blog de decoração - Arquitrecos: Capas para sofá: Repaginar, conservar e reduzir o descarte .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Capas para sofá: Repaginar, conservar e reduzir o descarte

Fim de ano é aquela época especial em que a maior parte das pessoas sente vontade de dar um jeitinho na casa para começar o ano com novos ares e boas vibrações. Se existe um item de decoração em que vale a pena investir (sem gastar muito!) é o sofá, parceiro das horas de lazer e um móvel de grande volume, que acaba tendo grande impacto na decoração.

Aliás, desta palavra vem a reflexão deste post: "impacto"... já imaginou o volume de entulho gerado por constantes descartes de sofás todos os anos? Por que comprar um sofá novo quando aquele seu sofá está simplesmente gasto? Sempre considere a possibilidade de reformar ou melhor ainda, conservar por muito tempo o seu sofá novo! Quer saber como? Invista em uma boa capa!



A situação ideal é que se faça uma capa sob medida para o sofá assim que o adquire, especialmente para quem compra sofás em tecidos nobres ou com uma cor super marcante. Pense bem nas vantagens: uma segunda opção de cor para o dia a dia + conservação do sofá novo e + uma nova base para a decoração do ambiente! Caso você já tenha o seu sofá e deseje uma capa sugiro mandar lavar o sofá em domicílio, depois cobrir com a capa e pronto: Dois sofás novos em um sem precisar reformar! As capas feitas sob medida tem a vantagem de garantir o perfeito caimento. Estou vivendo esta situação neste momento, pois mandei reformar o meu sofá (que ficou lindo por sinal) mas os meus gatinhos já começaram a afiar as unhas no mesmo dia em que chegou...

A minha vai ser assim, vermelha para garantir uma composição de impacto!!


DICAS:
  1. Fazer a capa para o sofá assim que o adquirir;
  2. Escolher o tecido da capa em uma cor diferente do original;
  3. Usar um tecido pré encolhido (indico sempre a sarja peletizada);
  4. Capas em tons claros duram mais, pois suportam várias lavagens sem desbotar;
  5. Capas são perfeitas para casas com crianças e animais de estimação, pois podem ser retiradas para lavar e secam rápido;
As capas clássicas em tons claros (cru ou branco) são as mais duráveis e a sarja permite muitas lavagens sem desgaste do tecido ou desbotamento da cor. Além disto, por ter a trama do tecido bem fechada, garante maior proteção das unhas afiadas dos felinos domésticos...

Imagem: Homens da Casa


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Pinterest


Imagem: Muito Chique


Imagem: Overthinking


Imagem: Horchow

Ainda que a ideia da capa seja vestir o sofá se mantendo o mais fiel possível ao modelo original existe ainda a possibilidade de usar a criatividade e melhora-lo. São muitos os tipos de capa, mas os resultados mais satisfatórios se dão em modelos em que o assento e/ou encosto tem almofadas soltas. 



Imagem: Minha Casa


Imagem: Redoute Portugal


Imagem: Arte e Interiores


Imagem: Brasil e Malta

Nas capas em cores neutras uma forma de garantir uma dose de sofisticação é usando o detalhe das bordas (chamada de "vivo") em uma cor mais escura que a capa. Clássico e elegante. 



Por falar em decoração... Quem disse que a capa para um sofá deve ser apagadinha ou sem graça? Que tal uma segunda opção de capa com estampas ou em uma cor bem marcante, diferente do sofá original? O bônus é garantido, pois assim temos sempre um sofá original bem conservado e de quebra uma (ou duas quem sabe?) capas para mudar a decoração!!! Querem ver quantas opções?

Imagem: Ouriço


Imagem: Ouriço




Para quem prefere estampado que tal começar com uma estampa com fundo em uma cor predominante em contraste com o branco? Discreto e muito charmoso!



Para assumir de vez o floral... 

Resultado de imagem para Se você não abre mão de ter um sofá com muitas cores ou quer mudar o seu basiquinho de vez em quando, faça uma capa cheia de tons e estampas, como nesta sala reformada pelos arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes
Imagem:  Casa e Jardim 




Existem alternativas às capas, como usar uma colcha envolvendo o sofá.

Imagem: Histórias de Casa


Ou usar um tipo de protetor que pode ser em crochet ou outro material para as áreas que sujam mais.

Imagem: Fifia Crocheta


Nota: Tenho indicações apenas de empresas em Brasília das quais já conheço o trabalho, pois se trata de prestação de serviços que considero que não se deve indicar sem conhecer a qualidade, mas vocês podem conseguir indicações de bons profissionais nas lojas que vendem tecidos para decoração em sua cidade.

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Brasília/DF
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

CAPAS PARA SOFÁ
Tapeçaria Joyce - Sr Inácio
CNA 03 Lote 11 loja 02
Praça do DI - Taguatinga DF
(61) 99233-1571 / (61) 3351-4847 
e-mail: tapecariajoyce@gmail.com
 Orientações
- Capa para sofá em sarja peletizada , pré-encolhida. 
- Capas independentes para as almofadas soltas, com zíper para lavagem.
- Costura com "vivo", que é um alto relevo nas bordas da costura.
- Levar fotos para orientar sobre o modelo pretendido.

LAVAGEM DE ESTOFADOS EM DOMICÍLIO
MV Limpeza de Estofados
(61) 3356-3338 / (61) 8494-7598 / (61) 8162-8060)
Brasília/DF


Obrigada a todos!!!

Este post é uma atualização do post "Capas para sofá não precisam ser feias... cores nelas!!"


2 comentários:

  1. Excelente como sempre a postagem. Estou em busca de capa para meu sofá, mas creio ser difícil encontra-lá pronta devido ao formato dele. Pena que suas indicações não sejam para o Rio. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o seu blog, que acompanho há algum tempo. Bem, tenho uma gatinha que também desfiava sofá e as poltronas. Por sugestão do profissional que faz forração, fiz com Sued e pronto! Resolvido o problema. Ela acha a coisa mais sem graça e nem tenta arranhar! Espero que ajude aos gateiros.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!