blog de decoração - Arquitrecos: junho 2018 .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Cortinas de porta - Um pedacinho do charme do interior em sua casa

Eu de vez em quando falo deste assunto aqui no blog, e estes dias vi este post do site Casa e Jardim e achei muito interessante saber um pouco mais sobre o significado e benefícios deste recurso:

MEMÓRIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DA CORTINA DE PORTA 

De fuxico, de bambu, de plástico, a cortina de porta faz parte de todo sítio, de toda casa de avó e de muitos outros lugares quentes e rurais mundo afora. Mas, afinal de contas, para que serve a cortina de porta? Segundo o designer de interiores Jéthero Miranda, professor do Centro Universitário Belas Artes, além do papel decorativo, a peça dá privacidade aos ambientes sem abafá-los. Outro aspecto, ressaltado pelo artesão José Pedro da Silva, conhecido em Curitiba como Zé do Bambu, é dificultar a passagem de mosquitos. “Quando é feita de bambu, também alivia o calor e, por fazer barulho, espanta os insetos”, diz. De acordo com Lina Saheki — especialista em cultura oriental e diretora do Centro Cultural Tomodachi —, no Japão colocam-se cortinas como essa, por vezes enfeitadas com origamis, nas portas de casas e estabelecimentos comerciais. O objetivo é “varrer os maus espíritos”, mantendo os locais livres de energias negativas. (Fonte: Casa e Jardim)

imagem: Living Inside / Casa e Jardim

O modelo clássico, que habita o imaginário da infância são os modelos em bambu. 

Imagem: Casa e Jardim

Algumas variações em materiais como feltro e corda dão um visual mais moderno à cortina, funcionando inclusive como uma divisória de ambientes.

Imagem: Wave Avenue


Resultado de imagem para rope room divider
Imagem: Um Brinco

Uma cortina de porta muito linda é a Noren (のれん), cortina tradicional japonesa usada como divisória para separar os cômodos de uma casa ou de um estabelecimento ou usada em portas, paredes ou janelas. Normalmente, o noren é feito de tecido retangular, com uma ou mais fendas verticais para facilitar a passagem das pessoas. Um dos objetivos, além da privacidade, é evitar a passagem de poeira, especialmente nas portas voltadas para a rua. O resultado é bonito e delicado.

boa ideia para separar o corredor
Imagem: Sneak Peek


Imagem: Kknews


noren / kimono.no-iroha
Imagem: Collector e Co


Imagem: Pinterest


No entanto, o modelo mais fácil de encontrar atualmente são as cortinas em macramê, uma espécie de passamanaria feita de linha grossa ou barbante que se entrelaça formando variados nós e desenhos. Tenho que reconhecer que não é minha opção preferida, pois acho que as cordas em algodão acumulam poeira com maior facilidade, dificultando a conservação.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Macrame Art


Imagem: Pinterest


Grande abraço a todos!!!

terça-feira, 5 de junho de 2018

Salas com mais de um sofá: Precisam combinar entre si?

Acreditam que esta é uma das maiores dúvidas das pessoas na hora de decorar? E não é por acaso, afinal um jogo de sofás tem grande volume, e bastante presença na decoração. Atualmente a maioria das salas, principalmente por conta das limitações de espaço, possuem um grande sofá e no máximo algum apoio como bancos ou cadeiras. Mas o que fazer quando se tem espaço disponível e são necessários mais assentos?

A resposta a esta pergunta é simples e cheia de possibilidades: Vale apostar em um jogo de sofás (lembram que era comum a venda de jogos de sofás de 02 + 03 lugares?), dois sofás de tamanhos iguais, sofá + poltronas, sofá + chaise... e vocês vão ver nas imagens que eles podem ou não ser do mesmo modelo ou cor, criando efeitos bem diferentes entre si. 

Resultado de imagem para A ausência de varanda gourmet foi compensada com a incorporação do terraço ao living, onde agora há um balanço e vasos. A decoração tem a cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha. Projeto da arquiteta Julliana Camargo
Projeto: Paola Ribeiro Imagem: Casa e Jardim

Nestas primeiras imagens temos ótimos exemplos de jogos de sofás com modelos iguais, resultando em layouts distintos, seja dispostos em L ou um em frente ao outro, o que depende sempre de como a circulação funciona melhor no espaço. Outra característica destes primeiros exemplos é o uso de cores neutras, que funcionam como uma base para a decoração, onde os toques de cor ficam por conta dos detalhes como tapetes, almofadas, quadros, etc.

Resultado de imagem para sala com dois sofás
Imagem: Assim eu Gosto


Imagem relacionada


Imagem: Maria Brasil Arquitetura


Resultado de imagem para A casa tem história: construída no século 18, pertenceu à nobreza do Rio de Janeiro e nos anos 1980 virou bordel. Restaurada pelo morador Luciano Cavalcanti de Albuquerque, a sala tem parede de tijolos aparentes que lembram o passado da construção
Imagem: Casa e Jardim


Sofás em cores neutras, mesmo sendo elementos de grande volume,  não ficam limitados às cores claras. Tons como grafite, cinza e preto também possibilitam esta liberdade no uso de cores reservado aos demais elementos. O único critério é o espaço: cores mais claras ocupam um menor volume visual. Mas se você tem um espaço grande e bem iluminado, pode usar cores escuras sem medo.

Imagem: Indo Gate 


Imagem: Citrine Living


Agora vamos à prova que descombinar também é sensacional! E quando digo descombinar é de verdade. Não é necessário compromisso sequer com o modelo de sofá. Usar e abusar das cores resulta em uma decoração cheia de estilo e personalidade.




Outra opção descombinada que eu gosto muito é a composição de sofá + poltronas. Muitas, muitas possibilidades podem surgir daí, tanto no que diz respeito às cores e modelos, quanto à maior flexibilidade na distribuição dos móveis, resultando em um espaço mais fluido. É possível identificar isto claramente na imagem abaixo: mesmo sem muito espaço disponível, foram dispostas duas poltronas junto ao armário, o que seria inviável se fosse um segundo sofá por exemplo.

3-sala de tv pequena e confortável
Imagem: Limaonagua


Imagem: Casa Claudia


Imagem: Pinterest


Imagem: Decor Dove 


Imagem: Arkpad