Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Box para chuveiro: o que é preciso saber sobre cada modelo

Parece algo simples, sem grande impacto na decoração do banheiro, mas além de funcional o box do chuveiro pode determinar a forma como o espaço será usado e interferir diretamente no efeito visual do espaço, isso devido a pequenos detalhes que geralmente as pessoas deixam passar despercebido. Neste post vou falar um pouco sobre as características de cada modelo para orientar a sua escolha, seja pelo ponto de vista estético ou de segurança. Não é algo para deixar o vidraceiro definir somente do ponto de vista prático e vou mostrar o porquê.

Antes de iniciar com os modelos, um aspecto muito importante especialmente para quem tem crianças: A instalação de película transparente de segurança é essencial para evitar acidentes, pois o vidro temperado, devido a todo o movimento de bater de porta durante anos, pode do nada simplesmente estourar. E mesmo não quebrando em pedaços pontiagudos como o vidro comum, forma partículas redondas afiadas. Vale a pena garantir a segurança de sua família, o susto é grande.

01 - Portas de correr em vidro temperado com trilho aparente: 
É o modelo mais encontrado. A principal vantagem é que não ocupa espaço na abertura de portas e como o trilho é fixado nas duas paredes laterais além da guia no piso, é bastante estável. No entanto é importante avaliar, sobretudo o tipo de perfil do trilho, pois a espessura ou a cor pode interferir no efeito visual quando há uma parede de destaque com revestimento especial no fundo do box.

 Ferragem na cor branca

Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa de Valentina


Imagem: UOL Mulher


Ferragem preta

Imagem: Minha Casa


Ferragem cromada

Imagem: Casa Vogue


Imagem: Arquitetura e Construção


Imagem: Simples Decoração


Quando a parede de destaque está fora do box o efeito de interferência do perfil na decoração é bastante reduzido, independente da cor da ferragem.

Imagem: Design Sponge


Imagem: Decorfácil


Imagem: Casa Abril


02 - Portas de correr em vidro temperado com trilho embutido: 
Este modelo tem as mesmas vantagens quanto à estabilidade das portas e a questão do espaço da opção anterior, com o bônus de deixar o trilho embutido no forro. Neste caso qualquer trabalho de destaque no box fica bastante evidente, sem interferências. A única questão a avaliar é a ventilação dentro do box devido ao vapor emitido pelo chuveiro. É uma opção ideal para quando a janela ou o exaustor do banheiro estão dentro do box.  

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Pinterest


Imagem: Decorfácil


Imagem: Casa Abril


Imagem: Decorando Casas


03 - Portas pivotantes em vidro temperado: 
Tenho que confessar que é meu modelo preferido, pois este tipo de porta dispensa o uso de perfil superior mesmo que o box não tenha a altura total do banheiro. Neste caso são usados apenas perfis de fixação e dobradiças nas laterais e no piso. Esta opção é mais indicada para boxes estreitos, pois o painel fixo pode ter uma certa instabilidade se tiver largura superior a 1 metro. Na minha opinião é a opção ideal em banheiros pequenos desde que verificado se o espaço de abertura da porta não compromete o acesso e fechamento do box. 

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Arquitetura e Construção


Imagem: Hart Studios


Imagem: Minha Casa


Imagem: Jeito de Casa

Na imagem abaixo o box era tão estreito que nem foi usado painel lateral, a porta ocupa toda a largura do box. Neste caso ou em situações em que o box seja pequeno, acho mais indicada a abertura da porta para fora do box (como nas imagens subsequentes), para maior conforto e para evitar que o espaço interno para fechamento da porta fique muito apertado.

Imagem: Casa de Valentina


Quando possível,  abertura da porta para fora libera espaço interno para maior conforto no acesso.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Digs Digs


Imagem: Decorfácil


04 -Painel de vidro fixo sem porta: 


Antes usado com mais frequência para fechamento lateral de banheiras, atualmente tem sido muito aplicado em áreas de chuveiro. Isso porque desde que o box tenha uma boa largura (pelo menos 1,40 m) os respingos do chuveiro vão se concentrar em apenas metade da área do box. O ideal para a estabilidade do painel é instalar até o forro para criar três superfícies de fixação (piso, parede lateral e teto). Desta forma o box não necessita de porta e o efeito do vidro fica ainda mais clean. A desvantagem é exatamente a questão do vidro ficar tão pouco visível, o que no caso das crianças ou de hóspedes eventuais pode causar acidentes.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Click Interiores


Imagem: Casa Abril


Imagem: Cotè Maison


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Reciclar e Decorar


O uso mais comum do vidro fixo em banheiras.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil




No banheiro de crianças uma opção é usar adesivos temporários para aumentar a segurança.

Imagem: Minha Casa


05 - Portas do tipo camarão em vidro temperado: 
É uma ótima opção quando é necessária a abertura total do vão em boxes estreitos reduzindo as dimensões da porta. Facilita a entrada/saída do box por ocupar pouco espaço. Podem ou não ter trilho superior como vão observar nas imagens a seguir.

Imagem: Decorfácil



Imagem: Minha Casa


06 - Vidro jateado: 


Independente do modelo de porta o vidro jateado (ou a aplicação da película jateada em um vidro transparente) aumenta a versatilidade do banheiro, principalmente quando é compartilhado por mais de uma pessoa, pois permite o uso simultâneo do chuveiro e da pia por exemplo. Outra situação interessante é quando o banheiro social funciona como lavabo, pois a área do chuveiro fica mais escondida. A desvantagem é que o confinamento do espaço do box faz com que o banheiro pareça menor.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil

07 - Esquadrias aparentes: 

Geralmente usadas quando aplicado o vidro comum. O box neste caso tem um grande destaque no espaço. Considero a maior desvantagem a questão da limpeza da superfície com tantas frestas e detalhes.

Imagem: Decorfácil


Imagem: Decorfácil


Um simples box pode ter tantas opções não é? Vejam a que melhor se encaixa no seu espaço!

Grande abraço a todos!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Megapost: Estante para TV, Home Theater... enfim: Mostrar ou esconder a TV?

Esta semana uma seguidora do blog me mandou uma consulta para execução de um projeto e me perguntou sobre alternativas de acabamento para uma estante de home theater. Enquanto respondia verifiquei que tinha poucas imagens sobre este assunto que gera tantas dúvidas aqui no blog. A solução? Um megapost daqueles, com alternativas variadas sobre o assunto!

Para começar: Mostrar ou esconder a TV? Vou começar mostrando alternativas onde o uso da cor da parede de fundo ou a instalação de portas resolve este problema, suavizando um pouco a presença da TV quando desligada. Tudo é uma questão de escolha! Ama sua TV? Mostre então!

Ué, cadê a TV? ; ) 

Imagem: Casa Vogue


Outro projeto muito, muito parecido, todo em marcenaria preta e pé direito duplo.

Imagem: Casa Vogue


Esta imagem é velha conhecida da blogosfera. A parede com pintura preta quase "anula" a TV.

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim


Fundo em cor escura (neste caso um verde musgo) faz com que a visão da TV tenha menos impacto e criam um efeito mais suave que o preto, que algumas pessoas não gostam de ter em casa.

Imagem: Casa Vogue


Imagem: Achados de Decoração


 Duas versões em dois tons diferentes de cinza.

Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa Abril


O preto neste projeto é suavizado sob forma de laminado de madeira. A faixa vertical em contraste com a linha de armários brancos forma um conjunto clean. Esta para mim é a melhor maneira de combinar dois tons em um mesmo móvel: grandes faixas lineares sem muitos detalhes.

Imagem: Tumblr


 Mesmo o nicho em tom escuro de madeira natural tem efeito similar na camuflagem.

Imagem: Decorpad


 E se opção não for camuflar, mas esconder de verdade...

Imagem: Remodelista


 Prontinho!!! Painéis de correr e adeus TV!

Imagem: Elle Decor


Imagem: Decorating your Smallspace


Imagem: Remodelista


Outra alternativa muito usada é o branco total no móvel deixando a TV em evidência. Um detalhe interessante neste móvel é que nas áreas ripadas ficam camuflados o ar condicionado tipo split (armário superior) e os equipamentos eletrônicos (armário inferior), garantindo a ventilação e o acesso através do controle remoto. Adeus fios aparentes!!!

Imagem: Casa Abril


 Observe outro projeto com solução similar das portas superiores em ripa:

Imagem: Casa Abril


Os projetos com marcenaria branca geralmente traz alguns detalhes em cor ou madeira.
Seja no corpo do armário em portas ou prateleiras...

Imagem: Assim eu Gosto


Imagem: Casa Claudia


 Ou no material do painel de fundo usando a cor ou a textura da madeira que "aquece" visualmente.

Imagem: Casa Abril



Imagem: Casa Vogue


Imagem: Casa Vogue


Imagem: Glamour Brasil


Imagem: Arquitetura & Construção


Imagem: Fashionismo


O fundo em ripas cria uma textura interessante que amplia horizontalmente o espaço.

Imagem: Tumblr


Imagem: Marília Veiga Interiores


Imagem: Shelterness


Efeito similar de aconchego se pode conseguir com o tijolinho, já encontrado em plaquetas de revestimento mais fininhas que o tijolinho de construção. Existem opções até em material plástico!

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa Abril


E se a vontade levar à madeira total... existe a possibilidade do armário + fundo em madeira...
Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim


O fundo branco destaca os detalhes da marcenaria. O fechamento em telinha tem efeito similar ao das ripas permitindo a conexão por controle remoto dos equipamentos camuflados. Eu quero!!!

Imagem: Casa Abril


A madeira + cor... quanto mais linear mais limpo o efeito visual. O fundo em madeira igual ao material das prateleiras evidencia os objetos de decoração e camufla os recortes da marcenaria.

Imagem: Casa Abril

Estante + adega + frigobar... aproveitando os espaços com inteligência!

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim


O papel de parede é sempre um aliado quando se deseja um toque de cor. Para garantir que os fios não apareçam basta fixar sobre o painel de madeira. Uma outra observação importante neste projeto é a multifunção da estante que funciona ainda como uma estação de trabalho.

Imagem: Casa Abril

O fundo transparente para a estante em madeira cria um efeito "vazado" que suaviza a composição. 

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa Abril

Ufa, muitas opções não é? 
E voltando no tempo...

The Evolution of Television Sets - http://www.fastcodesign.com/3033336/infographic-of-the-day/how-the-television-has-evolved:


Grande abraço a todos!!!