blog de decoração - Arquitrecos: Cortinas de porta - Um pedacinho do charme do interior em sua casa .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Cortinas de porta - Um pedacinho do charme do interior em sua casa

Eu de vez em quando falo deste assunto aqui no blog, e estes dias vi este post do site Casa e Jardim e achei muito interessante saber um pouco mais sobre o significado e benefícios deste recurso:

MEMÓRIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DA CORTINA DE PORTA 

De fuxico, de bambu, de plástico, a cortina de porta faz parte de todo sítio, de toda casa de avó e de muitos outros lugares quentes e rurais mundo afora. Mas, afinal de contas, para que serve a cortina de porta? Segundo o designer de interiores Jéthero Miranda, professor do Centro Universitário Belas Artes, além do papel decorativo, a peça dá privacidade aos ambientes sem abafá-los. Outro aspecto, ressaltado pelo artesão José Pedro da Silva, conhecido em Curitiba como Zé do Bambu, é dificultar a passagem de mosquitos. “Quando é feita de bambu, também alivia o calor e, por fazer barulho, espanta os insetos”, diz. De acordo com Lina Saheki — especialista em cultura oriental e diretora do Centro Cultural Tomodachi —, no Japão colocam-se cortinas como essa, por vezes enfeitadas com origamis, nas portas de casas e estabelecimentos comerciais. O objetivo é “varrer os maus espíritos”, mantendo os locais livres de energias negativas. (Fonte: Casa e Jardim)

imagem: Living Inside / Casa e Jardim

O modelo clássico, que habita o imaginário da infância são os modelos em bambu. 

Imagem: Casa e Jardim

Algumas variações em materiais como feltro e corda dão um visual mais moderno à cortina, funcionando inclusive como uma divisória de ambientes.

Imagem: Wave Avenue


Resultado de imagem para rope room divider
Imagem: Um Brinco

Uma cortina de porta muito linda é a Noren (のれん), cortina tradicional japonesa usada como divisória para separar os cômodos de uma casa ou de um estabelecimento ou usada em portas, paredes ou janelas. Normalmente, o noren é feito de tecido retangular, com uma ou mais fendas verticais para facilitar a passagem das pessoas. Um dos objetivos, além da privacidade, é evitar a passagem de poeira, especialmente nas portas voltadas para a rua. O resultado é bonito e delicado.

boa ideia para separar o corredor
Imagem: Sneak Peek


Imagem: Kknews


noren / kimono.no-iroha
Imagem: Collector e Co


Imagem: Pinterest


No entanto, o modelo mais fácil de encontrar atualmente são as cortinas em macramê, uma espécie de passamanaria feita de linha grossa ou barbante que se entrelaça formando variados nós e desenhos. Tenho que reconhecer que não é minha opção preferida, pois acho que as cordas em algodão acumulam poeira com maior facilidade, dificultando a conservação.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Macrame Art


Imagem: Pinterest


Grande abraço a todos!!!

6 comentários:

  1. Quando criança minha mãe se acidentou por causa de uma cortina dessas. Ela vinha correndo e meu avô vinha do outro lado com uma garrafa na mão. Eles não se viram e se bateram. Ela perdeu os dentes da frente. Sofreu a vida toda com próteses e hoje em dia tem implantes. Cuidado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história triste, Denis!! ;(
      Fica registrado o alerta!
      Grande abraço

      Excluir
  2. Ótimas inspirações, logo vamos começar nossa decoração, da uma passadinha para conhecer a obra:

    https://swissparkgastandopouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cortinas de porta sempre lembram casa de vó, mas adorei essas idéias. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que traz uma lembrança boa, coisas da infância...
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Anônimo28/1/23

    Onde eu posso comprar cortinas diferenciadas? Estou buscando pra minha sala e pra minha cozinha

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!