blog de decoração - Arquitrecos: Orquídeas na decoração. Saiba como cultivar. .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Orquídeas na decoração. Saiba como cultivar.

Quem não ama orquídeasAlém de lindas, são duráveis e ótima alternativa para a decoração de um modo geral, pois não exigem muita manutenção, apenas cuidados específicos quanto ao ambiente em que irão viver, seja ao ar livre ou em ambientes fechados, de acordo com o modo em que vivem na natureza.

Imagem: Casa e Jardim

O arranjo de uma coleção de orquídeas organizadas em uma parede ou sobre uma mesa na varanda, criam esta atmosfera de orquidário em casa, perfeito para garantir cuidados especiais a cada espécie em um espaço confortável e visualmente agradável. Garanto que o efeito é muito terapêutico.

Imagem: Pinterest

Existem cerca de 35 mil espécies de orquídeas espalhadas pelo mundo inteiro. Só no Brasil são mais de 3.500 espécies nativas, divididas em mais de mil gêneros diferentes e uma infinidade de variedades de cruzamentos híbridos entre suas espécies. Portanto, a não ser que você seja um especialista em orquídeas, é praticamente impossível identificar uma espécie apenas olhando para ela, sem saber o seu nome científico. Por isso, para saber como cultivar orquídeas é preciso primeiro identificar o seu tipo (nome, espécie, gênero), para a partir disso tentar entender como elas vivem.

Imagem: Casa de Valentina


Como cultivar orquídeas em vasos:
A grande maioria das orquídeas brasileiras são epífitas. Isso significa que elas crescem presas aos troncos das árvores como forma de apoio, se abrigando da luminosidade excessiva, se beneficiando da umidade do local e se alimentando de nutrientes que caem dessas árvores através das suas raízes expostas. No entanto, é perfeitamente possível cultivar orquídeas em ambientes internos, desde que você mantenha alguns cuidados necessários:
  1. Manter a umidade do vaso e do ar parecido com o que ela teria do lado de fora, para evitar a proliferação de fungos e bactérias;
  2. Dispor as orquídeas próximas a uma janela com boa iluminação e ventilaçãoe, em ambientes abertos, protegê-las de ventos fortes;
  3. O vaso ideal é o de barro ou de fibra de coco, pois são mais porosos e favorecem a drenagem da água, mantendo a umidade por mais tempo e evitando que as raízes apodreçam;
  4. Por fim,  é só seguir algumas regrinhas quanto a como cultivar orquídeas em vasos, em relação à regas, adubo, poda, substrato, replantio etc. 
Imagem: Casa 1202

Objetos e utensílios como bules, conchas e recipientes em vidro são perfeitos para formar arranjos muito interessantes com orquídeas, pois como são espécies que não demandam rega diária, não precisam de pratinhos para contenção da água.

Imagem: One Architecture


Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Fancy Look


E para quem pensa que o uso de flores está limitado aos ambientes sociais da casa, algumas imagens de banheiros que ganham um ar de aconchego e sofisticação com estas flores.

Imagem: Follow the Colors


Imagem: Viva Decora

Iluminação ideal
Quanto à iluminação, a incidência direta dos raios solares pode queimar suas folhagens, portanto o ideal é meia-sombra. No entanto, a quantidade de luz adequada será determinada pela sua espécie, pois cada uma cresce em um ambiente diferente. A quantidade de luz ideal é sol pela manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas).

Imagem: Viva Decora


Substrato indicado
Para cultivar orquídeas em vaso, é preciso entender que elas vivem sobre substratos, com suas raízes expostas para poder respirar. Normalmente, o substrato ideal para orquídeas em vasos são os mais porosos, como chips de fibra de coco, musgos, nó de pinho, carvão vegetal, britas, cascalhos e cascas de madeira, que além de decorar, vão conservar a água no vaso por mais tempo e escoar o excesso. Esses substratos também devem ser trocado a cada dois anos, para evitar que o material entre em decomposição e comprometa a saúde da planta.

Imagem: Viva Decora

Irrigação
De um modo geral, a maioria das orquídeas não se adaptam ao excesso de água. Por isso, é importante controlar as suas regas e manter a umidade sob controle para evitar que as raízes apodreçam.

No entanto, não há uma quantidade de regas específica, pois isso vai variar de acordo com a época do ano, o local de cultivo e o tipo de substrato utilizado no vaso. O ideal é regar pelo menos duas vezes por semana em dias mais quentes ou apenas quando o substrato estiver totalmente seco.

Imagem: Casa e Jardim

Adubação
A adubação das orquídeas pode ser bem simples e, de preferência, com poucos produtos químicos. Há quem utilize ingredientes caseiros, como a canela em pó e o sabão de coco, farinha de osso, torta de neem, torta de mamona, entre outros.  

O importante em como cultivar orquídeas é fazer uma adubação semanal com adubos orgânicos ou trimestral com adubos químicos, no caso dos ambientes fechados, pois o orgânico costuma atrair insetos. No caso dos adubos químicos, uma boa opção é o NPK 20-20-20.

Imagem relacionada
Imagem: Flores cultura Mix

Plantio de orquídeas em troncos
Para plantar a sua orquídea no tronco de uma árvore, retire-a do vaso, removendo boa parte do substrato em que ela se encontra. Em seguida, coloque um pouco de musgo entre suas raízes e o tronco da sua árvore para manter a umidade. Para ajudar na sua fixação, amarre-a em volta do tronco com uma meia-calça velha ou um barbante de algodão.

A grande vantagem de se plantar orquídeas em árvores, é não precisar se preocupar adubação e nem de regas, desde que as chuvas no local sejam suficientes. Todos os nutrientes que ela precisa, ela vai retirar da natureza.

Viram? Agora ficou fácil ter a sua orquídea em casa!!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas, me inspiraram a decorar meu apartamento com uma decoração bem bonita. Comprei lindos papéis de parede com ótima qualidade e custo benefício. Pra quem se interessar o site da loja é esse: https://www.laradesivos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Wow! These ideas are so brilliant! Thank you for sharing!
    gmail email login

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13/5/23

    Amei o blog 🤩 Para ajudar vou deixar uma dica. A muitoo tempo procurava um Orquidário produtor de cattleyas e Phalaenopsis (orquidea borboleta) que amo, e achei este site https://comprarorquidea.com.br/ eles tem muita opção e os preços otimos, comprei 3 vezes minhas bebes lá

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!