A equação pequenos espaços x múltiplas funções quase sempre é uma tarefa difícil de vencer. Isso porque em várias situações a solução envolve um projeto de marcenaria bem planejado, o que significa investimento maior que comprar móveis avulsos por exemplo. Mas uma coisa é certa: vale a pena o investimento. Isso porque em pequenos espaços a organização é fator indispensável e ter um local definido para guardar tudo que usamos no dia a dia é a garantia que na maior parte do tempo tudo esteja em seu devido lugar.
Para exemplificar a ideia inicio com algumas imagens do site Lunch Box Architect que focam justamente na divisão de ambientes com marcenaria. Neste primeiro projeto esta parede divisórias de armários esconde a porta do banheiro e do quarto, além de ocultar uma bancada retrátil que funciona como uma estação de trabalho. Quando abertas todas as portas tem largura adequada para fechar os demais nichos sem atrapalhar a abertura do nicho seguinte.
Imagens: Lunch Box Architect
Na planta baixa podemos verificar a profundidade ocupada pelo armário, que não passa de 30 cm.
Imagem: Lunch Box Architect
Outro exemplo de projeto do mesmo site: Neste o destaque fica por conta dos quartos: Um quarto foi transformado em dois restringindo o espaço interno à área da cama e o acesso aos armários que substituíram as paredes existentes, otimizando o espaço e ganhando valiosos centímetros. O objetivo foi liberar o máximo de espaço na área social depois da chegada de um filho.



Imagens: Lunch Box Architect

Imagens: Lunch Box Architech
Este projeto do site Decoratrix é um velho conhecido aqui no blog. O destaque fica por conta do armário/estante que funciona como escritório (escondendo até a cadeira no nicho) e a divisão do quarto que foi feita de forma que a cama ficou no centro do espaço de apenas 21 m2 possibilitando até a inclusão de um closet. Marcenaria inteligente + Ótimo layout.
Imagens: Decoratrix
Esta penteadeira eu tinha que mostrar porque é daqueles sonhos de consumo da maioria das mulheres. Um pequeno espaço ao lado da cama possibilitou a instalação desta penteadeira com divisórias organizadoras sob a bancada escondendo um espelho.
Imagem: Arkpad
Grande abraço a todos!!!
Olá, Carla! No primeiro projeto há um armário servindo de divisória entre o quarto e o banheiro. Aqui em casa tenho um planejamento desse jeito, colocar um armário separando o quarto do banheiro, mas o meu marido é contra, pois diz que qualquer material nessas condições de umidade do banhieiro, vai apodrecer rápido...
ResponderExcluirTens uma sugestão de que material usar?
Pelo visto, o da foto é mdf
Obrigada,
Lia
Bom dia Lia! Na realidade, na planta baixa vemos que existe uma parede atrás deste armário dividindo o banheiro da sala... Para dividir um banheiro com armário você precisaria de uma parede impermeável pra evitar a umidade. Existem paredes em gesso acartonado especiais para fechamento de banheiro (e são mais finas que uma parede de alvenaria).
ExcluirGrande abraço!!
Valeu, Carla! Partiu, missão convencer marido hahaha
Excluirbjs