blog de decoração - Arquitrecos: Faça seu Calendário do Advento! .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Faça seu Calendário do Advento!

Sim, podem me dizer que sou "a louca" do calendário do advento, sem problemas, eu aceito o título humildemente...rssss. Isso porque quem acompanha o blog nestes quase 08 anos sabe que este assunto vem à tona em todos os natais. Eu adoro a ideia de fazer a contagem regressiva para o natal dessa forma tão carinhosa e trazer o clima de natal mais cedo para nossa casa.

O calendário do advento faz parte de um antigo costume alemão e consiste basicamente em uma forma de contagem de dias de dezembro a partir do 01.12 até o dia 24, a noite de Natal, data com significado especial para todos os cristãos e importante para famílias das mais diversas culturas. O hábito começou com os luteranos e data do início do século XIX. Inicialmente, as famílias marcavam com giz os dias que antecediam a cerimônia de Natal no calendário usual e então, ao poucos, a tradição foi ganhando formas lúdicas e se tornou brincadeira entre as crianças.

A partir da ideia inicial a criatividade das aplicações deste tipo de calendário tomou forma, e então surgiram as ideias criativas para surpreender a família todos os dias. Pode ser um doce, um bilhetinho, orações ou até um enfeite para a decoração da árvore, que vai se completando até o Natal. Para começar o meu tipo preferido de calendário, feito com materiais reciclados como vidros de conservas...

Imagem: Brigitte


Imagem: Brigitte


Imagem: Pleapotes

Até embalagens do tipo longa vida!!

Imagem: Brigitte

Este é conhecido aqui no blog e um de meus preferidos... calendário do advento feito com o miolo dos rolos de papel higiênico. Eu já fiz um destes na minha casa, para a minha sobrinha, vocês podem ver neste link do Instagram do blog. Quer fazer o seu? Tem passo a passo! Basta clicar no texto.


Esta belezinha abaixo é ainda mais fácil de fazer. Sabe aquela forma para muffins com 24 furinhos? Só é preciso isso!! Aprenda a fazer (com as tampinhas para imprimir) AQUI.

Imagem: Casa Abril

Outra maneira simples de fazer um calendário do advento é usar envelopes, que podem ser dispostos sobre uma base e expostos na parede. Este primeiro é o tipo perfeito para alguém que gosta de trabalhos manuais, presenteando com botões, linhas e outros aviamentos.

Imagem: Etsy

Uma maneira fofa de organizar os envelopes é guardá-los em uma caxinha especial e caprichar no fechamento com enfeites de natal, fitas ou barbantes coloridos.

Imagem: Solebith


Imagem: Dawanda

Imagem: Kleines Feines Nesrchen


Imagem: Apartment Therapy


Imagem: Casa Abril


Imagem: Real Simple

Vocês podem se perguntar sobre o que caberia em envelopes tão pequenos... a ideia do calendário não é estimular o consumo, mas envolver as pessoas com o espírito de natal. Uma ideia é deixar bilhetes do tipo "vale-presente" que podem ser "fazer um chocolate quente", "escolher um brinquedo para doação", "passar o dia inteiro de pijamas" e tudo mais que a imaginação mandar. Abaixo deixo dois modelos que estão em inglês, mas que você pode usar como base para fazer os seus bilhetes.

Holiday ideas


a little delightful: {printable} Advent Calendar Activity Cards

Este calendário é feito de latinhas em vários tamanhos.

Imagem: Brigitte


Este de latinha com imãs é perfeito para deixar na porta da geladeira.
 Aprenda a fazer clicando sobre o texto.


Imagem: Double the Batch

Imagem: Pinterest

Pedidos no Pote!!

Resultado de imagem para calendrier de l avent dans bocal
Imagem: Kiddley

E então? Vamos aproveitar esta última semana de novembro e providenciar um calendário para chamara de seu? Grande abraço natalino a todos!!!!


2 comentários:

  1. Sempre me cativaram os calendários do advento, e embora todos os anos por esta altura pensasse em criar um, nunca fiz ou porque já era tarde e não havia tempo, ou porque não sabia o que fazer para ser original e fui ficando assim: com vontade e sem fazer. Este ano, voltei a pensar nisso mas já não tenho crianças em casa, para pequenos presentes ou brincadeiras e as atividades que gostaria de ver em cada dia, não são muito do agrado da familia, de uma forma geral, então optei por criar uma espécie de calendário virtual: como tenho o meu blogue um pouco abandonado por falta de tempo, vou tentar em cada dia, fazê-lo ressaltar com uma publicação: imagem, frase, etc. Se me autorizar usarei o link do seu blogue para o 1º dia - amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!!! Fique à vontade, pode usar sim!
      Adorei sua nova forma de representar o calendário do advento, de forma virtual. O que importa é trazer para perto o espírito de natal, que só nos leva a bons pensamentos e momentos.
      Grande abraço!!!

      Excluir

Agora me contem o que acharam do post!!