Verão chegando, sempre fica aquela dúvida sobre o modelo ideal de ar condicionado a instalar. Considero os aparelhos do tipo Split os modelos ideais, tanto para climatizar ambientes residenciais quanto comerciais, de forma eficiente, sem interferir negativamente na decoração e com boa eficiência no gasto de energia elétrica. O modelo split é composto por duas unidades separadas: 01) a evaporadora (aparelho que fica à mostra na parede e libera o ar gelado) e, 02) a condensadora (que deve ser instalada em uma área externa ou com abertura para fora, como as varandas). Seu modelo mais eficiente consiste no sistema inverter, que é capaz de atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la constante, com ruído menor e pouca oscilação de energia, tornando-o até 70% mais econômico do que os aparelhos tradicionais de janela. Para avaliar vários modelos clique aqui.
Imagem: Histórias de Casa
Imagem: Histórias de Casa
Um aspecto importante a considerar antes de instalar um aparelho do tipo split é que, em prédios antigos, é quase impossível fugir da obra de pré-instalação para embutir os dutos e os fios do split. Soluções de marcenaria ou em gesso ajudam a camuflar os canos quando a quebradeira se tornar inviável. As construções novas já contam com s instalações de dutos e ponto de eletricidade prontos.
Imagem: A Mãe Coruja
Imagem: Histórias de Casa
Imagem: Marília Veiga Interiores
Imagem: Casa e Cia
Algumas soluções de decoração camuflam a unidade evaporadora em caixas de marcenaria, no entanto eu considero que esta medida pode comprometer a eficiência do equipamento e aumentar o gasto de energia elétrica. Se for inaceitável para o proprietário ter o aparelho aparente ficam algumas ideias para esconder a unidade evaporadora.
Imagem: Casa e Jardim
Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue
Imagem: Eloy Freitas
Imagem: Matheus Guindani
Imagem: Simples Decoração
Quase toda fachada de edifícios comerciais e residenciais atualmente possui áreas ventiladas com telas e grades para acomodar de forma camuflada as unidades condensadoras dos aparelhos de ar condicionado. Soluções similares podem ser adotadas naqueles apartamentos que não possuem infraestrutura pronta para esta instalação. Para isto basta instalar as unidades na varanda e escondê-las utilizando uma grade ventilada em madeira, ferro ou alumínio. Importante que esta seja móvel, para garantir a manutenção dos equipamentos quando necessário.
Imagem: Homens da Casa

DICA IMPORTANTE: No site da DUFRIO você encontra uma calculadora onde insere informações sobre dimensões do espaço, horário de exposição ao sol, quantidade de eletrônicos e o programa dimensiona a quantidade de BTUs adequada.
*Post Publieditorial - Dufrio*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora me contem o que acharam do post!!