blog de decoração - Arquitrecos: Trazendo o verde para dentro de casa .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 12 de julho de 2016

Trazendo o verde para dentro de casa

Está aí um projeto gostoso para executar nas férias!! Seja uma horta para trazer um delicioso perfume para a casa e fazer bonito na cozinha ou simplesmente um ponto de cor para alegrar o espaço interno a ideia é alcançar aquele efeito de aconchego imediato que um simples vaso de planta traz a qualquer ambiente.

As maneiras de trazer o verde são muito variadas e podem consistir simplesmente no reaproveitamento de recipientes pendurados em uma parede livre pela casa. Neste aspecto os jardins verticais são alternativas que nem sempre são difíceis de executar. Para animar a todos a conquistarem seu pedacinho de verde vamos começar por arranjos simples, onde a ideia é distribuir vasos pela casa, mesmo sem uma padronização nos formatos. Quanto mais variadas as espécies e tamanhos mais interessante se torna o conjunto.

Imagem: Pinterest


A distribuição pode acontecer diretamente no piso ou setorizando os vasos sobre uma mesa, banco ou cantinho de um ambiente. Se for possível localizar próximo às fontes de luz natural, melhor ainda!

 Imagem: Rikki Snyder Photography


Imagem: Casa Vogue


Os banheiros que possuem um design mais "frio" ganham nova vida com uma bela planta em vaso.

Imagem: Limão N'Água

Imagem: Apartment Therapy


JARDIM VERTICAL
Uma opção que temos visto nas mais diversas variações são os jardins verticais, pois eles resolvem duas questões ao mesmo tempo: a introdução do verde e o aproveitamento de espaço. Para quem tem a impressão de que é uma alternativa complicada observem esta ideia usando caixotes feitos de retalhos de madeira. Isso mesmo, madeira e prego e mais nada! Como este jardim está em espaço descoberto fica simples resolver a questão da rega pela chuva ou por uma mangueira por exemplo.

Imagem: Casa Claudia



Uma opção similar usando uma tela metálica como suporte. Estas telas são simples de encontrar em lojas especializadas em paisagismo ou home centers em grandes cidades.

Imagem: Casa de Valentina


Este "Faça Você Mesmo" sugere o uso de uma tela simples (pode ser daquelas de expositores de lojas sabem?) e ganchos para pendurar os vasos. Se a instalação for feita em área interna é importante não instalar os vasos em posição que dificulte a rega e manutenção. Outra observação importante: os vasos usados são duplos: um para o plantio direto com furos para drenagem e um segundo sem furo para conter a água.

 Imagem: Limão N'Água

  Imagem: Limão N'Água

  Imagem: Limão N'Água

  Imagem: Limão N'Água

  Imagem: Limão N'Água


Mais simples ainda? Os vasinhos de parede são nota 10!!

Imagem: Casa e Jardim



Imagem: Casa e Jardim


Aqui a "verticalização" se deu em um suporte para caixotes de madeira.

Imagem: Referans Design Blog

HORTA EM CASA
Claro que eu tinha que destacar as hortas!! Que privilégio ter em casa uma verdura ou erva fresca para usar na cozinha!! Assim como as plantas em casa a ideia é adequar  horta ao espaço disponível. Esta primeira opção demanda um planejamento maior, uma base encomendada a um bom marceneiro. Para simplificar existem opções com o mesmo formato em PVC por exemplo.

Imagem: GShow


Neste exemplo foi usada uma combinação simples: prateleiras + vasos.

 Imagem: Muito Chique


Uma maneira muito charmosa e funcional de ter uma horta com tudo sempre à mão: se você tem espaço de bancada ou prateleiras próximas à área de preparo basta distribuir a ervas em pratos, vasos ou mesmo panelas e recipientes reaproveitados. 

 Imagem: Histórias de Casa


Uma das minhas ervas preferidas é o alecrim, pois ele deixa um perfume delicioso na cozinha. Eu tenho o meu na varanda e o vento traz aquele aroma gostoso para dentro de casa.

 Imagem: Erika Karpuk


Se faltar espaço na bancada as prateleiras superiores funcionam bem desde que se tenha o cuidado de deixar os vasos longe do vapor das panelas, mais próximas à área da pia por exemplo.

 Imagem: Reciclar e Decorar


Dicas para plantar a sua horta:

Imagem: Follow the Collors


CACTUS E SUCULENTAS
Um capítulo à parte, tinha que ser! Afinal quem resiste ao lindo desenho destas plantas e à sua irresistível característica de demandar poucos cuidados? É a combinação perfeita!




Imagem: Target

No meu caso as suculentas têm um bônus ainda maior: meus gatinhos não comem...rsss. Digo isso porque minhas ervas sofrem o "ataque" diário dos meus bichanos, mas claro... eu deixo! Adoro quando pego um gatinho com bafinho de cebolinha..rsss. O cactus teria o mesmo efeito, mas não é indicado para quem tem animais em casa, pois eles podem se machucar seriamente.

 Imagem: Minha Casa


 Imagem: Minha Casa

São muitas as opções de arranjo com suculentas, uma mais linda que a outra!!
Com certeza vou tentar fazer para o banheiro social aqui de casa.

Imagem: Quinn Cooper Style


Para montar o arranjo é simples: basta comprar aqueles vasinhos individuais com as mudinhas de suculentas e fazer a composição que quiser em um vaso com terra vegetal.

Imagem: Histórias de Casa


Imagem: Casa Abril 


VARANDAS
Eis o projeto que proponho caso você tenha uns dias de descanso neste mês em que boa parte das pessoas tira férias. Eu sugiro a criação de um cantinho com plantas em sua casa e caso tenha uma varanda, melhor ainda!! Comece devagar, com uma ou duas espécies e vai sentir o quanto é relaxante simplesmente molhar os vasos todos os dias.

 Imagem: Casa Claudia


 Imagem: Casa Claudia


Imagem: Casa e Jardim


Até uma fruteira abandonada por aí pode funcionar como o seu jardim particular!

Imagem: Jardim do Coração


 Imagem: Minha Casa

Se o tempo é um problema comece com as suculentas que demandam poucos cuidados. Mas eu recomendo que comece uma horta, é muito gratificante ver o desenvolvimento das mudas.

 Imagem: Casa e Jardim


E como eu disse antes, falta de espaço não é desculpa... arranje seu cantinho e depois me conte!

Imagem: Pinterest


Grande abraço a todos!!!!

7 comentários:

  1. Adorei o post!
    Estou tentando trazer colocar algumas plantas dentro de casa, mas tenho algumas dúvidas.
    Queria saber como faz para plantar nos recipientes de madeira. Fico pensando se a água que regamos a planta não vai apodrecer a madeira com o tempo.
    Vejo também vários vasos ai na foto sem recipiente embaixo para colher a água.
    poderia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!! Realmente existem alguns segredinhos que as fotos não mostram. as plantas em recipientes de madeira são na realidade vasinhos com os respectivos pratinhos para conter a água. Da mesma forma os vasos cerâmicos devem ter tamanho suficiente para caber um vasinho comum daqueles de plástico dentro. Nestes casos o vaso externo nem precisa ter furo, pois a água que desce do vasinho itnerno fica retido no externo. As mais práticas são as suculentas, pois estas podem ser plantadas em recipientes sem furos, pois não precisam de muita água, basicamente são regadas uma vez por semana. Vou editar o post, pois acho que as suas dúvidas são importantes!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. As ideias são lindas, Carlita, mas achei aquela prateleira do banheiro tão fofinha que não resisti e levei pro meu Pinterest... ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O jardim vertical na parede de tijolos ficou realmente bonito, as caixas de madeira penduradas com os vasinhos dão um visual rústico incrível!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as ideias. Todas fáceis de fazer e muito bonitas!!

    ResponderExcluir
  5. Uma forma que tenho feito no meu apartamento eu tirei de ideia daqui https://www.joagro.com.br/blog/horta-plantada-em-caixas-reciclaveis-e-um-sucesso

    usando caixas plásticas. Achei muito prático, comprei online e me enviaram as caixas rapidinho.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!