blog de decoração - Arquitrecos: Agosto 2016 .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 30 de agosto de 2016

40 ideias de decoração e organização reaproveitando gavetas

Apesar de estar ciente que ideias de reaproveitamento de gavetas estão bombando na internet e já não são novidade, tenho que reconhecer que o que mais me atrai e entusiasma neste tipo de postagem é proporcionar às pessoas a possibilidade de ter uma casa que seja realmente um refúgio de descanso sem ter que gastar muito com isto. É permitir que qualquer pessoa, em residência própria ou alugada, independente do tamanho, tenha orgulho do lugar onde mora. Elevar sua auto-estima e a sensação de realização em mostrar a sua casa e ter o prazer de dizer que tudo foi feito por ele mesmo. 

Esta sensação conforta as pessoas principalmente em tempos em que temos estado tão pouco tempo em casa. Este tempo deve ter qualidade. Ser um refúgio de conforto e te fazer feliz. 

Tinha que começar por esta imagem que já mostrei aqui no blog em outros temas, mas que é simplesmente o reaproveitamento de gavetas mais lindo que conheço. O apartamento de 60 m2 fica no bairro da Vila Mariana em São Paulo e o projeto é do arquiteto Maicon Antoniolli. As gavetas tiveram fundo revestido em espelho e funcionam ainda como nichos para organizar objetos.



Ideias similares, forrando ou não a gaveta com papel e tecido, permitem diversas possibilidades de uso e são viáveis para qualquer ambiente da casa.

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Crafts a la Mode


Organizadas em uma composição de parede as gavetas funcionam como práticas estantes formando um conjunto decorativo e funcional ao mesmo tempo.

Imagem: Minha Casa


Imagem: Eu Também Decoro


 Imagem: Dcoração


Imagem: Arrumadíssimo


O resultado é sempre original e cheio de personalidade, independente do estilo da decoração e  um misto de apoio à organização e ponto focal da decoração.

Imagem: DIY Decoração


Imagem: Pinterest


Imagem: Casa e Jardim


 Imagem: BHG


Imagem: Madame Criativa


Organizar coleções em gavetinhas de formato tão especial transforma o conjunto em pura arte!

Imagem: My Champagne Taste


Uma outra alternativa de reaproveitar as gavetas é cortar uma parte de sua profundidade de modo que se torne um apoio para organizar pequenos objetos. Requer uma mão de obra mais especializada.

Imagem: Reciclar e Decorar


Imagem: Brigitte


Estas ideias que transformam as gavetas em mesas laterais são muito simples de executar. Consistem basicamente em instalar pés que atualmente são encontrados facilmente para comprar.

Imagem: Pinterest

Imagem: Art e Manhas


Fácil de fazer e o resultado é um móvel super original.

Imagem: Caracteri Elle


Esta ideia não é exatamente de uma gaveta, mas vale o registro: É uma caixa de faqueiro acreditam?? Foi simplesmente pintada e instalada sobre um banquinho que funciona como pés. Eu amei!!!

Imagem: Denise Meneghello


A próxima imagem é uma proposta bem ousada e requer que a gaveta esteja bem firme e estruturada. Foi instalada diretamente na parede funcionando como um criado mudo flutuante (sem pés).

Imagem: Buzzfeed


Isto sim é um nicho multifunção! A gaveta foi instalada na parede funcionando como nicho / criado mudo e o puxador funciona como suporte para a luminária pendente. 

Imagem: Arquitetura Sustentável


Este banco nem requer um estofador para o assento, basta usar uma placa de madeira nas dimensões da gaveta, manta acrílica para preencher o estofado e um bom grampeador para fixar o tecido na placa. Os pés são simplesmente instalados com parafusos. Deu vontade de fazer um para mim!

Imagem: Beyond the Picket Fence


Ideia fantástica!! Um tampo de vidro e rodízios transformaram a gaveta em uma mesa de centro super exclusiva. Uma dica: Caso não tenham uma gaveta tão profunda vale a pena unir duas ou mais gavetas para alcançar a dimensão que você queira e fazer um tampo único de vidro para fechar.

Imagem: Casa e Jardim


Rodízios instalados nas gavetas garantem uma excelente maneira de organizar diversos tipos de objetos, de brinquedos a bolsas. Ajudam a aproveitar qualquer espacinho disponível sob os móveis.

Imagem: Decor Possível


Imagem: Casa Claudia


Imagem: Pinterest


Outra forma prática e imediata de organizar: Usar as gavetas diretamente sobre as superfícies de bancadas para organizar objetos como livros, temperos, utensílios de cozinha, perfumes, etc.

 Imagem: Coisas da Gil


Imagem: Lá na Casa de Mainha


Que tal uma gaveta especial para funcionar como caminha para o pet??

Imagem: DIY Show Off

Resultado de imagem para cama de pet gaveta
Imagem: Oficina da Thalita GNT


Imagem: Artesanato e Reciclagem


Gavetas de madeira ou metal (o mdf não suporta umidade) podem funcionar ao ar livre ou varanda como suporte ou cachepot para plantas. Importante ter o cuidado de instalar um material impermeável no fundo para evitar umidade diretamente na madeira e ampliar a vida útil da gaveta.

 Imagem: Pinterest


Imagem: Decor Possível


Imagem: Casa e Jardim


Outra ideia que para mim é novidade: usar as gavetas como apoio em festas em casa! Dá até para retirar as gavetas de um móvel em uso e devolve-las depois do evento. Prático e original.

Imagem: Artesanato e Reciclagem


Imagem: Coisas da Gil


Imagem: Não Acredito


Depois destas você até vai sentir vontade de fazer uma festa!

Imagem: Casa Abril


Imagem: The House of Smiths

Grande abraço a todos!!!


domingo, 28 de agosto de 2016

Paredes especiais feitas com adesivos em pedacinhos + Links onde encontrar

Aposto que vocês já viram em várias imagens, principalmente em quartos de crianças, paredes decoradas com formas geométricas em pequenos pedacinhos. Para quem pensava que se trata de papel de parede... nada disto!! São adesivos em pedacinhos acreditam?? Claro que vocês sabem o que esta facilidade significa: que qualquer pessoa é capaz de instalar e ter resultados lindos!!! Os meus formatos preferidos são os redondos e triangulares, pois combinam com qualquer idade e sexo, sendo verdadeiros curingas na decoração de paredes de destaque em qualquer ambiente da casa.

Observem nesta primeira sequencia de imagens os diferentes efeitos que pequenos triângulos adesivos instalados das mais diferentes formas podem resultar! Nas três primeiras imagens eles foram instalados de uma forma mais orgânica, sem um ordenamento específico. Na primeira os adesivos são menores, resultando em uma composição bem leve que eu achei incrível.

Imagem: Desire to Inspire


Imagem: Ferm Living


Imagem: Apartment Therapy


Nas próximas cinco imagens os adesivos foram instalados seguindo uma base ortogonal e como vão observar fazem bonito tanto em quartos de crianças quanto de adultos. Instalar é uma terapia!!

Imagem: Apartment Therapy


Imagem: Just Real Moms


Imagem: Histórias de Casa


Além das opções em preto e branco as variações de cores tanto nos adesivos quanto na parede de fundo proporciona resultados totalmente diferentes com o mesmo material.

Imagem: Decorfacil


Imagem: Pinterest


Outras vantagens dos adesivos que é importante destacar: são de super fácil aplicação, preço acessível, possibilitam grandes variações nas formas de organização (separados numa mesma distância, ou distancia irregular, todos virados pra cima, pra baixo, misturando posições, além de ser uma excelente opção também para quem mora de aluguel e tem a necessidade de entregar o imóvel sem danos às paredes. 

Para completar são resistentes à umidade, podendo ser lavados com água e sabão neutro. O único cuidado necessário é para não devem ser usados produtos ou materiais abrasivos como álcool e palha de aço na limpeza.

Agora que já mostramos os triangulares, observem o charme das instalações com adesivos redondos... para começar a instalação aleatória, minha preferida...

Imagem: Decorador Net



As bolinhas instaladas assim resultam em um efeito parecido com confetes, uma festa!!

Imagem: Outert Owners


E se der vontade não se restrinja às paredes, suba pelo teto!!

Imagem: Casa Abril


Imagem: All Things Thrifty


 Imagem: Sayeh Pezeshki


Imagem: Loja Mais Lar



E se quiser algo mais linear pegue uma trena e mãos à obra!!

Imagem: Interiors Adict


Imagem: UltraLinx


Imagem: The Creativity Exchange


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Just Real Moms


Ok, eu me rendo... o que é esta porta???? A-M-E-I!!!!

Imagem: Casa de Valentina


Querem saber a melhor parte?? Estes adesivos já são encontrados para comprar prontinhos no Brasil e nas mais variadas cores e formatos!! Dei uma garimpada pela Internet e achei a Loja Mais Lar e tinha todo o tipo de adesivos possíveis!!!

Imagem: Adairs



Imagem: Just Real Moms



Imagem: Glamour Brasil

Imagem: Petit Vintage Interiors



Imagem: Lojas Mais Lar


Algumas dicas de instalação da Loja Mais Lar para facilitar a sua vida:

Para aplicar siga os passos:
1. Limpe a superfície que receberá o adesivo.

2. Se preferir, corte as unidades do adesivo para facilitar a aplicação.

3. Destaque a máscara de transferência do liner – o adesivo deverá permanecer junto com a máscara.
4. Determine a posição dos adesivos, você poderá utilizar um pedaço de papel quadrado para ajudar na hora da aplicação.
5. Com a ajuda de um cartão, espatule o adesivo para melhor fixação.
6. Se preferir, utilize um pano seco para pressionar o adesivo para melhor fixação.
7. Com cuidado e devagar, retire a máscara de transferência iniciando pelo lado que contém menos pontas e sempre puxando rente à superfície de aplicação. (Conforme foto). Caso o adesivo descole junto com a máscara de transferência retorne um pouco, pressione novamente a área e repita o passo.
8. Pronto, sua parede está decorada!

como aplicar adesivos de parede - loja mais lar
Imagem: Lojas Mais Lar

Recomendações importantes:

  1. Não aplique o adesivo sobre rejunte, paredes sem acabamento ou com texturas.
  2. Somente retire o adesivo do papel branco quando realmente for aplicá-lo, enquanto isso mantenha seu kit de adesivo guardado em local seco e fresco. Evite a exposição ao sol ou temperaturas extremas.
  3. Nossos adesivos quando aplicados corretamente não danificam suas paredes ou quaisquer superfícies, para isso aconselhamos que não os aplique em paredes recém pintadas (sugerimos aguardar 15 dias após a pintura).
  4. Limpe a superfície onde será aplicado o adesivo de parede Loja Mais Lar, com pano limpo umedecido com álcool pelo menos duas horas antes da aplicação.
  5. Certifique-se que a superfície está completamente limpa e seca para receber o adesivo.
  6. Os adesivos de parede são compostos de:

  • Papel branco (liner).
  • Adesivo (vinil autoadesivo).
  • Máscara de transferência (plástico transparente).


E se você se empolgar não fique restrito às paredes!!

ideia simples e charmosa para incrementar a lavanderia.  Personalizando a máquina de lavar- faça você mesmo:
Imagem: Arrumadíssimo


Grande abraço a todos!!