blog de decoração - Arquitrecos: Mais amor e menos consumismo nesta Páscoa .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Mais amor e menos consumismo nesta Páscoa

A ideia aqui não é fazer uma provocação ideológica ou entrar no detalhe do simbolismo da data, mas chamar a atenção para algo que me incomoda todos os anos: o preço dos ovos de chocolate!!! A pergunta é: para que tanto consumismo? Por que pagar tão caro por alguns gramas de chocolate que custam bem mais que as próprias versões em barra?

O fato é que há alguns anos, como vocês podem ver em posts dos anos anteriores aqui no blog, eu sempre faço a minha própria versão de presente para a minha família. É algo que faço com carinho e que eu adoro ver na casa de todos quando faço uma visita, todos arrumadinhos em um cantinho pela casa, como uma lembrança. Para que não reclamem, achando que é muito difícil de fazer, escolhi algumas versões simples e criativas que não dão trabalho, vocês vão ver.

Me digam se isso não é muito fofo??? São ninhos de macarrão (aqueles que a gente compra em qualquer supermercado) formando a base para ovinhos prontos de chocolate (baratos e gostosos).

 Imagem: Casa e Jardim


Este ano me decidi: vou pintar cascas de ovos de galinha desta vez! Nos anos anteriores revesti ovos de plástico, mas esta arte de desenhar em ovos eu sempre achei muito especial e é praticada no mundo inteiro Para esvaziar os ovos basta fazer dois furos, um menor na parte superior e outro um pouquinho maior na inferior. Sopre, lave (umas duas ou três vezes com solução de água e vinagre) e deixe secar. Vou mostrar uma imagem e um link no fim do post que mostram direitinho.

  Imagem: Casa e Jardim


Estes foram pintados com canetinha preta ou colorida, faz bem menos sujeira que tinta! Dentro do ovo podem colocar mensagens como nas imagens abaixo ou inserir balinhas de chocolate pelo orifício inferior da casa e fechar com um adesivo redondo. É o mesmo procedimento do ovo plástico.

 Imagem: Casa e Jardim


Uma versão colorida com canetinha colorida comum. até as crianças podem ajudar.


 Imagem: Casa e Jardim


Eu adoro os bigodes!!! E confessem: Poderia ser mais fofo e simples de fazer???


 Imagem: Casa e Jardim


Ovos de Páscoa decorados com bigode português | Eu Decoro:
Imagem: Eu Decoro


Este ovo foi mergulhado em tinta preta para fazer um fundo tipo quadro negro.

  Imagem: Casa e Jardim


São várias as técnicas com efeitos igualmente interessantes.

Black and white Easter egg idea:
Imagem: Kinderki


Páscoa:
Imagem: House Hunt


Ovos de Páscoa ao natural decorados com florzinhas | Eu Decoro:
Imagem: Eu Decoro


A pintura de ovos é uma arte milenar e na Ucrânia esta tradição remonta a três mil anos antes de Cristo. A história é muito interessante e você pode conferir AQUI.

CURIOSIDADES SOBRE OS OVOS PINTADOS (VIA MUNDO DAS TRIBOS)

Pintar ovos de galinha na páscoa também é costume no Oriente e nos países que ficam ao leste da Europa os ovos eram transformados em grandes obras de artes pelos ortodoxos. O ovo é um símbolo muito antigo antes do cristianismo ele já significava a fertilidade e o renascimento da vida. Sendo que da Rússia a Grécia os ortodoxos costumavam pintar seus ovos de vermelho, mas na Alemanha a sua cor preferida era o verde e a tradição é tão grande que a semana que antecede a Páscoa é chamada de semana verde, assim como a Quinta-Feira verde. Na Bulgária a tradição era ainda mais quente, pois ao invés de esconder os ovos pintados eles lutavam com os ovos nas mãos, era uma verdadeira batalha campal e quem conseguisse terminar a batalha com o seu ovo intacto era bem sucedido até a próxima Páscoa. Esse habito foi se passando entre os demais países como na Inglaterra, pois Eduardo I oferecia ovos banhados em ouro aos seus súditos preferidos. Na França Luiz XIV pintava e decorava os ovos para mandar de presente e desse gesto surgiu a moda de fazer os ovos artificiais como:
  • Madeira
  • Porcelana
  • E Metal que continham surpresas agradáveis dentro.

Não quer pintar as cascas? Existem outras técnicas igualmente práticas!! Pode ser colagem de tecido, papel, folhas, decoupage... é quase uma brincadeira, as crianças vão amar!!

Unique Easter Holiday Gift Ideas_12:
Imagem: Martha Stewart


Decoupage... 

Paper Napkin Decoupage Eggs How-To:
Imagem: Martha Stewart


Páscoa:
Imagem: Martha Stewart


Colagem de papel...

Ovinhos:
Imagem: Martha Stewart


Colagem de folhas naturais...

Great new idea for Easter eggs:
Imagem: Martha Stewart


Papel e barbante...

Ovos de Páscoa decorados com tinta e linho | Eu Decoro:
Imagem: Eu Decoro


Juta!!!

burlap eggs:
Imagem: Etsy


O arranjo na mesa fica lindo, especialmente dispostos em porta ovos.

O prato de andares acomoda delicados arranjos de flores e os bombons decorados. No andar de cima, os potinhos dão surporte às rosas e ao ovo, que recebeu uma fitinha de cetim (Feliz Páscoa | Happy Easter):
Imagem: Casa e Jardim


Sabem a técnica do balão + fios + cola? Dá até para rechear se inserir as balas no balão antes de encher e deixar a trama mais fechadinha para as balas não caírem quando estourar o balão.

Easter eggs | ovos de páscoa:
Imagem: Arte de Fazer Artesanato


Como esvaziar o ovo? Tem um passo a passo bem detalhado neste link AQUI
E depois, claro, usar o ovo para fazer bolos ou omeletes. Nada de desperdício!!



Para pintar é importante usar um palito ou haste para facilitar o manuseio e secagem.

D.I.Y páscoa - valentinamag
Imagem: Valentina Mag

D.I.Y painted eggs - valentinamag
Imagem: Valentina Mag


Imagem: Como Fazer Artesanatos

Vídeo com passo a passo:

Via: You Tube Stephania

Grande abraço a todos!!!

Three versions of this darling Easter Printable ~ great for framing. https://www.vmg206.blogspot.com Easter clipart ideas:



3 comentários:

  1. OLá
    Amei esse post.
    Acredito que devemos passar para nossos filhos o verdadeiro sentido do natal e ovos de páscoa que custam uma fortuna é consumismo puro.
    Amei a ideia do macarrão com os ovitos
    Seguindo teu blog
    Debby :)

    ResponderExcluir
  2. Amei, menina que boa esta ideia de fazer mini ovinhos e colocar no macarrão, nesta crise é uma ideia econômica também para presentear... bjs no seu coração, boa semana

    ResponderExcluir
  3. Oi! Amei! Muito criativas essas ideias e o melhor: econômicas. Como sempre, tudo q vc publica aqui é lindo e de utilidade pública.
    Estou "montando" minha casa agora tb e vou usar muitas coisas q aprendi aqui... Logo, logo vou publicar as fotos de como usei suas dicas para vc ver!
    Eu ficarei muito feliz se vc for conhecer meu espaço na net tb. Ele ainda está em construção.

    Beijos,

    http://sucasasucara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!