blog de decoração - Arquitrecos: Novos cantos para a máquina de lavar, aparente ou escondida! .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Novos cantos para a máquina de lavar, aparente ou escondida!

Este é sempre um dilema para apartamentos que contam com uma área de serviço muito pequena: onde instalar a máquina de lavar?? No caso particular da minha casa eu não tive dúvidas, queria mais espaço de bancada para minha cozinha então adeus tanque! Instalei a máquina no local e pronto. Alguns casos demandam soluções mais inusitadas e criativas ainda como simplesmente deixar a máquina na cozinha mesmo ou quem sabe... no banheiro! Acha impossível? Vem que eu te mostro!!

Nas duas primeiras imagens a máquina de lavar roupa simplesmente foi integrada na cozinha como mais um eletrodoméstico qualquer. Geralmente é simples a solução pois é uma área que conta com instalações de água e esgoto, facilitando a instalação. O importante é ter cuidado com o esgoto, pois não pode ser o mesmo que vai para a caixa de gordura. Isso é muito importante ok? Além, claro de necessariamente precisar ser um modelo com abertura frontal.

Imagem: Desire to Inspire

Imagem: Pinterest


E quando o assunto é a máquina de lavar no banheiro duas coisas são indispensáveis: Primeiro o modelo com abertura frontal (que atualmente é vendido como lavadora e secadora integrados) e segundo: a bancada da pia necessariamente deve ter a altura padrão de 90 cm (ou mais, nunca menos). Pode parecer óbvio, mas isso limita o modelo da cuba que não pode ser de apoio, somente de sobrepor ou embutir para que não se perca na altura da bancada. Isso porque a altura confortável para bancadas de cozinhas e banheiros é 90 cm. Perfeitas para este tipo de máquina que são na maior parte das marcas fabricadas em altura inferior a esta. Neste primeiro projeto assumida totalmente a vista e em frente à porta do banheiro, sem crise. a cor da bancada cria um elemento de interesse que ajuda a desviar a atenção do eletrodoméstico propriamente dito.

 Imagem: Minha Casa

 Imagem: Minha Casa


Se a ideia é assumir a máquina o fato de instalar sob a bancada da pia facilita a instalação, pois é a parede onde estão os pontos de água e esgoto. Vejam quantas opções!

Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Seja em branco / brando ou em contraste com a madeira, a máquina não me parece agressiva aos olhos nestes projetos. Tudo é uma questão de necessidade aliada à adequação ao existente.

washing machines test coloured washing machine In the bathroom
 Imagem: A Design Ideas

Imagem: Ducati

 Imagem: Feedly


Aqui a máquina em cor preta foi suavizada pelo armário executado na mesma cor. Truque!

Imagem: Click Interiores


Imagem: Construindo Decor


Se o banheiro for um pouco mais espaçoso pode-se criar um nicho para acomodar a máquina.

Imagem: Maklarhuset

Imagem: Delikatissen

small bathroom design washing machine niche prefabricated shower stall small bathroom ideas
Imagem: Fresh Designpedia

 Imagem: Thinkter


Imagem: Houzz

Imagem: 1 Decor


 Ou simplesmente assumir o espaço que sobrou do box e aproveitar a altura com prateleiras em vidro.

 Imagem: Construindo Decor


Outra opção é fazer uma composição com móveis na mesma altura integrando a máquina ao espaço.

Imagem: Ducati


Agora, se a ideia é esconder a máquina... tenho que começar com uma imagem que é um clássico!
Requer um banheiro espaçoso eu sei... mas não é lindo demais???

 Imagem: Pinterest


Retornando à ideia da máquina sob a pia do banheiro. A diferença aqui é que as portas do armário escondem a máquina durante o tempo em que não está sendo usada. Camuflagem de primeira!

Imagem: Home Edit

Imagem: Home Edit


A partir desta ideia o céu é o limite!! Olha só esta porta central funcionando como banheiro para o gatinho da casa, com direito a caixa de areia e portinha!! 

Imagem: Pinterest


Em geral, no caso da máquina sob a pia, é necessário que esta fique apoiada diretamente no piso para não aumentar a altura da bancada. Para este caso da imagem abaixo onde a máquina foi instalada sob uma base de alvenaria eu entendo que seja necessário um modelo de  máquina com altura máxima de 80cm, o que não é fácil de achar... observem que a bancada em si teve que ser bem fininha.

 Imagem: Time of the Aquarius

 Imagem: Time of the Aquarius


Mais esconderijos e camuflagens!!

 Imagem: Frateli


 A vantagem da porta dupla é que as folhas ficam menores, ocupando menos espaço no banheiro.

Imagem: Pinterest


Ou melhor ainda... portas de correr! Nada de espaço perdido para abrir portas.

Imagem: Archdaily


Imagem: Pinterest


Este projeto eu tinha que mostrar porque acho super criativo, perfeito para quitinetes. A máquina de lavar com abertura superior foi escondida sob um balcão que já funciona como um apoio para a cozinha americana. Neste caso o tampo da bancada precisou ser móvel para permitir a abertura para a tampa da lavadora. Com uma máquina de abertura frontal o tampo poderia ser fixo e o balcão teria apenas a abertura lateral para a porta frontal da máquina. 

Imagem: Vida em Rosa

Grande abraço a todos!!!

12 comentários:

  1. Pode ser impressão minha, mas a maioria das casas brasileiras tem máquinas que abrem por cima. Estou caçando uma solução para minha área (minúscula) no apartamento, e amei essa sugestão de esconder a máquina criando um balcão. Como eu nunca pensei nisso?
    Vou procurar mais ideias, mas obrigada por me dar o caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Maquina com abertura frontal facilita, pois em cima coloca-se uma cuba para servir de tanque.

      Excluir
    2. Eu tinha pensado em esconder a maquina mais ou menos assim na minha cabeça mas não achei em lugar nenhum uma demonstração... e não tinha pensado em integrar com a cozinha era so para esconde-la sua ideia complementou a minha.

      Excluir
  2. Por norma aqui o habitual é a máquina de lavar na cozinha e só em casas com muito espaço e um espaço de serviço, tem a máquina fora da cozinha. Nas casas de banho não costuma, mas se a casa de banho for grande, porque não? Afinal (no meu caso) é na casa de banho que está o cesto da roupa suja.

    ResponderExcluir
  3. Carla,
    Aqui na Espanha, os apartamentos são muito antigos.A máquina de lavar vai sempre no projeto da cozinha.No banheiro vi poucas,mas também vi.Raro é ter lavanderia em casa...rsrs...Adorei as soluções com elas escondidas.Besitos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as ideias! Assim como você, estou querendo dispensar o tanque e colocar a máquina onde ele está, porém meu apartamento é de alvenaria estrutural, o que traz algumas restrições em reformas, durante a vistoria feita junto à construtora o engenheiro até me disse ter jeito, mas não me deu maiores explicações sobre como fazer isso... Para fazer a instalação da sua máquina no lugar do tanque você precisou quebrar/cortar a parede? Como foi esse processo de adaptação da máquina ao que inicialmente era tanque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruna!! No meu apartamento já existia as instalações tanto para a máquina quanto para o tanque. Eu somente desparafusei o tanque, coloquei uma tampa na saída de esgoto e usei a torneira do tanque para a máquina de lavar. Aproveitei a descida da máquina para o esgoto.
      No seu caso acho que vai ser trnquilo também. Basta desparafusar o tanque, usar a torneira para a entrada de água da máquina e inserir a mangueira de saída no acesso ao esgoto do tanque. Se a descida for no piso só precisa ver se vai ter espaço abaixo da máquina para passar a mangueira. Se a saída for na parede é mais fácil. Caso seja no piso basta você colocar pés na máquina para ganhar espaço para a mangueira.
      Grande abraço!!

      Excluir
  5. É possível colocar um tanque acima da máquina de lavar? 😬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! Acima da máquina de lavar não há como inserir um tanque,não haveria espaço suficiente para a cuba e a instalação hidráulica.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Gostaria de por a máquina lava e seca por baixo do tanque,ou instalando uma cuba funda , será que é possível ?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de por a máquina lava e seca por baixo do tanque,ou instalando uma cuba funda , será que é possível ?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/11/23

    Posso instalar um Cooktop em cima da máquina de lavar passando o mármore inteiro?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!