blog de decoração - Arquitrecos: A versatilidade da cortiça: do revestimento às velhas rolhas .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A versatilidade da cortiça: do revestimento às velhas rolhas

Como vimos no post anterior a cortiça é um material de origem vegetal considerado fonte de recurso renovável, pois é retirado da casca do tronco do sobreiro, árvore que se recompõe rapidamente. Além de suas características sustentáveis é um excelente isolante térmico e acústico. Afinados com a vantajosidade do material (que além de tudo tem um custo não muito elevado) temos percebido que o design tem tirado partido de todas estas características e incorporado o material à decoração com status superior a simples murais de recados como era a maior parte de seu uso tempos atrás.

Imagem: Instagram


O material tem sido usado efetivamente como revestimento de paredes inteiras, garantindo cor e textura natural de padrões neutros, adequando o material a qualquer tipo de decoração. É como sempre gosto de mencionar aqui um toque para "aquecer" visualmente o ambiente, característica comum à madeira ou ao tijolo aparente por exemplo que funcionam para equilibrar a composição com materiais lisos e frios como os revestimentos em acabamento metálico ou cerâmico polido.

Imagem: Arquitetura e Construção


Imagem: Pinterest


Imagem: HeM


Para quem quiser se aventurar não é difícil a instalação, uma boa cola resolve o assunto.

Imagem: Revista Minha Casa


Imagem: Gazeta do Povo


Imagem: H e M


E por falar em porta recados... nada mais de murais emoldurados para pendurar as tarefas diárias, a cortiça atualmente reveste paredes inteiras e além de garantir cor e textura agrega esta funcionalidade que resulta em composições com status de arte e verdadeiras galerias de memórias afetivas.

Imagem: Binti Home


Imagem: Bloglovin


Imagem: Servicolor


Imagem: A Casa que Minha Avó Queria


Imagem: Revista Glamour


Imagem: Stil Inspiration


Imagem: Wordpress


E para mostrar que o material pode ser aproveitado até o último pedacinho relaciono abaixo uma galeria de ideias que podem ser executadas com retalhos do material (que pode ser adquirido em rolo ou placas), desde o formato de bolachas até aquela rolha de vinho que ia direto para o lixo pode se transformar em objetos super funcionais. Para começar o bom e velho mural com um novo visual.

Imagem: Meu Móvel de Madeira


Souplats com desenho geométrico feito com caneta marca texto.

Imagem: Zap Imóveis


Porta-copos estilosos que podem ser presenteados aos convidados.

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Maria Mole


E as rolhas podem virar desde marcadores de lugar à mesa até suportes sob os móveis.

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Reciclar e Decorar


Imagem: Tudo por Email


Imagem: Martha Stewart


Imagem: Remobília


O projeto que vou mostrar abaixo é feito com OSB, um material derivado da madeira, composto por pequenas lascas de madeira orientadas em camadas cruzadas seguindo uma determinada direção, que lhe conferem alta resistência e rigidez. Resolvi mostrar esta imagem porque é uma referência interessante do próximo projeto que vou fazer aqui em casa: uma cabeceira de cortiça! a combinação é perfeita: material fácil de cortar (por causa dos espelhos de tomadas, etc) e além de tudo é fofinho para encostar. Projetinho pós férias!!

Imagem: Casa Vogue

Grande abraço a todos!!

3 comentários:

  1. Oi Carla,
    Adorei as ideias de revestimento de paredes com cortiça.
    Sua foto no FB de proteção à testemulha etá muito legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindas ideias, Carlita! Amei as rolhas transformadas em vasinhos :)

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!