blog de decoração - Arquitrecos: Os nichos e suas múltiplas funcionalidades .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 26 de julho de 2016

Os nichos e suas múltiplas funcionalidades

O que poderia ser mais básico (e econômico) que os nichos?? Além de serem fáceis de encontrar possibilitam múltiplas alternativas de distribuição e podem ser usados em todos os ambientes da casa. Um nicho retirado de qualquer ambiente pode ser facilmente usado em outro. Observem nesta primeira imagem como a disposição dos nichos e outros objetos na parede resultou em um tipo de estante com desenho leve e interessante.

Imagem: Minha Casa


NA SALA nichos empilhados (e devidamente parafusados para garantir a segurança) podem funcionar como uma estante divisória de ambientes. Para ampliar a funcionalidade e organizar itens menores basta inserir caixas com abertura frontal, encontradas nos mais diversos materiais para funcionar como gavetas. Neste caso foi utilizada uma caixa de juta.

Imagem: Simples Decoração


NO QUARTO as opções de uso são as mais variadas, podendo funcionar como criado-mudo ou estante ao lado da cama sem demandar muito espaço no piso.

Imagem: Encadree Posters

Imagem: Casa de Fifia

Imagem: Carro de Mola


Ou utilizados em diversos formatos da maneira convencional. O diferencial que torna este conjunto mais interessante foi aplicar uma cor no fundo e parte interna do nicho.

Imagem: Pinterest


Este tipo de nicho, mais retangular funciona como uma bancada perfeita ao lado da cama. Já fiz várias penteadeiras usando este recurso e um dos passo a passo mostrei AQUI no blog, lembram?

Imagem: Arquitetura e Construção


Mandei cortar as tábuas de mdf nas dimensões que queria e montei com cantoneiras e parafusos. Usei caixas como gavetas e ela funciona até hoje na casa da cunhada. Quanto custou? R$ 163,00 reais!!

Imagem:  Revista Casa Linda


Se a necessidade não for dispor os nichos nas paredes basta instalar rodízios encontrados em lojas de ferragens e você tem um móvel simples e versátil para usar no ambiente que precisar.

Imagem: Pinterest


Pode ser até rodinhas de um skate que esteja largado de lado por aí!

Imagem: Pinterest


NO BANHEIRO os nichos são igualmente funcionais organizando toalhas e materiais de limpeza por exemplo. Uma opção viável é instalar portas para garantir que itens menores fiquem organizados sem poluir visualmente o espaço.

Imagem: Casa Claudia

Imagem: UOL Mulher

Imagem: Casa Claudia



Na imagem seguinte o nicho aparece sob forma de um caixote de madeira com rodízios sob a pia, uma alternativa interessante quando a pia é do tipo comum, sem armários.

Imagem: Histórias de Casa

Imagem: IG


Dá até para otimizar o espaço destinado ao rolo de papel higiênico.

Imagem: The Family Handyman


Nichos aplicados junto ao teto são ótimos para aproveitar este espaço geralmente inutilizado para organizar itens que são pouco manuseados no dia a dia.

Imagem: Pinterest


mais um exemplo em que os caixotes de madeira aproveitam um cantinho de parede na cozinha. Gosto muito deste recurso, acho que quando usado apropriadamente cria um ambiente aconchegante.

Imagem: Reciclar e Decorar


Os nichos embutidos são mais difíceis de executar e devem respeitar a espessura da parede. Nestes casos para evitar problemas oriento a recortar no máximo 6 cm a parede e verificar antes se não existe pilar, fiação elétrica ou tubulação de água / esgoto no local.

Imagem: Pinterest


Mais caixotes!!

Imagem: Blog de Decorar


Imagem: IG - Reciclagem, Jardinagem e Decoração


Imagem: Marie Claire Maison


Imagem: IG


Até gavetas repaginadas funcionam muito bem como nichos de parede.

Imagem: Savy Sugar


Um projeto nicho total. A base da cama, o criado mudo e a estante, tudo feito de nichos.

Imagem: Minas Casa


Grande abraço a todos!!!

6 comentários:

  1. São super práticos, Carla. Vão em todos os ambientes. Lindo post, parabéns. Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    amei as ideias e o nicho que vc fez está maravilhoso!
    Bjs
    Sorteio de uma clutch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Betty!!
      E estou aqui de dedos cruzados para ganhar a clutch!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Mais uma vez explorou o tema com maestria. Muitas ideias excelentes compiladas. Parabéns. Adoro seu blog. Abraço.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!