Compartimentar sem confinamento: esta é basicamente a função das estantes divisórias na arquitetura de interiores. Ao contrário do que imaginamos é um recurso que não se restringe ao espaços pequenos como as quitinetes onde é mais utilizado, funcionando de forma muito eficiente e decorativa em espaços maiores, para delimitar ou subdividir ambientes de forma mais funcional.
A maior parte das estantes divisórias demandam uma boa marcenaria, pois a condição ideal é que ela seja instalada do piso ao teto, sob medida, para evitar possíveis acidentes quando a proporção altura x profundidade da estante não garantir estabilidade. Nas primeiras imagens destaco as estantes definindo espaços em grandes ambientes:
Dividindo sala / cozinha
Imagem: Decorfácil
Definindo espaços na área social - estar / jantar
Delimitando o espaço de escritório na área social
Imagem: Casa Cláudia
Garantindo privacidade na varanda comum a diversos ambientes
Imagem: Casa Vogue
Dividindo área social / íntima - Kits Studio
Soluções para divisão de apartamentos menores do tipo kit studio possibilitam a compartimentação necessária para garantir funcionalidade sem confinar o espaço. É importante destacar que, dependendo da rotina dos usuários, se recebem hóspedes em casa eventualmente por exemplo, o ideal é utilizar algum tipo de divisão que garanta privacidade tanto para o morador quanto para o hóspede o que pode ser uma estante com fundo ou armário por exemplo.
Sempre converso sobre isto com meus clientes: a solução de dividir espaços com cortinas ou estantes garantem um resultado é muito interessante e funcional que eu adoro (e já fiz AQUI), no entanto a rotina do morador nem sempre se adapta a este perfil de projeto. Devemos sempre considerar nossa rotina quando vamos fazer um projeto. Sua casa tem que funcionar!!
Imagem: Reforma do Apê 504
Imagem: Reforma do Apê 504
Projetos como este da imagem abaixo tem uma particularidade interessante: Este jogo de aberto / fechado permite que os compartimentos fechados abram para os dois ambientes e possibilita a adaptação dos nichos inclusive para armários de roupas com cabideiro e tudo!
Imagem: Casa Abril
Neste projeto a marcenaria incorporou a cama permitindo o aproveitamento do espaço inferior.
Imagem: Reforma do Apê 504
Dividindo área social / íntima - Kits Studio com TV giratória
Solução muito prática para ambientes que integram a sala e o quarto, pois permite que a TV seja direcionada para o ambiente em uso. Apesar de ser usada mais frequentemente em espaços integrados com estantes abertas, existem soluções de marcenaria que permitem que seja instalada em uma abertura na parede por exemplo, garantindo o isolamento entre os dois ambientes. Mas isto é assunto para o próximo post!
Imagem: Decorfácil
Este projeto prevê uma situação muito importante. A TV foi instalada em um nicho que gira tanto com a TV quanto os aparelhos como TV a cabo, DVD, etc.
Imagem: Reforma do Apê 504
Imagem: Reforma do Apê 504
Definida a demanda a atender basta soltar a imaginação e incorporar o estilo que se adapta à sua personalidade, desde o uso da cor...
Imagem: Casa Claudia
O reaproveitamento de materiais...
Imagem: A Casa que minha Avó Queria
... ou explorar o recursos escultórico do metal!! O resultado é pura arte!
Imagem: Decorfácil
Imagem: Hauss Decoração
Vou deixar o link de um projeto de kit studio que fiz há algum tempo e é um dos campeões de acesso aqui no blog, onde usei uma estante divisória que funciona ainda como armário de roupas. O nicho onde a TV se apoia é giratório, garantindo o acesso aos equipamentos da TV. Link para o post: http://www.arquitrecos.com/2013/04/projeto-arquitrecos-solucoes-para.html

Grande abraço a todos!!!
Sempre acertando. Muito bom trabalho.
ResponderExcluirBom dia! Gostaria de contatar voces para ter informações sobre a divisória da primeira imagem do "rack de tv" que divide a sala da cozinha. Agradeço muito. Quais cidades vocês trabalham?
ResponderExcluir