blog de decoração - Arquitrecos: janeiro 2017 .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Quintais de estar... e ficar!

Refúgio: Podemos interpretar esta palavra de tantas maneiras... A minha preferida é imaginar como um lugar para onde escapamos para nos proteger da rotina e dos reflexos do cotidiano. É um cantinho onde podemos refletir, desacelerar, pensar, ler um pouco, conversar como os amigos (ou sozinha, por que não?), enfim: um espaço que pode ser em uma ilha paradisíaca ou melhor ainda, no quintal de casa! Não mora em casa? Pode ser uma varanda. Não tem varanda? Pode ser um cantinho na sua casa, uma vela e uma música de fundo no chuveiro, o que te fizer feliz.

Neste post vou concentrar ideias de quintais dos mais variados tamanhos, perfeitos para quem tem um quintalzinho mal aproveitado por aí. Ter espaço nos dias de hoje é um privilégio e com poucos recursos em algumas situações podemos criar um verdadeiro oásis em nossas casas.

Imagem: Annette Christian


Imagem: Pinterest

Para começar alguns exemplos simples! Um cordão de luz (pode ser até um pisca-pisca ou lanternas) algumas cadeiras ou bancos, um pouco de verde, almofadas, velas... e pronto: um espaço para sentar e curtir um pouquinho do tempo passar, sozinha ou com os amigos.


Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Imagem: We Heart


Imagem: The Crafted Life


Imagem: Design Indulgences


Imagem: Pinterest


Imagem: The Style Files


Imagem: Decorfacil


Imagem: Marie Claire Maison


Imagem: Design Dautore


E se o quintal não tiver sombra você pode criar usando um tipo de brise de lona.

Imagem: Marie Claire Maison


Para demonstrar que mesmo aquele quintal sem pavimentação não necessariamente precisa de uma obra temos a imagem abaixo: Tudo que foi feito foi cobrir a terra com seixos e criar um deck para fazer um caminho. Eles são vendidos avulsos e não necessitam de mão de obra especializada para instalação. Para finalizar abasta dispor alguns móveis que sejam resistentes à água e pronto! Tudo perfeito para curtir uma tarde de calor na companhia de um livro.

Imagem: Casa Abril


Imagem: Decorfacil


Imagem: Decorfacil


Os decks feitos sob encomenda também são ótimas alternativas e funcionam bem mesmo em terrenos irregulares. São ótimos para organizar o quintal sem ter que fazer obras e sem cobrir o solo com concreto permitindo a drenagem natural da água das chuvas. O planeta agradece!

Imagem: Flickr


Percebem que até uma passagem lateral pode ser aproveitada?

Imagem: Decorando de Forma Criativa

Esta ideia me encantou e é perfeita para quem tem depósito ou garagem no quintal: este espaço pode ser transformado em um lindo quarto de hóspedes, ou aquele refúgio especial para noites de calor.

Imagem: Pinterest


Não vamos esquecer das crianças! Não é necessário muito investimento: uma tabela de basquete pode ser instalada no muro ou em uma porta e caso não tenham árvores um pórtico de madeira funciona como base para a rede.

Imagem: Casa e Jardim

As casinhas no melhor estilo "casa da árvore" podem ser feitas aproveitando as paredes de fundo no quintal. Um bom carpinteiro é capaz de executar sem dificuldades.

Imagem: Casa e Jardim


Para as noites frias... o que pode ser mais gostoso que uma lareira ou uma fogueira no quintal? Sempre tive a impressão que ao calor do fogo sempre acontecem as mais divertidas conversas.

 Imagem: Zanderik


Imagem: Zanderik


Da mais simples à mais sofisticada o mesmo efeito!

Imagem: Casa de Fifia


Imagem: Houzz



Para os dias quentes mesmo os quintais pequenos podem receber pequenos espelhos d'agua, fontes ou pequenas piscinas que ajudam a aliviar o calor.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Marie Claire Maison


Imagem: Arquitetura e Construção


Imagem: Beautiful Portals


Imagem: Blood and Champagne


Imagem: Decorfacil


Imagem: Pinterest


Imagem: Peonylim


Imagem: Marie Claire Maison


Imagem: Casa Claudia


Imagem: Arquitetura e Construção


Seja um cantinho para jardinagem ou simplesmente um espaço para refrescar a área interna como é o caso dos jardins de inverno: qualquer cantinho, recebeu um assento e uma almofada para garantir o conforto, está pronto para ser o seu refúgio, simples do jeito que a gente gosta.

Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Decorology


Quintais com árvores? Os melhores!!!

Imagem: House Beautiful

Esta última imagem eu quero destacar porque vai render o assunto do próximo post: e se no seu quintal você tiver simplesmente um cantinho de spa? Se preparem, pois é um mais lindo que o outro!

Imagem: Lorilagille


Grande abraço a todos!



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

25 Faça Você Mesmo usando corda. Confiram!

Apesar de não ser um material que seja do cotidiano da maioria das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos a corda, tanto de sisal quanto de algodão e materiais sintéticos, tem demonstrado uma grande versatilidade e diversas aplicações tanto na decoração quanto na moda. O material de que mais gosto em cordas é o sisal, muito pelo efeito natural que proporciona, mas também porque o Processo da cadeia produtiva do sisal é sustentável: seus resíduos são biodegradáveis e 100% reaproveitáveis e o Brasil é um grande produtor desta matéria prima.

Inicio o post destacando uma das características do trabalho em corda que mais me impressiona: a restauração de cadeiras. Isso porque assentos em vime, palhinha ou nylon, especialmente se expostas ao sol se desgastam com facilidade. O trançado em corda dá vida nova ao móvel sem demandar mão de obra especializada e oferece grande variedade de cores e materiais.

Imagem: Todaysnest

Imagem: Todaysnest

O móvel ganha cara nova instantaneamente!

Imagem: Buzzfeed


Ainda mais fácil é a instalação quando a corda é simplesmente disposta em listras horizontais e verticais como no Passo a Passo abaixo feito no Programa Mais Cor Por Favor da GNT onde restauram cadeiras de praia. Com direito a vídeo e tudo no link abaixo da foto.

Resultado de imagem para cadeira de corda mais cor por favor
Imagem: Mais Cor por Favor GNT

Resultado de imagem para cadeira de corda mais cor por favor
Passo a passo AQUI - Mais Cor Por Favor GNT


Tendo esta ideia como base basta deixar a imaginação voar.

decoradornet-cadeira-de-praia-diferente-02

decoradornet-cadeira-de-praia-diferente-010
Imagem: DecoradorNet


Outro Passo a Passo queridinho da internet é a reutilização de pneus descartados para um novo uso como pufe, mesinha lateral ou cama para pet. Basta revestir o pneu com a corda de sisal com o apoio de cola quente e duas bases redondas em compensado ou mdf.

Imagem: Casa Show

Imagem: Casa Show

Resultado de imagem para tabure od gume
Imagem: Minha Casa

Resultado de imagem para do with old tires
Imagem: Tudo Especial

Puff com pézinho (Foto: Reprodução)
Imagem: Leitura social

Resultado de imagem para puff de pneu e corda
Imagem: Luxos do Lixo


Outras maneiras criativas e super funcionais de usar a corda é fazer cabideiros de teto ou araras que funcionam muito bem (acabei de fazer nos quartos da roça!) e deixam o ambiente charmoso, demonstrando que pode ser uma opção definitiva, especialmente em casas de fazenda.

 Imagem: Rue Magazine

Imagem: Pinterest

Imagem: Casa e Jardim


Aqui a corda foi utilizada como base para a escada marinheiro sendo necessário apenas réguas de madeira e nós nas cordas para garantir a fixação. A aventura está garantida!

Imagem: Design Dazzle


Aqui a corda foi utilizada como fechamento para o corrimão.

Imagem: Wordpress


Pequenos móveis de apoio ficam lindos usando a rusticidade do material.

Imagem: Pinterest

Imagem: Home Depot


Imagem: Design Love Fest


Pode ser usado até como puxador! Funciona tanto para puxadores de dois furos quanto os de um furo e na minha opinião quanto mais rústica a corda, mais bonito o resultado.

Imagem: Tu Organizas

Imagem: Minha Casa Minha Cara

Imagem: Dellano

Puxadores-de-corda
Imagem: One Kings Lane - Passo a Passo AQUI


O milagre que um cesto aramado pode fazer quando combinado à corda!! Poderia uma luminária ser mais linda???

Imagem: Blog das Gurias

Imagem: Blog das Gurias

Qualquer objeto ganha cara nova. Para decidir sobre o resultado mais rústico ou clean basta decidir o material utilizado que varia entre algodão, nylon ou sisal.

Imagem: Martha Stewart


Este tipo de técnica de colagem em espiral permite grande variedade de usos como em tapetes, souplats, apoio de copos e muito mais. 

Imagem: Limão n'agua

Imagem: Marrietta


Imagem: House and Home


Imagem: Bertussi


Qualquer espelho simples proporciona um novo efeito com a aplicação de cordas, seja no suporte ou na moldura o resultado é sensacional e muito criativo.

Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Etsy

Imagem: Martha Stewart


Bowls e cestas não demandam nada mais que uma base para funcionar como molde. No caso do bowl a tigela de vidro foi retirada após a secagem da cola.

Imagem: Dicas da Cacau


No cesto de roupas a base em plástico foi mantida para garantir a estrutura necessária. Basta escolher um modelo bem baratinho e o efeito final fica por conta da corda que neste caso é de algodão.

Imagem: Craftionary

Um porta guardanapos de última hora pode ser feito usando como apoio o rolo dentral em papelão do papel higiênico.

Imagem: DIY Inspired


O balanço de corda é um clássico que transporta a gente diretamente à infância.
Imagem: Living Well Spending Less


Neste modelo o assento foi feito com o shape do skate e fica resistente e confortável.

Imagem: Gardening World


E quando a gente achava que já tinha visto de tudo... olhem só estas letras feitas com corda!! A moldagem se dá embebendo a corda em cola e deixando secar já moldada. Lindo demais!!

Imagem: Etsy


Imagem: Hymn Sandverses


e se tiver dúvidas na hora de moldar as letras... um alfabeto em corda!

Imagem: T26


É feito mais ou menos assim:



Imagens: Home Stories A to Z


Grande abraço a todos!!!