blog de decoração - Arquitrecos: Organizando a garagem para diversas finalidades .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Organizando a garagem para diversas finalidades

Este post vai especialmente para os felizardos que moram em casas e têm o privilégio de ter uma garagem para chamar de sua! Mesmo aquelas casas que têm espaço de sobra algumas vezes ignora o quanto a área de garagem pode ser bem utilizada, bastando para isso algumas ideais funcionais que garantem ao espaço utilização no dia a dia. 

Vários são as atividades que podem funcionar na garagem, tudo depende do perfil da família que reside ali. Existem os apaixonados por reciclagem, artesanato, os mecânicos de fim de semana, os que adoram jardinagem e claro, aqueles que simplesmente precisam de espaço para organizar itens que não são necessários todos os dias. Vamos começar as alternativas que incluem, além de ferramentas, estações de separação de itens recicláveis, que geralmente ocupam muito espaço em casa.

Imagem: BHG

Imagem: BHG

Um elemento que é comum a quase todas as alternativas que mostro aqui são estes painéis de Eucatex, excelentes aliados para ocupar as paredes sendo base para ganchos e prateleiras modulares.

Organizando as ferramentas, a garagem, o depósito, oficina...via BHG:
Imagem: Querido Refúgio


Prefiro opções que não sobrecarregam o espaço com inúmeras prateleiras (como aqueles recipientes de plástico enormes...) porque não tem jeito, se o espaço tiver muitas prateleiras, é quase certo que o aspecto será de desorganização. Por isso sugiro organizar neste local itens que funcionem como apoio para uma ou mais atividades que colaborem realmente com a organização da casa. Entulhar todas as caixas de enfeite de natal por exemplo, requer um armário fechado ou uma área diferente. É sempre bom lembrar que apesar de ser um espaço pouco usado é o primeiro ambiente visto por você ao chegar em casa. 

Garage Table
Imagem: Martha Stewart

Acima temos um exemplo de um cantinho compacto para jardinagem. Os armários de ferramentas, estes vermelhinhos que aparecem em algumas imagens, são ótimos aliados neste tipo de organização. Na imagem abaixo certamente se trata de alguém apaixonado por artesanato!

Imagem: BHG


Algumas dicas de organização: Prateleira para latas de tintas e abraçadeiras que podem funcionar tanto para pincéis quanto para chaves e ferramentas em geral.

Painting Gear Hangout
The Family Handiman


Reaproveitar potinhos já é um clássico da organização. Basta um prego para fixar a tampa na prateleira e pronto: Suas miudezas sempre por perto.

Recycle Peanut Butter Jars
The Family Handiman


Imagem: Minha Casa Minha Cara


Os potinhos de plástico com tampa são fáceis de instalar, bastando fixar na parede uma barra imantada (vendida para suporte de facas) e colar uma arruela simples no fundo do potinho.

Magnetic Mini Storage: Want to build this handy storage roost for all the little screws, earplugs, nuts and washers in your shop? Mount the magnet, load the cups, snap on the lids and all your itty-bitties are easy to spot, nab and put away.  http://www.familyhandyman.com/storage-organization/instant-storage-solutions:
The Family Handiman


Este modelo em aço inox já é vendido prontinho para usar como porta temperos.

Imagem: BHG

Este é sonho de consumo dos marceneiros de fim de semana: Além do painel canaleta para ferramentas uma bancada retrátil, prefeita para aquelas garagens que não conseguem comportar a bancada quando a a garagem está ocupada pelo carro.

Sonho de consumo de todo marceneiro de final de semana.:
Imagem: My Decor Education

Uma coisa é certa: vale a pena investir no painel canaletado ou na placa de eucatex. Fica bem mais fácil instalar suportes para os mais diversos usos sem ter que ficar furando a parede todo o tempo.

Garage Work Station
Imagem: House & Home


Imagem: Etsy


Este armário de garagem não ocupa mais que 30cm de profundidade. Outra dica importante: Sempre deixar um ponto de água, de preferência com uma pia ou tanque. É muito útil em garagens.

Imagem: Minha Casa Minha Cara


Este é para uma casa de esportistas!! Simples elásticos de carga organizando as bolas.

Imagem: Não Acredito


Ganchos e mais ganchos!! Tem coisa mais chata de guardar que escada? (tábua de passar também...)

Imagem: Info Hoje


Handy Hooks
Imagem: The Family Handiman


Para ocupar prateleiras uma opção que cria um aspecto organizado é a padronização dos recipientes.
Se não no tipo de volume, nas cores é o suficiente.

A garagem pode guardar os brinquedos das crianças também! #personalorganizer #organização:
Imagem: I Heart Organizing


Imagem: The Family Handiman


Esta é uma ideia engenhosa para criar uma estação de recicláveis. Duas escadas fixadas com a ajuda de um barrote e cestos plásticos para a separação dos itens.
Stacked Recycling Tower
The Family Handiman


Uma dica super legal que encontrei este fim de semana:


Construções e Reformas Particulares Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente
Aprenda técnicas que garantem maior eficiência e responsabilidade do início ao fim da obra.

Cartilha gratuita mostra como fazer moradias e reformas sustentáveis

Grande abraço a todos!!


8 comentários:

  1. Oi, Carla! Adorei as dicas. Vou tentar implementar aqui em casa pra arrumar a bagunça que fica no famoso quartinho dos fundos. Quanto às bicicletas, já li em algum lugar que o melhor é pendurá-las pelo esquadro e evitar pendurar pelas rodas pois pode empenar.

    ResponderExcluir
  2. Os elásticos de carga segurando as bolas são muito criativos! Interessante também a prateleira de latas com as abraçadeiras para pinceis, funcionalidade surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. muito criativo , ideias funcionais e muito práticas gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19/1/18

    Adorei!👏

    ResponderExcluir
  5. Luiz
    Estou deslumbrado com tantas sugestões espetaculares aqui apresentadas. Tenho copiado já algumas como apoio para organizar ambientes de um sítio serrano que tenho.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom todos vou fazer

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei Bancada dobrável queria saber qdo medida largura e comprimento e qual tipo madeira para eu fazermeus trabalhos artesantos.
    Obs: sou deficiência auditiva preciso mto medidas bancada dobrável...eu amei...

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!