blog de decoração - Arquitrecos: Como transformar sua cozinha convencional usando poucos recursos .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Como transformar sua cozinha convencional usando poucos recursos

O que diferencia aquela cozinha nossa de todo dia das cozinhas cheias de charme que vemos nas revistas? Quer saber? Às vezes, muito pouco. Uma cozinha padrão, funcional, pode ganhar novos ares com poucos recursos, e muitas vezes custando quase nada. Vejam abaixo os recursos que resultam no maior impacto, com melhor custo-benefício.

01 - Revestimentos de destaque
Com certeza este é o recurso mais eficiente na hora de transformar um ambiente. Não estou falando de troca geral de revestimentos, mas a criação de uma parede de destaque em uma cozinha de paredes brancas, como nos três exemplos abaixo. Nestes casos a parede consiste em mosaicos de azulejos, que demandam a remoção do revestimento existente, pois compreendem a parede atrás do fogão, que recebe calor e umidade.

Imagem: UOL


Imagem: Eliane





Imagem: Casa Abril


Se a parede escolhida ficar sobre a bancada da pia por exemplo, a transformação pode ser feita simplesmente com azulejos adesivos, e garantir efeito muito similar, sem necessidade de obras.

Imagem: Vallori

Nesta cozinha foi mantido o piso original em blocos de tijolos de pavimentação, e instalado o revestimento padrão metrô em um lindo tom de verde. Neste caso, como a cerâmica ocupa toda a extensão da parede, o recurso de sobreposição ao azulejo existente é viável e mais prática.

Imagem: Apartment Therapy


02 - Sobreposição ou substituição de piso
Muitas cozinhas que visito ainda possuem pisos antigos, dos tempos em que as cerâmicas tinhas bordas abauladas e demandavam rejuntes mais largos. Este tipo de piso, além de não ser prático, porque acumula resíduos nos rejuntes, resulta em um espaço "poluído" visualmente. Na maioria das vezes, a simples troca por um piso em placas maiores, em peças retificadas, instaladas com junta seca (conforme indicação do fabricante) já é o suficiente para o espaço parecer muito maior. Uma dica para ampliar esta sensação é revestir as bases em alvenaria no mesmo revestimento do piso, garantindo sua continuidade, como na imagem abaixo.

Imagem: Arquitetura e Construção


E se a vontade for instalar um piso que realmente faça toda a diferença e se torne o elemento de destaque do ambiente, uma alternativa muito interessante é usar pisos decorados, que podem ser em lajota hidráulicas ou porcelanatos retificados, que atualmente são encontrados em versões estampadas, que trazem aquele ar de aconchego, mesmo na mais moderna das cozinhas.

Imagem: Decorfácil

03 - Tijolinho aparente
Em matéria de sensação de aconchego não tem outro, o tijolinho aparente é imbatível! Se você não tiver o privilégio de descascar uma parede e encontrar este tesouro escondido, vale a pena investir em um revestimento com este acabamento. Atualmente existem tijolinhos perfeitos feitos em placas de cimento, mais sustentáveis, pois não demandam queima, como os da linha Brique, da Passeio Revestimentos (custam em média R$ 139,00 o m2).

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Las Cositas de Beach e Eau


Imagem: My Domaine

Dá para acreditar que este revestimento é feito de cimento???

#Repost @anapaulazontaarquitetura ・・・ Nosso Brique sempre presente nos projetos!  #revestimento #cimenticio #passeiorevestimentos #brique #brique10 #tijolinho


04 - A madeira está de volta!
Se você tem um armário revestido em madeira na sua cor natural a dica é utilizar uma boa dose de tons claros nos outros componentes do espaço, como o piso, os revestimentos ou simplesmente revestir (ou pintar) parte dos armários, para equilibrar a quantidade de madeira.

Imagem: Archdigest


Uma observação: sim senhores, a fórmica brilhante está de volta com tudo!

Imagem: Casa de Valentina

 A madeira em um tom claro permite até a ousadia no uso do preto, criando um efeito super moderno.

Imagem: Casa de Valentina

Aqui apenas um trecho da cozinha foi revestido, usado sobre a cerâmica. Este efeito é possível usando peças de piso vinílico padrão madeira, super fáceis de instalar, especialmente em versões autoadesivas.


Imagem: Tudo Construção


 Um detalhe inusitado nesta cozinha: A rodabancada foi feito com vidro! Se você usar um vidro laminado, que permite o uso de película colorida, a quantidade de opções vai longe!

Imagem: Histórias de Casa

Vamos dar um "up" nesta cozinha??

Grande abraço a todos!

Um comentário:

  1. I love it! Thank you for sharing these beautiful and inspiring designs.
    webstagram

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!