blog de decoração - Arquitrecos: Uma nova chance ao seu piso em tacos de madeira: o que saber sobre o novo sinteco. .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Uma nova chance ao seu piso em tacos de madeira: o que saber sobre o novo sinteco.

O título do post ficou parecendo um apelo? Se ficou esta era a intenção... Quando vou realizar uma reforma fico feliz da vida quando encontro um piso de madeira, principalmente se for uma linda paginação em tacos bem conservada pelo tempo. No entanto, para os moradores na maior parte das vezes este piso não é visto assim principalmente se a pessoa já reside no local há muito tempo e sonha com o visual limpo dos pisos em porcelanato... por isso o post: dê uma segunda chance ao seu piso em madeira!!

Eu entendo totalmente a desilusão de quem convive com este piso há muito tempo, pois já passei pela fase cera líquida + escovão... (isso mesmo, antes da enceradeira a gente dava brilho no piso com um escovão super tosco e pesado em ferro: mostro um espécime raro no fim do post...rsss). Mas estes tempos acabaram!!! Estes pisos ganham vida nova com o acabamento em sinteco, especialmente o sinteco fosco que fica lindo, dura bastante tempo e demanda limpeza apenas com pano úmido e nada de cera. Além disto fica lindo demais e o espaço fica moderno, aconchegante e cheio de personalidade como podem ver nas imagens abaixo. 

Imagem: Histórias de Casa

Imagem: Histórias de Casa


 Uma das maneiras mais eficazes de modernizar o acabamento para este piso são os rodapés altos (15 a 20cm) na cor branca. O acabamento valoriza muito o piso de madeira. Puro luxo!

Imagem: Casa Cláudia


Imagem: Casa Vogue


Ao contrário do que se possa imaginar, mesmo com um desenho tão marcante e a variação de tons própria deste piso, ele aceita muito bem combinações com materiais com outras texturas como o tijolo aparente por exemplo. Neste primeiro caso o efeito foi suavizado com a pintura branca e a faixa larga de madeira branca fazendo a transição entre os dois materiais.

Resultado de imagem para room
Imagem: Casa Cláudia





Cores também são permitidas (e muito bem vindas) seja nos móveis, acessórios ou paredes.

Uma nova entrada para mudar a cara do apartamento - Mostarda Quente, ref. 20YY 34/700, da Coral:
Imagem: Minha Casa


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Arquitetura BH


Imagem: Achados de Decoração


Se a cor predominante de madeira incomodar ou a intenção for suavizar as cores do ambiente opte por paredes e móveis claros e demarque alguns espaços com tapetes em tom mais claro que o piso.

Imagem: Casa de Amados


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Estilo UOL


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Iná Arquitetura


Imagem: Minha Casa


O rodapé baixinho da próxima imagem é um tipo de cantoneira usada principalmente para dar acabamento em pisos laminados. Sugiro sempre o uso de um rodapé alto na cor branca para valorizar o piso de madeira e fazer com que o pé direito pareça mais alto.

Imagem: Iná Arquitetura


Imagem: Iná Arquitetura


O sinteco com acabamento fosco é a opção que dá um efeito mais contemporâneo e valoriza o acabamento e cores naturais da madeira. Tem ainda a vantagem de ser o sinteco mais duradouro.

Imagem: Habitíssimo


Já perceberam que o taco de madeira é permitido inclusive em cozinhas? Um bom sinteco garante a durabilidade e claro, uma mudança de hábitos do tipo: nada de jogar água no piso...

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa Cláudia


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Decor Salteado


Caso ainda não queira arriscar, existe a opção de usar um piso frio na cozinha, pois a transição entre os materiais proporciona efeitos muito interessantes também, seja este liso ou estampado.

Imagem: Decor Salteado


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Decora Mundo


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Paginações estampadas ou usando dois ou mais tons de madeira dão destaque especial ao piso. De um modo geral limita um pouco o uso de estampas no restante do ambiente, mas como podem ver na foto abaixo isso não é uma regra, tem mais a ver com o gosto pessoal do morador.

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Histórias de Casa

Agora vamos falar mais detalhadamente sobre o sinteco. Para começar, a diferença de valor (e quantidade de mão de obra, entulhos, etc) é enorme com relação a uma troca de piso: Para ter uma ideia eu fiz uma comparação recente entre a recuperação do piso x instalação de porcelanato: O valor de instalação de um piso novo é em média 350% (trezentos e cinquenta por cento) superior à recuperação/sinteco do piso em taco. Demanda além do material (argamassa / piso em porcelanato) muito mais mão de obra (demolição / remoção de entulho / recomposição do contrapiso / instalação do piso em porcelanato). A recuperação do piso / sinteco custa em média R$ 45,00 por metro quadrado.

Mais algumas informações importantes encontrei super bem detalhadas no site: Assim eu Gosto e eu replico aqui a excelente pesquisa: 

(Fonte: Assim eu Gosto - Tacos de Madeira) Os tacos são feitos em madeira maciça e instalados um a um com cola de poliuretano sobre o contrapiso. As opções de madeira são várias, cada uma com suas características físicas e estéticas. A medida mais comum é 7 x 21cm, mas o mercado oferece inúmeras opções: 10 x 21cm,  7 x 42cm, 19 x 50cm, 19 x 70cm… todas com 2cm de espessura. Além das diversas opções de paginação:

tipos-de-paginação-para-taco

RECUPERAÇÃO
A madeira é um material macio e sofre com os esforços de uso, podendo lascar, arranhar, trincar, soltar e perder o brilho.  Mas, como eu disse, uma das maiores vantagens dos tacos de madeira é o fato de serem recuperáveis. Além de renovados eles podem ser tingidos ou clareados.
O serviço de recuperação consiste em: colar os tacos que porventura estejam soltos; lixar a madeira até nivelar; passar uma massa acrílica para preencher os rejuntes; aplicar o acabamento, que pode ser uma resina à base d’água ou um verniz fosco, semi-fosco ou brilhante.
A resina á base d’água tem uma grande vantagem: depois de aplicada pela primeira vez não é necessário lixar novamente, e a reaplicação só é necessária a cada 10 anos. Entre as opções de verniz, o acabamento fosco é o mais durável e atual.
Nem sempre a recuperação de um piso antigo é possível porque cada raspagem consome de 2 a 3 mm e o taco original, de madeira maciça) tem 2cm de espessura. Em geral ele aguenta até 3 processos de raspagem. Vale lembrar que os pisos que reproduzem a estética da madeira (como os estruturados e laminados) não suportam raspagens.

O serviço é executado assim:

Imagem inline 2
Imagem: JPJ Lixamento

Mais inspirações sensacionais de ambientes com este piso para te inspirar:

Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Histórias de Casa


Uma opção menos convencional mas que também dá vida nova ao piso em madeira é a pintura. Importante saber que mesmo para esta solução é necessária a raspagem da madeira.

Imagem: Casa de Valentina

Imagem: Referans Design Blog

Esta solução achei sensacional e pode ser utilizada quando não houver peças disponíveis para reposição: Usar peças com as mesmas dimensões em granito! 

Imagem: Assim eu Gosto


E para quem não conhecia... este é o famoso escovão de antigamente!

Resultado de imagem para escovão


2 comentários:

  1. Mais uma vez você me encanta com a escolha e o detalhamento completo do tema. Adorei. Nota mil.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Minha apartamento (área seca) é todo de parquet espinha de peixe (na Itália chamam de trigo) e amo de paixão cada taquinho aqui.
    Confere uma qualidade única ao local, além de ser sempre atual.
    Para quem ainda tem alguma dúvida se tira os tacos de madeira - nãããããoooo! - pense em rever essa loucura e aposte em ficar com ele e cuidar dessa belezura.
    Recomendo!
    Beijos mais

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!