.post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Um novo espaço para o microondas: Torre quente, embaixo da bancada ou um carrinho?

Quando a palavra de ordem é economia de espaço, qualquer inovação ou boa ideia para conquistar centímetros é algo muito valioso!! O foco deste post é um grande dilema para quem tem cozinha pequena: onde instalar o microondas. Em grande parte das cozinhas que conheço este eletrodoméstico é instalado de uma maneira que não o integra ao restante dos armários da cozinha, aparentando ser um "corpo estranho" naquele espaço.

Isso desconsiderando as "torres quentes" que consistem naquela disposição em que em uma mesma torre se concentram os fornos elétricos e microondas. Para este tipo de situação uma dica: Aproveite este fechamento vertical para acomodar também a geladeira. Concentrar os elementos de maior volume visual ajuda a ganhar espaço e fazer com que o ambiente pareça maior. Algo assim:

Imagem: Casa de Valentina

Abaixo algumas dimensões básicas para proporcionar o uso com conforto e segurança, especialmente para locação dos fornos. Na imagem é fácil perceber o volume da torre acomodando a geladeira.
Medidas ergonómicas para cozinha:
Imagem: casaeplanos.com

 
Imagem: Minha Casa


Mas vamos ser realistas: Grande parte das pessoas não dispõe de espaço suficiente para abrir mão de mais um pedaço de bancada com uma torre quente não é? E eu recomendo: Evitem colocar o microondas em uma posição muito alta nos armários superiores. O manuseio de alimento quente, especialmente aqueles que têm molho, é muito perigoso. O risco de acidentes é alto.

Então você me pergunta: qual a solução para este problema?! Se não tem espaço sobre a bancada abra um espaço embaixo dela!! Isso mesmo, já usei em vários projetos e acredito ser uma excelente alternativa, tanto pela segurança no manuseio dos alimentos quentes quanto reduzir a "poluição visual" na cozinha já tão cheia de equipamentos. Além de ganhar espaço de bancada, claro!


SP Estudio | Arquitetura e Interiores | MAXHAUS:
Imagem: SP Estudio


Imagem: Casa de Valentina


cozinha..:
Imagem: Pinterest


Imagem: Sarah Richardson


Imagem: UOL


Imagem: Portal Decoração


Imagem: Pinterest


Imagem: BHG


Imagem: Jessica Breslin


Funciona igualmente instalada na ilha ou balcão da cozinha americana. Lembrando apenas do detalhe importante do ponto de tomada que neste caso precisa ser feito previamente sob o piso.

Imagem: Minha Casa


Imagem: Remodelista


Imagem: Casa Original


Imagem: Casabela Blog


Imagem: Pinterest


Imagem: Minha Casa


Imagem: Querido Refúgio


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Domino Magazine


Imagem: Thrifty Decor Chick


Móveis soltos com bancada superior são excelentes aliados, especialmente em apartamentos alugados. Em geral se instala o microondas sobre a bancada, mas instalar o aparelho em uma das prateleiras se libera uma valiosa superfície de trabalho na cozinha, além se funcionar como apoio para os alimentos quentes retirados do equipamento.

Imagem: Reality Day Dream


Imagem: Querido Refúgio


E se deu vontade de esconder de verdade... Portas nele!!

Imagem: Decoralia

Imagem: BHG


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Armário para microondas
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)







Balcão Para Cook Top E Forno 100l X 85a X 58p






8 comentários:

  1. Tudo o que se trata de eletrodomesticos encastrados é do melhor, mas fornos e microondas abaixo do nosso nível de braços? Não! Já são coisas chatas de limpar quando estão à nossa altura, agora imagine-se termos que nos dobrar... eu sou muito comodista nestas coisas (ou será preguiça, mesmo?). Um beijinho grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho fácil de adaptar, afinal o forno convencional do fogão já é usado nesta posição. Mas sei também que trata-se de uma questão de conforto que pode variar entre as pessoas mesmo.

      Grande abraço!!! ;)

      Excluir
  2. Gostei da matéria!
    Será que embaixo da bancada é mais funcional do que em armários suspensos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MÔnica!! Nós culturalmente já usamos o forno do fogão nesta posição, então acho que com o microondas o efeito é o mesmo. Reduz bastante o risco de queimaduras na retirada do alimento além da melhor visibilidade do prato, que quando o microondas é instalado em armários superiores fica prejudicada.

      Grande abraço!!!

      Excluir
    2. Juliana Matos27/7/16

      Concordo com Carla! Acredito que deva-se levar em consideração a segurança do que o conforto, pois tudo é uma questão cultural e de adaptação. Segurança já é uma questão de Vida. O ideal seria sobre a bancada...

      Excluir
  3. Gostei da matéria!
    Será que embaixo da bancada é mais funcional do que em armários suspensos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que micro embaixo é uma boa opção para tira-lo de cima da cuba,onde incomoda devido a profundidade.Caso contrario é mais acessível mante-lo à 1.50 do chão. Eduardo

      Excluir
    2. Também gostei da matéria!
      Eu acho que o micro embaixo é uma boa opção para tira-lo de cima da pia, onde acaba incomodando um pouco devido a profundidade.Caso contrario é mais acessível mante-lo à 1.50 do chão.

      Excluir

Agora me contem o que acharam do post!!