blog de decoração - Arquitrecos: Móveis e soluções funcionais - Economia de espaço! .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Móveis e soluções funcionais - Economia de espaço!

Falar de falta de espaço pode até parecer repetitivo, mas é inevitável reunir de tempos em tempos soluções que otimizem o pouco espaço de que dispomos de forma que o efeito seja ao mesmo tempo decorativo e funcional fazendo render os preciosos metros quadrados de nossas casas.

Um exemplo prático são as mesas dobráveis. Inevitável se perguntar a razão de ter uma mesa dobrável por exemplo se não vamos conseguir deixar nada sobre o tampo para quando for recolhida. Este modelo das imagens abaixo é a resposta! Primeiro porque mostra na prática o caso de uma cozinha em que seria realmente inviável manter a mesa aberta durante todo o tempo e segundo porque tem uma superfície de tampo fixo junto à parede que permite deixar pequenos objetos mesmo com a mesa fechada, ideal para os alimentos do café da manhã por exemplo.

Imagem: Casa de Valentina

A base é bem simples, feita com uma mão francesa com dobradiça.

Imagem: Smart Organizer


Uma solução similar que resolve o problema de ter uma bancada para refeições rápidas é integrar o tampo ao corpo do armário através de corrediças telescópicas (são as mais resistentes).

Imagem: Cargo Collective


As soluções para áreas de serviço são na minha opinião as mais criativas, pois é geralmente a área que tem menos espaço disponível em uma casa. Já perceberam como nem sempre é possível ter aquele armário vertical que geralmente fazemos para a escada e a tábua de passar? Olha aí uma solução fantástica: Nichos horizontais nos armários de bancada! O legal é que podem ficar naquele espaço que geralmente fica meio perdido, alinhado com a parte inferior do sifão do tanque.

Imagem: Minha Casa


Armários embutidos são um grande desafio para quem mora de aluguel. Então achei excelente esta ideia de móvel com rodízios que funciona para guardar baldes e produtos de limpeza e encaixam certinho no espaço sob o tanque. Parecem armário embutido!


Imagem: Carol Cantelli


Imagem: Blog Remobília


Imagem: Madame Surtô


O varal integrados ao armário é uma solução prática e moderna,  pois com o advento das lava&seca precisamos a cada dia menos de varais de teto, fazendo com que a solução resolva o problema dos pequenos volumes de roupa e deixando o ambiente livre da poluição visual dos varais convencionais. 

Imagem: Casa e Jardim


Caso você não consiga se "desapegar" do varal pode aproveita-lo como uma bancada extra!

Imagem: Madame Surtô


Até os pets têm vez! Alguém adivinharia que este armário abriga na realidade...


Um banheiro para o gatinho??

Imagens: Tudo Interessante

Agora o momento fofura: Uma espécie de gaveta inferior para funcionar como escadinha para as crianças! O legal é que pode ser na realidade uma gaveta comum com um tampo parafusado. Quando os pequenos crescerem podem voltar a ser gavetas! Único cuidado: corrediças comuns não funcionam, tem que ser do tipo telescópica para garantir a segurança.

Imagem: Playbuzz


Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Prateleiras e armários junto ao teto são práticos em qualquer ambiente da casa. Você pode até pensar que não tem nada para colocar nestes espaços, mas todos temos objetos que usamos pouco e ocupam muito espaço nos armários. Sabe aquela coleção de revistas e livros?

Imagem: Casa Abril


Imagem: Curto Desde Sempre

Imagem: Curto Desde Sempre


As portas dos armários da cozinha podem ser aproveitadas com nichos para alimentos embalados em pequenos volumes que costumam ser complicados de visualizar em prateleiras fundas. Devem ser leves para não comprometer as dobradiças das portas.

Imagem: Limão N'agua

Uma gaveta se transformou em bancada retrátil com um furo para eliminar o lixo. Super prático no manuseio dos alimentos e tem a grande vantagem de liberar o espaço das bancadas.

Imagem: Tudo Interessante

Esta fruteira é feita de caixotes empilháveis. os dois módulos superiores podem ir direto para o supermercado ou feira bastando empilhar tudo na volta.


Imagem: Mobly

Esta estação de pintura retrátil não precisa nem de fundo. Observem que na base tem ainda um suporte para o rolo de papel das brincadeiras das crianças.

Imagem: Ana White Homemaker


E por falar em estação retrátil...

Imagem: Uol Mulher


Gavetas podem funcionar como bancadas auxiliares.

Imagem: BHG


Imagem: Indulgy


E uma ideia que eu adoro: basta instalar um filtro de linha dentro da gaveta e pronto: uma estação de carregamento para celular, notebook, etc tudo organizadinho!

Imagem: Tudo Interessante


Soluções embutidas nas laterais de mesas e prateleiras podem funcionar como extensão, armazenamento de pequenos objetos e até uma espécie de cofre para camuflar itens valiosos.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Core 77


Imagem: Not Just a Housewife


Solução para pequenas quitinetes: Um espelho que quando necessário vira uma mesa!!

Imagem: Simples Decoração



Nem sempre é preciso gastar uma fortuna com armários. Especialmente em apartamentos alugados uma prateleira pode funcionar como maleiro, cabideiros para roupas penduradas e gaveteiros com rodízios criam um armário super funcional que você pode levar quando se mudar.

Imagem: Café com Glitter


Estas caixinhas aproveitam o espaço de qualquer cantinho.

Imagem: Minha Casa Minha Cara


Ah os sapatos... sempre estamos procurando espaço para eles não é?

Imagem: Casa Abril



Imagem: Casa E Jardim


Imagem: Wordpress


Um registro especial: Dá para acreditar que esta mesinha abriga na realidade uma TV??? Neste caso em que ela está no centro de um ambiente acredito que tenham uma tomada de piso, mas em ambientes onde se possa encostar na parede é bem fácil de adotar.

Imagem: Hative

Grande abraço a todos!!!

9 comentários:

  1. Estes móveis são o sonho de todos.
    Muito lindos.

    ResponderExcluir
  2. Preciso dar uma geral na minha área de serviço mesmo. Ela é uma vergonha. No meu caso, é um apartamento antigo, logo a área é completamente irregular. Mas acho que consigo reproduzir esse armário embaixo do tanque o que já esconderia boa parte da bagunça. Mas a tábua de passar e a escada... ai..ai...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Parabéns pelas idéias mágicas. Algumas deram corpo para desejos que eu tinha. Amei. Irlaine

    ResponderExcluir
  4. otimaS ideias, parabena

    ResponderExcluir
  5. maravilhosas ideias

    ResponderExcluir
  6. Blz? Adorei os moveis. Aproveito para saber se há cama dobrável também.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!