Como a maioria de nós sabe, uma das etapas mais caras de uma reforma é a etapa da marcenaria. Isso porque os armários, especialmente em quartos e cozinhas, demandam muito espaço de armazenamento. Se o projeto demanda muitas divisões internas e ferragens, especialmente gavetas, este valor aumenta consideravelmente.
Uma opção que há muito era utilizada apenas para dividir ambientes eram as estantes em gesso. Atualmente esta opção tem sido utilizada com frequência nos armários para roupas e armários de cozinha, resultando em uma economia de até 60% em relação aos armários de embutir convencionais em mdf. Além da economia, o material permite o planejamento das divisões internas e a incorporação de portas e gavetas em seus nichos. As divisórias são compostas por chapas de gesso revestido pelo papel acartonado, parafusadas em estruturas metálicas. Com isso, consegue ser moldado sem sofrer trincas e ganham maior resistência.
Imagem: Deco Cuartos
Uma opção econômica, e evita que o interior dos armários fique à mostra, é o uso de cortinas e cestos organizadores, adaptados às dimensões dos nichos existentes. O resultado não fica com aspecto de improviso e o fechamento ajuda a evitar o pó. Esta solução é perfeita para lugares com problemas de ventilação, pois o gesso absorve a umidade, evitando mofo. O espaço interno fica sempre ventilado.
Imagem: Casa Très Chic
A opção abaixo alterna divisórias em gesso a prateleiras em madeira.
Imagem: Casa Vogue

Imagem: Histórias de Casa
Se as portas forem realmente indispensáveis, principalmente em locais com muita poeira, as divisórias em gesso permitem a instalação de portas (e prateleiras) em vidro ou madeira. A espessura das divisórias e prateleiras variam entre 5 e 7 cm, dependendo do tipo de estrutura utilizada no "esqueleto" metálico do armário, internamente às placas de gesso acartonado. Outra grande vantagem do armário em gesso é que permite a passagem de fiação para iluminação, embutida na estrutura.
Imagem: Pinterest
Imagem: Board Partner
Imagem: Etsoto
Imagem: Etsoto
Imagem: Mi Casa Revista
Os armários sem portas demandam um pouco mais de organização, mas gosto do efeito em geral. Para aqueles que não gostam da exposição do interior, a solução pode ser usada em closets fechados.
Imagem: Histórias de Casa
Observem na imagem abaixo que a cortina está instalada na divisória de vidro, garantindo a possibilidade de fechamento, quando necessário.
Imagem: Decoratrend
Imagem: Casa Très Chic

Imagem: Blog do Gesseiro

Imagem: Viva Decora

Imagem: Retrica
As estantes em gesso são usadas há mais tempo na decoração. Verifiquem nestas duas primeiras imagens a diferença na espessura dos perfis.
Imagem: Casa Très Chic
Imagem: Futurista Archictecture
Eu adoro prateleiras nas áreas de circulação, pois garantem função a este espaço.
Imagem: Klikk
Imagem: Casa Très Chic
A mesma estética das divisórias em gesso pode ser alcançada com divisórias em concreto ou alvenaria, indicadas principalmente para áreas molhadas, onde o gesso não resiste com eficiência.
Imagem: Like a Lady

Imagem: Histórias de Casa
Esta opção não é feita em gesso, mas gostei da opção econômica de armário feito com prateleiras, mãos francesas e caixas plásticas.
Imagem: Histórias de Casa
Imagem: Histórias de Casa
- Como pintar mobiliário em drywall? O processo de pintura é o mesmo usado nos forros e paredes de gesso, ou seja, aplicar a massa corrida, lixar e depois pintar com tinta acrílica ou epóxi. Aconselhamos não usar tinta fosca, pois é mais difícil para limpeza.
- Pode colar papel de parede ou revestir com cerâmica os móveis de gesso? Sim, pode ser usado qualquer tipo de revestimento sobre o drywall. O processo é o mesmo de quando colamos revestimentos na alvenaria na alvenaria. (Saiba mais)
- Qual o preço de uma estante de drywall? Normalmente cobra-se por metro quadrado e o preço varia de região para região, mas segundo meus conhecimentos móveis, nichos e estantes em drywall fica até 50% mais barato que madeira.
- Os cantos e quinas ficam muito frágeis? Com certeza o gesso é mais frágil que a madeira, mas se o profissional que executar o trabalho usar as fitas de canto específicas para esse fim, o seu móveis ficam tão resistentes quanto a madeira. ( A fita de canto é composta de papel e duas tiras de alumínio e não somente papel como as fitas de tratamento de juntas).
- Posso colocar portas de correr ou de dobradiça em meus armários de drywall? Pode sim, quando previsto em projeto podemos fixar qualquer objeto no gesso acartonado, inclusive portas, prateleiras, cabideiros, tvs e gavetas.
Uma imagem de como funciona a estrutura interna e o revestimento em placas.

Grande abraço a todos!!!
Interessantíssimo e da hora esse seu trabalho de reunir todas essas sugestões e possibilidades alternativas ao uso de madeira.
ResponderExcluirExcelente post como sempre.
Obrigada Celvinha!!!
ExcluirThis is so inspiring~ Thank you for sharing these photos!
ResponderExcluirhotmail login account
very nice pics and the creativity is through the roof. lots of great ideas I'm taking away from this. www.fandangonow.com/activate
ResponderExcluirNossa, ficou lindo demais! Obrigada e parabéns pelo lindo trabalho!
ResponderExcluirAlguém sabe informar quem faz este tipo de serviço em juiz de fora.
ResponderExcluirThis plate forum is a helpful overview of the particular topic and very actionable. Interesting approach! Thanks for sharing.
ResponderExcluirExcelente ideias inclusive as cores suaves e o Branco sem comentários É melhor. Nico
ResponderExcluirCheguei aqui por acaso e estou apaixonada!! Não consigo parar de ler!! Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar informações tão úteis e de forma tão simples e acessível!
ResponderExcluirWoooooow!!!
ResponderExcluirEsclarecedor d+!
Adorando.. Somente gratidão pelos conhecimentos partilhados e ótimas dicas! Amei amei @--
Adorei as referências. To quebrando cabeça pra mandar fazer umas prateleiras pro meu armario que é de alvenaria no ape que aluguei agora.
ResponderExcluir