blog de decoração - Arquitrecos: Minha cozinha com piso vinílico adesivo dois anos depois .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Minha cozinha com piso vinílico adesivo dois anos depois

Eu acredito que a maior parte das pessoas que acompanha o blog lembra do Post: Minha cozinha: Adeus piso branco, bem vindo piso vinílico!! Tudo por... R$ 222,50!!! , que fiz há dois anos. Resolvi fazer este post 02 anos depois porque recebo muitos comentários até hoje com as pessoas me perguntando como está este piso hoje, se descolou, se gastou com a limpeza, se marcou por causa dos móveis, se arranhou... e mais que isso, vários depoimentos de pessoas que o fizeram em suas casas! 

Para retribuir todo este carinho hoje faço este post com todas as informações sobre o estado atual do piso e as perguntas e respostas mais relevantes que destaquei entre os comentários. Então, para começar vamos às imagens do antes e depois do post feitas em novembro de 2014:

PISO DA COZINHA ANTES (novembro2014)
Este era o piso tão abominado por aqui..rsss. 



PISO DA COZINHA DEPOIS  (novembro 2014)
Tcharan!!! Piso vinílico novinho (baratinho...) e instalado por mim!!


No post original de 2014 fiz todo o passo a passo da instalação. Podem ver AQUI.



NOTA TÉCNICA DA ARQUITETA (novembro/2014)

Queria deixar bem claro que este material autoadesivo é uma completa novidade para mim e fiquei à vontade para fazer uma experiência em minha casa, como consumidora, até para verificar e me sentir segura para indicar a meus clientes ou seguidores aqui no blog. Normalmente a instalação de pisos vinílicos demandam regularização do piso existente e o uso de cola de contato para garantir a durabilidade da fixação. Ainda não me sentiria segura para indicar a um cliente por exemplo. É o tipo de piso perfeito para quem, assim como eu, gosta de colocar a mão na massa e segue a linha do "faça você mesmo". Fico na torcida para que seja uma fixação de excelente qualidade para que possa indicar com propriedade e conhecimento de causa a todos que tiverem situação semelhante à minha e queiram se livrar de um famigerado piso branco por aí!! 


E A FOTO TÃO ESPERADA... O PISO DA MINHA COZINHA 02  ANOS DEPOIS!!
(Com direito a um gatinho que está sempre por perto querendo participar...rs)


Agora a foto sem o meu tapete (eu sempre tenho na cozinha, pois adoro cozinhar descalça). Nela vocês podem ver o único defeito registrado nestes dois anos (como citei nas repostas dos comentários). Um dos rejuntes, justamente onde deixei uma pequena fresta acabou abrindo mais, isso porque a laje, especialmente na área central dos ambientes, sempre "trabalha" um pouquinho. 


Observem a fresta de perto. Confesso que não me incomoda porque uso tapete e em todo o restante do piso da cozinha nada descolou, não marcou os rejuntes da cerâmica, se mantém perfeito. A rotina de limpeza e mais informações eu vou contando nas perguntas e respostas que trouxe do post original. 





Perguntas e Respostas do post original. Não vou divulgar os nomes ok?
Com certeza você vai achar a resposta para sua dúvida aqui!


Pergunta de 11/11/14
Olá Carla, já li que esse piso não é ideal para áreas aonde se molha, eu lavo muito a cozinha, será que dá certo? E no rejunte dos pisos, percebeu se ficou um pouco sensível? tenho medo de fazer buracos.. 
Como o piso é aplicado com cola não pode lavar, só passar um pano úmido com detergente, o que é suficiente para a limpeza.
___________________________________________________________________

Pergunta de 11/11/14
Oi Carla, adorei essa novidade. Já tinha ouvido falar mas esse PAP esta demais. Uma dúvida, vc falou que o piso não é reto ele tem textura, e pra limpar isso? É facil? limpar entre as ranhuras? E quando cai óleo, ou qualquer outra coisa gordurosa? Conta pra gente, Bjs.

Basta limpar com pano úmido com detergente ou Veja, sem abrasivos ou álcool, no sentido das ranhuras, limpa direitinho. Como o piso é aplicado com cola não pode jogar água.
___________________________________________________________________

Pergunta de 12/11/14
Oi Carla! Você nem imagina como me sinto agradecida por esse post! O piso da minha cozinha e do banheiro são brancos e eu os odeio! Já tinha cogitado colocar o vinílico, mas pensei que não aceitasse ambientes úmidos. Saberia me dizer se rola colocar no banheiro, fora da área do box? Como eu também mexo com faça-você-mesmo, fiquei disposta a tentar!

Eu assim como você pensei na possibilidade de instalar no banheiro também, mas não recomendo, pois na cozinha é bastante viável fazer a limpeza passando apenas um pano molhado com detergente, mas a limpeza do banheiro demanda uma limpeza mais pesada, especialmente junto ao vaso sanitário... infelizmente nos banheiros a solução mais prática que posso te indicar é a instalação de uma cerâmica específica para instalação sobre cerâmica existente (são mais finas). Antes disto verifique se existe desnível suficiente para acomodar a cerâmica e a argamassa para que o piso não fique mais alto que o do ambiente externo ou que o nível da porta. Pelo menos evita o quebra-quebra!!
___________________________________________________________________

Pergunta de 23/11/14
Olá, Carla. Adorei sua solução! Eu não tenho piso branco, mas tenho um horrível, que odeio com todas as forças do meu ser! :) Então, achei uma ótima ideia. Porém, gostaria de saber como ficou o acabamento junto à porta, em relação à altura do piso externo. Não precisou de nenhum tipo de arremate? Ficou mais alto?
Este piso é bem fininho, só tem 3 mm, então não foi preciso arremate, pois geralmente em áreas molhadas como cozinhas e banheiros já existe naturalmente um rebaixo de pelo menos 5 mm em relação ao piso externo.
___________________________________________________________________

Pergunta de 12/05/15
Oi Carla, achei seu post através de uma pesquisa sobre piso vinílico no google. Tenho algumas dúvidas sobre ele, será que vc pode me ajudar? Vc já colocou o seu há alguns meses, o q tem achado?? Algum descolou? Caso queira retirar, como ficaria o piso de cerâmica? Vc acha que precisa nivelar (por causa do rejunte) antes de aplicar? E se for colocado em apenas uma parte, vc acha que ficaria mto visível o desnível, ou atrapalharia? Quero colocar na minha cozinha, mas ela é tipo americana. Ficaria mto feliz se vc respondesse e me ajudasse. Mto obrigada!!

O meu piso continua firme e forte, não descolou nadinha!! Mas a limpeza aqui é feita conforme a recomendação do fabricante, nada de jogar água! A única coisa que verifiquei foi que em uma das emendas que não encostei bem juntinho ala abriu um pouco, mas no mais não precisei de nenhuma massa para compensar o rejunte, pois não marcou nadinha.
O piso tem 3 mm, então se for colocar apenas em uma parte o desnível é muito pequeno, quase imperceptível, mas se preferir pode colocar uma junta daquelas que usamos em piso de madeira mesmo, fica muito bom.
___________________________________________________________________
Pergunta de 26/05/15
Olá! Tenho uma pergunta, minha casa está no contra piso e estou decidindo ainda que piso vou usar, é possível colocar o pvc diretamente em cima do contra piso?

Para a instalação do PVC sobre o contrapiso é necessária a aplicação de uma base de PVA fornecida pelo fabricante para regularização da base e aderência à cola.
___________________________________________________________________
Pergunta de 26/05/15
Não afundou no piso vinílico onde era os rejuntes do piso anterior?


O meu até hoje não tem nenhuma marquinha! Mas acredito que em pisos onde o rejunte seja muito largo isso possa ocorrer sim.
___________________________________________________________________
Pergunta de 19/06/15
Olá, muito bom. Tenho uma dúvida, E obrigatório o uso de cola para colocar sobre cerâmica? Pois os vídeos que eu vi todos usavam.

A Fademac tem um modelo chamado click que não necessita de cola, os encaixes são do tipo macho e fêmea e o piso é um pouquinho mais espesso que este que eu usei. É um material fantástico. http://tarkett.com.br/cores/2
___________________________________________________________________

Pergunta de 27/06/15
A minha dúvida é sobre o piso vinílico modelo click. Moro em uma casa alugada e penso em usar o piso vinílico como uma espécie de "tapete", em caso de mudança desejo colocá-lo em outra casa. Sabe me dizer se é possível? Há algum risco de danos ao piso próprio da casa ou ao vinílico? Há algum material que possa ser usado entre os pisos em caso de eventuais danos, como por exemplo um plástico? 

O fabricante indica que seja feita antes da instalação uma base em epóxi que basicamente é uma nata de cimento que corrige imperfeições no piso existente como rachaduras ou rejuntes muito marcados. Como usei um piso vinílico mais fino que o click e o rejunte não marcou, não vejo necessidade de uma base,pois o piso é bem resistente. O plástico anularia o efeito de um tipo de "micro ventosas" que existem na face inferior do piso, que o faz ficar bem rente ao chão.
___________________________________________________________________

Pergunta de 08/07/15
Finalmente encontrei outra corajosa que colocou este piso sozinha!!
Eu e meu marido nos mudamos pra um apê que já é um pouco antigo, tinha daqueles pisos de cerâmica bem feios e eu não aguentaria viver com um piso daqueles.. por isso depois de muito pesquisar e com pouquíssima grana pra trocar, compramos exatamente este mesmo piso vinílico autocolante da Evolux também na Leroy, mesma cor e tudo. Só que fomos corajosos e colocamos no apê todo (menos no banheiro) , por cima da cerâmica antiga mesmo, e não marcou o piso de baixo acredito que por conta das ranhuras mesmo.
Fiquei super animada quando compramos mas começou a complicar na instalação.. acho que pra áreas pequenas como a sua, instalar sozinha não tem problema pois não tem muito segredo mesmo, mas pra nós que fizemos em duas pessoas o ape inteiro, foi bem trabalhoso.. imagina todos estes recortes com régua, estilete e pensar nas emendas pro apartamento inteiro! rs.. Mas conseguimos!
O que eu tenho dúvida e queria saber se também acontece com vc é que, apesar de ser fácil de limpar (detergente e água resolvem mesmo) meu problema se deu nas emendas.. em algumas emendas aquela cola do verso ficou impregnada, e essa cola é muito forte, não saia de forma alguma, e tive que apelar pro removedor (que graças a Deus não manchou o piso) pois foi o único que salvou a pátria pra tirá-la de cima do piso! Por mais cuidado que tomássemos na hora da instalação a mão que pegava no verso da régua com cola acabava encostando na frente do piso, fazendo-o ficar com cola.. pensa no apê inteiro!!
Depois de passar removedor onde ficou com cola saiu tudo, porém no dia a dia algumas emendas acabam juntando um pouco de sujeira e quando tento tirar com pano não sai, pois ainda é resíduo da cola, saindo apenas com removedor.. Isso me consome DEMAIS pois apesar do piso ser muito fácil de limpar, esses resíduos de cola parece que não secam e acabam juntando essa sujeira, mesmo depois de eu ter passado removedor várias vezes.. 
Aconteceu ou acontece isso com você em alguma parte com relação à cola? Se sim, o que me indicaria pra passar pra não grudar mais nada? 

Você foi corajosa mesmo, pois cortar todo este piso com as mãos não é moleza de jeito nenhum!!! Eu não sei qual produto arriscar, pois como minha área era pequena não tive problemas com as manchas de cola... existe um produto na leroy merlin que se chama tira grude. Quem sabe ele não resolve o problema. Em último caso o jeito é apelar para o tinner e torcer para não manchar!
___________________________________________________________________
Pergunta de 25/08/15
Olá, estou adorando seu blog e gostaria de umas dicas:
1- para box de banheiro: vc recomenda cerâmica sobre cerâmica ou tem uma tinta que funcione?
2- chão de banheiro e cozinha: vi que existem "tintas para piso de cerâmica", mas elas são resistentes? Não descascam ? 
Existem cerâmicas do tipo slim que são próprias para instalar sobre cerâmicas existentes, são mais fininhas, com 6,5mm (Forma Slim da Eliane). A pintura de azulejos demanda um excelente profissional, o que não é fácil de encontrar. Para piso pior ainda, a tinta não é indicada, não dá um bom acabamento e desgasta com facilidade. Cerâmica sobre cerâmica, se você tem pelo menos 1cm de desnível entre o próximo ambiente, é a alternativa ideal. Só tenha cuidado com a escolha do revestimento, deve ser o mais fino possível e a argamassa deve ser a própria para esta aplicação, a chamada argamassa piso sobre piso que tem mais cola que a convencional.
___________________________________________________________________
Pergunta de 27/08/15
Olá Carla. Moro em apartamento alugado e o piso da cozinha é uma espécie de "emborrachado", umas placas coladas imitando azulejos.... é horrível e a cor dá sensação de sujeira. Queria colocar esse vinilico em cima, será que cola? O pessoal da Leroy não soube me dizer e já fazem uns meses q vi sua publicação! 
Oi Jéssika, bom dia!! Eu acredito que cole, mas o acabamento não vai ficar bom... o ideal seria remover este piso e instalar o vinílico no lugar.
___________________________________________________________________

Pergunta de 24/11/15
Ola, gostaria de saber se suporta o peso de sofa, guarda roupa, pois quero colocat nos quartos e sala, obrigada.
Carla Maciel29/2/16
Não instalei o piso sob a geladeira, fiz uma faixa na área de circulação, mas em outros projetos em que já usei o produto não houve nenhum problema com marca de móveis pesados.
___________________________________________________________________
Pergunta de 16/01/16
E o seu piso ainda esta em ótimas condições? 
Estou pensando em comprar para colocar em todo meu apartamento q não e muito grande...rsrs menos o banheiro. Mas o de 2mm esta com o preço muito melhor, vc acha que poderia perder em qualidade e durabilidade?
Eu não instalaria o de 2mm, pois pode danificar mais fácil com arraste de móveis ou rodízios de cadeiras por exemplo. O mínimo indicado é 3mm na minha opinião.
___________________________________________________________________
Pergunta de 16/01/16
Estou pensando em colocar o piso vinilico em meu apto todo. São 100 mts Quadrados, excluindo os banheiros. Li que este piso não é recomendado para áreas úmidas, então bateu a dúvida : devo considerar a área de serviço e a sacada como áreas úmidas? Queria colocar nelas também!  Outra coisa: vi que tem o piso em placas e em manta. Qual melhor? 
Você pode colocar em todo o apartamento, exceto os banheiros e a varanda, caso esta molhe com a chuva. Na cozinha não tive problema, pois a limpeza é feita com aspirador e pano úmido. O produto não é indicado para locais com água, pois a cola pode soltar com o tempo.
Sempre melhor em placas, pois o piso em mantas, caso danifique em alguma parte, acaba demandando um remendo, sendo que no caso do piso em placas, basta substituir a placa danificada.
___________________________________________________________________
Pergunta de 25/01/16
VC já usou forno? Esse piso tem boa tolerância a temperatura?
O piso fica bem abaixo da tampa do forno, nunca danificou nada neste mais de um a no que passou.
___________________________________________________________________
Pergunta de 29/02/16
Mas qual o sentido que colocar um piso de COZINHA que não pode molhar??? vc não lava sua cozinha?
Nunca tive o hábito de limpar a cozinha "jogando água", mesmo porque não uso muita gordura na alimentação, então a limpeza da cozinha é similar aos demais ambientes da casa, com aspirador e pano úmido. Está funcionando super bem há mais de um ano já.
___________________________________________________________________
Pergunta de 11/03/16
Vou transformar um quarto de tábuas corridas em uma copa/cozinha. Pouca circulação pq o espaço é pequeno. Pode colocar esse piso por cima da madeira? Só vejo gente comentando sobre piso frio. Como tem que ser essa colocação? Usaria o piso de clique com a cola nos encaixes?
Realmente este piso não é indicado para instalação sobre madeira... No entanto, no seu caso eu certamente faria uma impermeabilização no piso de madeira existente, não o cobriria. Você pode contratar uma empresa para fazer um sinteco fosco, que fica muito bom também. Usar piso de madeira em cozinha já não é algo absurdo, já que a limpeza diária não demanda jogar água no piso. Um simples pano úmido resolve a questão.
___________________________________________________________________
Pergunta de 03/04/16
Gostaria de saber se posso instalar sobre ardósia.
Preciso saber também se é possível removê-lo depois sem danificar as ardósias já que me apto é alugado.
Não vejo problema em aplicar sobre a ardósia, desde que ela não tenha uma textura muito marcada ou resquícios de cera, o que impediria o adesivo de funcionar. Como existe a expectativa de retirar no futuro, o ideal seria a opção click que tem um encaixe macho e fêmea e dispensa o uso de cola (você pode até levar para a próxima casa!). Daria bem menos trabalho e risco zero de danificar o piso existente.
___________________________________________________________________

Pergunta de 25/05/16
Pode passar aspirador de pó aquele tipo uma vassoura ou pode arranhar?
Boa tarde!
O piso não arranha, pode usar aspirador de pó sem problemas. As restrições são apenas estas que indiquei mesmo:
Limpeza e Conservação
Informações do Fabricante
– Não lavar.
– Não raspar o piso com materiais abrasivos, pontiagudos ou esponjas de aço.
– Usar vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó.
– Passar pano úmido com produto de limpeza doméstica neutro.
– Não utilizar produtos de limpeza abrasivos, corrosivos, alvejantes, removedores, acetílicos, etéreos, álcool etílico ou isopropílico.
– Recomenda-se utilizar protetores de feltro nos pés de móveis.
– Não utilize ceras.
– A garantia do produto aplica-se a correta instalação e conservação de acordo com indicações da Evolux.
___________________________________________________________________
Pergunta de 11/06/16
Preciso de uma dica, mandei fazer os moveis planejados na cozinha, e queria colocar esse piso, a pergunta é: instalo o piso antes ou depois dos móveis colocados? Grata!
O ideal é instalar o piso antes, pois caso queira fazer alterações futuras não precisará completar o piso.
___________________________________________________________________
Pergunta de 14/06/16
Fiquei tenho duas dúvidas, será que poderia me ajudar? 
1) Minha cozinha é planejada e possui armários com pés (redondos) fixos no chão. Como poderia fazer no entorno deles?
2) Este piso resiste umidade? Se não, você teria outra dica? Gostaria, também, de cobrir o piso do banheiro..
Como seus móveis têm pés acredito que seja complicado instalar o piso fazendo recorte para eles. O ideal seria passar o piso por baixo dos pés. O piso resiste à umidade de uma maneira geral, pois a limpeza é feita com pano úmido, sem problemas de descolamento. Ele no entanto não pode ser "lavado" jogando água, pois a cola não resiste.
Este piso não funciona para banheiro exatamente por isto. Este espaço exige uma limpeza mais profundam lavando realmente com produtos mais fortes, geralmente à base de cloro.
___________________________________________________________________
Pergunta de 17/06/16
Oi. Tenho esse piso já a 3 anos e é ótimo. Pode lavar sim.só tem que secar bem em seguida. Eu uso até uma água sanitária, ou desinfetante pra limpar nem e nunca desbotou. Mas agora eu queria mudar o desenho e não sei se posso colar piso vinilico sobre piso vinilico.
Não cole vinílico sobre vinílico, não funciona mesmo, não adere... o melhor é retirar o piso existente para garantir o nivelamento.
___________________________________________________________________
Pergunta de 21/06/16
Oi Carla, boa tarde. Depois de um ano que vi a sua postagem falando do piso de vinil, resolvi colocar em minha cozinha . O meu piso era de cerâmica e com seis meses de uso uma garrafa caiu sobre ele e fez um maior rombo ... sniff... com o passar do tempo e muitas quedas de copos e talheres, comecei a ver os benditos furinhos da cerâmica lascadas. Não aguentava mais a cerâmica com aspecto de sujo devido aos furinhos em toda a cozinha. Sua postagem me ajudou muito e acabei colocando o piso adesivo na cozinha agora no dia 03/06/16, estou amando... Super fácil de limpar, ele realmente não gruda muita sujeira e eu mesma coloquei igual a você, direto na cerâmica.
Muito obrigada pela postagem , beijos e que Deus te abençoe
Que bom ! Fico feliz que o post tenha te inspirado e no fim tenha dado tudo certo!! Parabéns!!
___________________________________________________________________
Pergunta de 21/06/16
Oi Carla, olhando as fotos da etiqueta do piso, consta a espessura de 2mm, mas você comentou que o ideal é a partir de 3mm, fiquei em dúvida... o que vc aplicou é de 2 ou 3mm? Estou querendo aplicar me minha cozinha sobre o piso cerâmico mas estou com receio quanto ao nivelamento e às marcas do rejunte e do peso do fogão e da geladeira... Alguma sugestão?
O que eu comprei tinha 2mm e até hoje não marcou nadinha!
___________________________________________________________________
Pergunta de 07/08/16
Olá tudo bem?... alugamos um ap por 2 anos e não podemos mudar a estrutura . Gostaria de saber iria prejudicar a cerâmica caso eu coloasse o piso vinilico. Obrigada
Para o seu caso, em que pensa em retirar o piso no futuro o mais indicado é o piso vinilico em réguas Click, flutuante. Ele é instalado através de encaixe macho/fêmea e não demanda cola. Existe sim o risco da cola danificar o piso cerâmico dependendo do acabamento.
___________________________________________________________________

Pergunta de 04/09/16
Oi, Carla. Minha cozinha é nova, mas também detestei o piso de cerâmica branca. Amei a sua idéia e fiquei morrendo de vontade de copiá-la. Mas a minha dúvida é se esse piso é resistente a calor intenso. Moro no Nordeste, e o piso da cozinha recebe sol uma grande parte da manhã. Há riscos do piso descolar ou mesmo desbotar?
Já usei este piso, da marca Fademac (ambienta) em locais com sol intenso e não houve alteração do piso ou descolamento. Não posso afirmar o mesmo deste que eu instalei porque na minha cozinha não há incidência de luz direta. 
___________________________________________________________________
Pergunta de 06/09/16
Gostaria de entender melhor por qual motivo não é recomendado aplicar o piso vinílico sobre um piso de madeira. 
Desculpe pelo tempo para te responder, mas na minha experiência já vi muito piso vinílico (especialmente em repartições públicas) instalado sobre madeira. O maior problema é que o piso vinílico aplicado com a argamassa colante (não é o caso deste autoadesivo) permite lavagem com água e como o piso de madeira está embaixo escondido ele estoura de baixo para cima. São pisos com manutenção muito diferente e a madeira "trabalha" mais que o piso vinílico. Você pode até ter cuidado na manutenção, mas o próximo morador nunca vai saber que tem um piso de madeira escondidinho por ali e com o tempo recebem a surpresa do piso estourado...
___________________________________________________________________
Pergunta de 08/09/16
Gostaria de saber se depois de alguns anos alguma placa do seu piso levantou as bordas.
Nenhuma borda levantou, somente entre uma das réguas eu não tive atenção na hora de instalar e ficou uma brechinha depois que a laje "trabalhou" com o tempo. Vou fazer uma postagem sobre como está este piso hoje, pois é a dúvida da maioria e acho que vai ser bastante esclarecedor.
___________________________________________________________________
UFA, muitas dúvidas não é?? Mas garanto que encontrou a resposta para a sua!

Para completar o post alguns detalhes da minha cozinha pequena que me ajudam na organização:
1. Panelas e formas penduradas (se ocupa espaço nos armários prefiro mais acessível nas paredes).


2. Como tenho muitos temperos mantenho alguns na bancada auxiliar, dentro de um recipiente de servir que também ocupava muito espaço nos armários.


3. Aventais e portas sacos deixo pendurados atrás da porta, uma área geralmente inulitizada.


4. Tenho poucos armários, prefiro prateleiras para deixar os itens que gosto assim, visíveis e sempre à mão, especialmente as frigideiras e temperos.


 Grande abraço a todos!!!!

13 comentários:

  1. Agatha Aimee29/4/17

    Eu AMEI! ❤
    Amei até a ideia das panelas, super útil .
    Mesmo com todo o esclarecimento, quero saber algumas coisas kkk

    Como está seu piso hoje ?
    Esse seu problema no piso tem como arrumar? Tirar a única com problema e arrumar ?
    Essa cerâmica sobre cerâmica eu mesma posso aplicar? E molhar não tem problema? (Pq minha cozinha vive molhada kkkk)

    Acho q é isso.
    Amei seu blog, vou olhar ele todinho kkk faz meses que eu e meu marido queremos mudar piso e parede, pq está tudo riscado pelos filhos rsrs

    Achei seu post antigo e corri pra ver o novo que você disse q faria.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agatha, bom dia!
      Estas imagens são as do meu piso dois anos depois, o único problema foi a fresta. Existe a opção de trocar a peça e completar o espaço sim. A placa de vinílico sobre cerâmica eu mesma apliquei, mas não é recomendável lavar ou ter muita água no chão, pois é aplicada com cola e com o tempo certamente vai descolar. Uma opção é aplicar como o fabricante recomenda, com uma base em resina e aplicação com cola, mas neste caso deve ser feito por profissionais. Mas feito desta maneira resiste à água por mais tempo.
      Grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!

      Excluir
  2. Adorei o seu relato... queria colocar lá em casa mas tenho um problema minhas juntas do piso são grandes. vi em vários videos que precisa usar uma massa de pva (cola pva mais cimento) para nivelar a junta e depois lixar para ficar plano. só depois disso colocar o auto adesivo! sabe algo sobre isso.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiencia.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Você passou alguma massa para não marcar o rejunte da cerâmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      O fabricante indica regularização do piso cerâmico, mas no meu caso eu não passei nada e o piso nunca marcou nestes três anos.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Anahi! Para recortar o ralo, basta usar um estilete de boa qualidade, é bem tranquilo, mas tenha cuidado com os dedos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Geiza Navarro2/2/18

    Estava em dúvida sobre aplicação em cima da cerâmica sem fazer o nivelamento. Vou fazer exatas como você, sem nivelar! Depois informo como ficou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Olha verifica se seu piso é bem lisinho ou não... pq se não for com o tempo vc acaba sentindo a diferença do piso em baixo no olho e no pé... eu fiz umas besterinhas no meu nivelamento e consigo sentir em alguns pontos. mas eu amei como meu piso ficou...

      Excluir
    2. Boa sorte!! Por aqui nada mudou, sem marquinhas de rejunte.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. O que mais me preocupa é a gordura da cozinha. Se eu fritar um bife por exemplo depois consigo limpar sem lavar? E os respingos eventuais de água mancham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Você pode passar o pano com um pouco de sabão sem problema. Os respingos de gordura não são suficientes para sujar tanto o piso. Vejo algum problema somente se derramar o óleo quente diretamente da panela sobre o piso, pois poderia derreter a cola, mas isso seria uma eventualidade, muito específica. E os respingos de água nunca mancharam por aqui.
      Grande abraço!

      Excluir
  7. O piso vinilicopode ser usado embaixo do fogão pois o calor ê mais intenso

    ResponderExcluir
  8. Olá você precisou usar cola,ou a própria cola que vem já aderiu.?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!