.post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Marcenaria inteligente a serviço do aproveitamento de espaço

A equação pequenos espaços x múltiplas funções quase sempre é uma tarefa difícil de vencer. Isso porque em várias situações a solução envolve um projeto de marcenaria bem planejado, o que significa investimento maior que comprar móveis avulsos por exemplo. Mas uma coisa é certa: vale a pena o investimento. Isso porque em pequenos espaços a organização é fator indispensável e ter um local definido para guardar tudo que usamos no dia a dia é a garantia que na maior parte do tempo tudo esteja em seu devido lugar.

Para exemplificar a ideia inicio com algumas imagens do site Lunch Box Architect que focam justamente na divisão de ambientes com marcenaria. Neste primeiro projeto esta parede divisórias de armários esconde a porta do banheiro e do quarto, além de ocultar uma bancada retrátil que funciona como uma estação de trabalho. Quando abertas todas as portas tem largura adequada para fechar os demais nichos sem atrapalhar a abertura do nicho seguinte.





  Imagens: Lunch Box Architect

Na planta baixa podemos verificar a profundidade ocupada pelo armário, que não passa de 30 cm.

  Imagem: Lunch Box Architect


Outro exemplo de projeto do mesmo site: Neste o destaque fica por conta dos quartos: Um quarto foi transformado em dois restringindo o espaço interno à área da cama e o acesso aos armários que substituíram as paredes existentes, otimizando o espaço e ganhando valiosos centímetros. O objetivo foi liberar o máximo de espaço na área social depois da chegada de um filho.

Flinders Lane Space Efficient Apartment bed is raised on a platform and separated from the living area by a Japanese-inspired screen
Flinders Lane Space Efficient Apartment bed box separates the bedrooms from the living area to maximize open living space
Flinders Lane Space Efficient Apartment living area
  Imagens: Lunch Box Architect

Flinders Lane Space Efficient Apartment Plan
  Imagens: Lunch Box Architech
Este projeto do site Decoratrix é um velho conhecido aqui no blog. O destaque fica por conta do armário/estante que funciona como escritório (escondendo até a cadeira no nicho) e a divisão do quarto que foi feita de forma que a cama ficou no centro do espaço de apenas 21 m2 possibilitando até a inclusão de um closet. Marcenaria inteligente + Ótimo layout.


 


Imagens: Decoratrix


Esta penteadeira eu tinha que mostrar porque é daqueles sonhos de consumo da maioria das mulheres. Um pequeno espaço ao lado da cama possibilitou a instalação desta penteadeira com divisórias organizadoras sob a bancada escondendo um espelho.

Imagem: Arkpad


Grande abraço a todos!!!

3 comentários:

  1. Olá, Carla! No primeiro projeto há um armário servindo de divisória entre o quarto e o banheiro. Aqui em casa tenho um planejamento desse jeito, colocar um armário separando o quarto do banheiro, mas o meu marido é contra, pois diz que qualquer material nessas condições de umidade do banhieiro, vai apodrecer rápido...
    Tens uma sugestão de que material usar?
    Pelo visto, o da foto é mdf

    Obrigada,
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lia! Na realidade, na planta baixa vemos que existe uma parede atrás deste armário dividindo o banheiro da sala... Para dividir um banheiro com armário você precisaria de uma parede impermeável pra evitar a umidade. Existem paredes em gesso acartonado especiais para fechamento de banheiro (e são mais finas que uma parede de alvenaria).

      Grande abraço!!

      Excluir
    2. Valeu, Carla! Partiu, missão convencer marido hahaha
      bjs

      Excluir

Agora me contem o que acharam do post!!