blog de decoração - Arquitrecos: Cozinha x Área de Serviço: Dividir ou Não Dividir? .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 8 de março de 2017

Cozinha x Área de Serviço: Dividir ou Não Dividir?

Ah como eu gostaria que existisse uma resposta exata para esta pergunta... Mas não se aflijam, pois apesar de entender que existem muitas variáveis para dar base a esta decisão vou dar a minha opinião sobre a alternativa que prefiro e as vantagens e desvantagens de cada opção. Com todas estas informações vai ficar mais fácil para você decidir a que melhor se adapte à sua realidade, o que na verdade é o mesmo critério que aplico em meus projetos, pois cada família, cada cliente tem uma prioridade diferente. Importante ressaltar que estamos tratando aqui de cozinhas pequenas e que compartilhem a mesma janela para os dois ambientes tá? Aquelas que já são naturalmente separadas nem entram nesta análise, pois não possuem este tipo de problema.


X

Imagens: Construindo Minha Casa Clean


Opção 01 - Não dividir - Minha preferida Esta opção deve ser considerada especialmente quando os dois ambientes são ventilados/iluminados por uma única janela (que geralmente fica na área de serviço). Nos dias de hoje em que a maior parte das residências possui máquina de lavar, eletrodoméstico que tem design similar aos demais da cozinha, não vejo problema em integrar os dois espaços, especialmente quando o equipamento tem abertura frontal, permitindo a continuidade da bancada e dos demais acabamentos. 
  1. Vantagens: garantir ventilação e iluminação natural para os dois ambientes / ampliar visualmente o espaço. 
  2. Desvantagem: Varal de roupas. Fica visível e pode acumular o cheiro de comida nas roupas estendidas (nada que um bom exaustor não resolva!). 
  3. Minha opinião: Priorizo nos projetos de cozinha elementos que contribuam para que o espaço pareça mais amplo, bem iluminado e com boa ventilação natural, o que é possível quando se opta por não dividir os dois espaços. Comparando as duas primeiras fotos do post dá para ter uma ideia da diferença no efeito de cada opção.

Imagem: Salve a Noiva

Uma dica importante: Criar um espaço de bancada (pode ser a área ocupada pela máquina de lavar) para separar o tanque da área de preparo de alimentos para evitar o contato com objetos sujos manuseados no tanque.

Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Habitíssimo


Neste projeto o varal fica embutido em um armário vertical.

Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Casa Cláudia

Se você tiver outro espaço que não seja a área de serviço para o varal não encontro nenhuma desvantagem na opção de integração entre os dois ambientes. No meu apartamento eu aproveitei um espaço reservado para as unidades condensadoras do ar condicionado (equipamento que não uso) e instalei os varais em um cantinho ventilado e escondido da vista da rua. Quando não estão em uso os recolho e ainda é o local onde coloco a caixa de areia dos meus gatinhos. Veja o link AQUI.






Opção 02 - Dividir com porta e esconder

De uma forma geral este tipo de divisão é feito em materiais translúcidos como é o caso do vidro jateado para permitir a continuidade na iluminação do espaço. O que ocorre na prática é que no dia a dia a porta permanece aberta para que seja possível manter a ventilação natural.
  1. Vantagens: Garantir iluminação natural para os dois ambientes / ocultar o varal de roupas / evitar cheiro de comida nas roupas / facilitar a rotina de organização em cozinhas americanas. 
  2. Desvantagem: O fechamento faz com que o espaço da cozinha pareça menor / ventilação natural prejudicada.
  3. Minha opinião: A porta permanecerá aberta no dia a dia e será fechada somente em ocasiões em que se queira esconder realmente as roupas no varal ou qualquer desorganização na área de serviço. A primeira imagem abaixo é um bom exemplo de fechamento que garante a ventilação natural porque possui uma espécie de treliça no alto da parede para passagem do ar.  
Imagem: Arquitetura e Construção


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Decorfácil


Imagem: Minha Casa

Quando a cozinha/área de serviço é totalmente aberta, integrada à sala de estar a opção de fechamento da área de serviço faz mais sentido na minha opinião, pois o espaço ficaria 100% do tempo visível de toda a área social da casa, o que demandaria cuidado maior que o normal diariamente com a organização do espaço.

Imagem: Instagram


Resultado de imagem para fechamento cozinha dicas do novo apê
Imagem: Dicas do Novo Apê


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Minha Casa


Quando a divisão é feita em material opaco a passagem de luz pode ficar comprometida caso não tenha outra janela no espaço. Mas é muito linda!

Imagem: Casa Cláudia


Opção 03 - Dividir com porta e não esconder

Nestes casos a divisão é feita em vidro transparente, o que permite além da continuidade na iluminação do espaço a visibilidade do espaço da lavanderia. Da mesma forma que a opção anterior o que ocorre na prática é que no dia a dia a porta permanece aberta para que seja possível manter a ventilação natural no espaço.
  1. Vantagens: Garantir iluminação natural para os dois ambientes e evitar cheiro de comida nas roupas. 
  2. Desvantagem: O fechamento faz com que o espaço da cozinha pareça menor quando o vidro possui moldura / ventilação natural prejudicada / varal de roupas visível.
  3. Minha opinião: Vejo como uma opção melhor que a segunda, pois apesar da porta permanecer aberta no dia a dia e somente ser fechada em ocasiões em que se queira poupar as roupas no varal do cheiro de comida, o ambiente não perde muito no espaço visual quando utilizado o vidro temperado sem molduras como nas duas primeiras imagens abaixo.
Imagem: Casa e Jardim

Para a próxima imagem uma opção que poderia ser interessante para complementar a ideia seria o vidro jateado na bandeira superior, o que esconderia o varal de roupas.

Imagem: Casa Cláudia


Imagem: Minha Casa


Imagem: Achados de Decoração


Imagem: Casa Cláudia


Imagem: Amando Casando e Decorando


Imagem: Minha Casa


Opção 04 - Dividir parcialmente - cobogós

A opção por dividir parcialmente o ambiente por cobogós pode ser interessante, pois garante a ventilação e cria um novo elemento estético marcante no espaço.
  1. Vantagens: Garantir iluminação e ventilação natural para os dois ambientes / oculta o varal de roupas / elemento estético de destaque. 
  2. Desvantagem: O fechamento faz com que o espaço da cozinha pareça um pouco menor / não evita o cheiro de comida nas roupas.
  3. Minha opinião: Gosto muito da ideia pelo efeito estético que proporciona, mesmo que reduza visualmente o espaço. No caso de cozinhas abertas para a área social uma opção inteligente é aliar o cobogó (garantindo a ventilação) + porta de correr em vidro jateado como vemos na primeira imagem abaixo.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Papo de Arquiteto


Imagem: Minha Casa


Opção 05 - Dividir parcialmente - faixas verticais de parede ou vidro

A razão principal para este tipo de "fechamento" é evitar o contato de objetos sujos manuseados no tanque com a área de preparo dos alimentos. Se o tanque for instalado após a máquina de lavar não vejo necessidade deste elemento, pois mesmo o vidro jateado permitirá visão parcial do varal.
  1. Vantagens: Evitar respingos de objetos manuseados no tanque na área de preparo de alimentos.
  2. Desvantagem: O fechamento em vidro jateado, gesso ou alvenaria fazem com que o espaço da cozinha pareça um pouco menor / não evita o cheiro de comida nas roupas.
  3. Minha opinião: Por serem atividades que não necessariamente são realizadas ao mesmo tempo (lavar roupa / cozinhar) acho que não é um item essencial. Caso considerem realmente necessário sugiro o vidro temperado liso, que além de resistir às variações de temperatura não criam uma barreira visual no espaço.
Opções com vidro jateado

Imagem: Decorfácil


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Casa Cláudia


Imagem: Construindo Minha Casa Clean

Opção com fechamento em gesso (ou alvenaria).

Imagem: Casa e Jardim


Opções com vidro transparente

Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Tretando


Imagem: UOL


Imagem: Casa Cláudia


Alguns projetos ainda possuem aquela mureta divisória que víamos bastante nos anos 80.
Se não quiser reformar mantenha, mas perde-se alguns centímetros preciosos.

Imagem: Casa Cláudia


Opção 06 - Dividir parcialmente - cortinas (?!!!)

Concordam comigo que é uma solução inusitada?? E sim, existem vantagens consideráveis!!
  1. Vantagens: Esconder o varal de roupas quando necessário / baixo custo de instalação / não demanda reforma;
  2. Desvantagem: Não evita o cheiro de comida nas roupas.
  3. Minha opinião: O material deve ser lavável e anti-chamas para viabilizar o uso durante o preparo de alimentos. Opção prática e criativa, o que dizer mais? 
Imagem: Minha Casa


Imagem: Minha Casa


Imagem: Myi Imoveis


Opção 07 - Esconder totalmente a lavanderia

Opções para áreas de serviço que não compartilhem uma única janela.

Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Decorfácil


Imagem: Perfeita Ordem


Imagem: Casa e Jardim


Esta é um ideia para esconder a área de serviço na área de lazer do quintal.
Imagem: Jeito de Casa

Nem a varanda gourmet escapou!!

Imagem: Decorfácil


E se o problema é o varal... Vamos esconder??

Nos dois projetos abaixo o varal está dentro das portas sobre o tanque.

Imagem: Achados de Decoração


Imagem: Portal Decoração


Este está escondidinho pelo menos quando fechado. 

Imagem: Decoist


Se você tem uma lavadora e secadora...

Imagem: Decorar Mais Por Menos

Grande abraço a todos!!!


7 comentários:

  1. Boa noite!
    Amei o post. Também já tive essa dúvida e preferi não dividir para que a cozinha não parecesse ainda menor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Gosto mais da opção de não dividir tb, pois fica muito apertadinho quando divide, embora as opções sejam lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. What a stunning collection!! Pinned it! Thank you for sharing!

    Yooying

    ResponderExcluir
  4. Tava procurando a um bom tempo ja, muito obrigada, exatamente o que procurava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o post tenha te ajudado de alguma forma e te agradeço pela visita! Volte sempre!
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Oi Dona Carla. Adorei todas suas sugestões. Todas de muito bom gosto.
    Como meu espaço vou conseguir usar suas idéias.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Amei a publicação, eu já estava com a ideia de fazer a cortina rolô (solução mais plausível pra mim, no momento) e suas ideias tiraram minhas duvidas, obrigada!

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!