imagem: Ideias Decor


Esta imagem eu adoro, porque parece super sofisticada, mas se trata de um conjunto de soluções simples: A área coberta foi feita com telha trapezoidal autoportante, que demandam apenas dois apoios, apoiada no muro (economizando na estrutura), e o piso foi revestido com madeira de demolição. Somente isso e o mobiliário para curtir os dias de sol.

Imagem: Las Cositas de Beach


As luminárias do tipo cordão de luz, atualmente são encontradas em lojas de materiais elétricos, inclusive em LED. Além de lindas, já tem cara de festa!

Imagem: Las Cositas de Beach


Se o seu quintal tem algum desnível, avalie se ele pode funcionar como um assento (altura ideal: entre 45 e 50cm). Assim ele pode funcionar como apoio para uma mesa e garantir momentos super agradáveis com a família.

Imagem: Las Cositas de Beach


Última dica: Se a sua cozinha tem alguma parede que dê acesso direto ao quintal, uma ótima alternativa é criar um balcão neste lugar, garantindo que não seja necessário criar um segundo apoio com fogão, pia, etc, e integrando este espaço ao que acontece no quintal.

Imagem: Las Cositas de Beach

Grande abraço a todos!!!!



11 comentários:

  1. Amei todos...como vc tem bom gosto meu Deus...

    ResponderExcluir
  2. Lindas inspirações, amei.

    ResponderExcluir
  3. Thank you so much for the inspiration!
    192.168.l.l

    ResponderExcluir
  4. Cibele1/3/20

    Lindas ideias!!

    ResponderExcluir
  5. Belissimos espaços.Do you have magazine on line.

    ResponderExcluir
  6. Adorei e vou copiar muitos detalhes porque tudo e" lindo !

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo! Amo!1❤

    ResponderExcluir
  8. Amei! Vou seguir muitas dicas!Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  9. "Parabéns ao autor do blog ! As ideias apresentadas aqui são realmente fantásticas. Adoro como o conteúdo aborda o universo do forró de uma forma tão completa e informativa. É ótimo ter um lugar onde posso aprender mais sobre esse estilo que tanto admiro. Continuem com o excelente trabalho!" forrodepalha.com.br

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!