blog de decoração - Arquitrecos: Abril 2015 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ambientes multifuncionais - Biblioteca na Sala de Jantar

Esta semana estive na casa do meu irmão-cobaia para resolver uma questão: onde colocar as estantes do escritório que agora vai virar quarto de bebê? (Isso mesmo, vou ser titia de novo! \o/ \o/ \o/ \o/ \o/)
Pensei logo em uma alternativa que eu adoro: Estantes na sala de jantar! Gosto porque acho que o colorido dos livros deixa a casa mais aconchegante e porque geralmente o espaço de sala de jantar não é usado com muita frequência e a instalação das estantes garante uma nova função a esta área, otimizando e colorindo um pouco mais o ambiente.

E como tinha que convencer minha cobaia (que ficou um pouco desconfiado com a ideia...rsss) fiz este post com um apanhado de imagens que, na minha opinião, afastam qualquer dúvida de que o resultado fica muito interessante.

Imagem: Casa e Jardim


Na casa dele a situação pede que a mesa de jantar fique encostada na estante, como na imagem abaixo, o que é totalmente viável, bastando ter o cuidado de ocupar a face da estante encoberta pela mesa com livros e objetos que tenham uso menos frequente.

Imagem: Casa Abril


Vontade de ficar horas neste espaço rodeada de livros!

Imagem: Tend Tudo


Uma característica importante que vocês podem observar em todas as imagens é a padronização do acabamento da estante, geralmente em um fundo claro e linhas simples, para garantir o destaque apenas aos livros que formam uma espécie de "pano de fundo" para o ambiente.

Imagem: House and Garden



Imagem: Urbis Magazine



Imagem: Bravo TV 



Imagem: Emily Clark



Imagem: Pinterest



Imagem: Casa Abril 



Imagem: House Beautiful


Quer ter a sua Sala de Jantar - Biblioteca? 
Montei duas combinações cheias de cor para te inspirar, tudo com preços!! 


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Mesa de Jantar / Cadeiras / Estantes
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

COMPOSIÇÃO 01 - Uma sala de jantar/biblioteca descontraída com dimensões reduzidas, usando uma mesa de 120cm de diâmetro, estante de madeira e cadeiras vermelhas. Jovem e descolada!






Mesa Eames DSW



Cadeira Francesinha



COMPOSIÇÃO 02 - Uma sala de jantar/biblioteca clássica, mas com um toque de cor  dado pelas confortáveis cadeiras com revestimento em patchwork, estante de branca mesa preta.






Mesa de Jantar Antique II



Cadeira DSR Patchwork


Deu vontade de ter a sua? 

Grande abraço a todos!!!




terça-feira, 28 de abril de 2015

Paginação em xadrez - Efeito tabuleiro na decoração

Uma maneira simples e econômica de ter uma decoração de grande impacto em alguns espaços da casa é o piso preto e branco, com paginação lembrando o efeito de tabuleiro de xadrez. Por ter um desenho bastante marcante é o tipo de combinação que demanda uma decoração com um certo grau de elaboração, como por exemplo um contraste bem planejado com cores pontuais ou o equilíbrio com tons naturais como a madeira para suavizar o contraste de cores.

A maior predominância deste tipo de paginação acontece nas áreas molhadas como cozinhas e banheiros, mas considero indicada ainda para ambientes de destaque ou curta permanência como hall, corredores e salas de jantar.

Nesta primeira imagem o revestimento foi combinado a armários e forro pretos e pontos de cor como os lustres e o refrigerador. Na maior superfície ocupada pela mesa foi usada a cor branca para equilibrar o conjunto.

Imagem: Casa Abril


Combinado a armários brancos e as cores turquesa e vermelho.

Imagem: Una Mosca en la Luna


Nesta sala de jantar a combinação piso xadrez + parede preta efeito quadro negro.

Imagem: Achados de Decoração


Outras vantagens desta paginação é a grande variedade de opções (e preços) de piso em preto e branco disponíveis no mercado como cerâmicas, porcelanatos ou pisos vinílicos.

Imagem: Una Mosca en la Luna


A combinação com cores primárias é uma alternativa certeira.

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: My Home Ideas


Pequenas salas ou áreas de hall ganham personalidade imediata com este piso.

Imagem: Pinterest


Decoracao Escandinava 8
Imagem: Livre Vida


Imagem: Jeito de Casa


Imagem: Little Bits of Lovely


Imagem: Decorology


Em ambientes pequenos como banheiros ou pequenas salas, o ideal é que o revestimento tenha dimensões preferencialmente entre 15x15cm ou 20x20cm para garantir o efeito desejado.

Imagem: Decorology


Imagem: Joias do Lar 


Imagem: Interior Decorado


O efeito tabuleiro em vermelho combinado ao azul da meia parede garantiu um toque de bom humor a esta área de serviço.

Imagem: Remobília


Uma maneira de suavizar o contraste e o efeito estampado deste piso é substituir o preto por um tom claro de cinza ou de qualquer outra cor.

Imagem: Apartment Therapy


Em pisos de madeira o efeito é garantido através da pintura do piso.

Imagem: Joias do Lar


Imagem: Loves Candi 


Uma pequena parede, um rejunte largo com cor natural = charmosa rusticidade.

Imagem: Livre Vida


Deu vontade de ter uma parede xadrez!!! Mas este é o xadrez vichy, já é assunto para outro post...
Dá para fazer com papel contact acreditam? 


Grande abraço a todos!!!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Arte com jeito de roça - Ateliê Ditinho Joana na Serra da Mantiqueira/SP

Na minha opinião, um dos aspectos mais interessantes quando viajamos é trazer um pouquinho da cultura do local na bagagem, uma forma concreta de ter lembranças de lugares especiais, aqueles pequenos detalhes que nos envolve em nossa casa, lhe garantindo personalidade e aquele aconchego gostoso de relembrar coisas boas.

O trabalho deste artesão da Serra da Mantiqueira, conhecido como "Ditinho Joana" reúne duas qualidades que eu valorizo muito: primeiro porque seu trabalho são esculturas, uma forma de arte pela qual sou apaixonada e segundo porque retrata a vida cotidiana do interior, cenas diárias do povo da roça, uma cultura tão autenticamente brasileira e que nos remete imediatamente ao agradável gostinho de tranquilidade do interior.




A Serra da Mantiqueira em São Paulo é uma verdadeira inspiração para os artistas. A Estância Climática de São Bento do Sapucaí, reúne grandes nomes do artesanato e da cultura, divulgada a todos os turistas curiosos, atrás de pontos turísticos não somente naturais (que por sinal, são belíssimos), mas também de construção dos moradores locais.

O destaque principal vai para o Ateliê Ditinho Joana, desde 1974 em funcionamento como um mercado de esculturas em madeiras nobres, localizado no Bairro do Quilombo. O artista responsável pelas grandes obras é Benedito da Silva Santos, um antigo lavrador do alto vale do Rio Sapucaí Mirim, mas que há 40 anos arriscou e decidiu construir seu negócio próprio.

Na realidade, é conhecido como “Ditinho Joana”, e admirado pela sensibilidade que tem de retratar o dia a dia do povo da roça. Como um verdadeiro autodidata, ele notou que pedaços de madeira não eram tão simples assim como as pessoas imaginavam. Percebeu que com apenas um canivete, uma machadinha e um formão improvisado poderia transformar a matéria-prima em esculturas.





Há muito tempo o ateliê tem presença em reportagens de grandes jornais, tendo início no ano de 1979, em uma entrevista para a Folha de S. Paulo. A partir de então, Ditinho Joana começou a participar de diversos programas culturais, eventos e exposições, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2013, participou do programa do Jô, na Rede Globo, além de ter colaborado para a Rede Record, TV Cultura e revistas renomadas. Importante lembrar que as obras também são exportadas para outros países.

Até hoje, suas belas esculturas possuem histórias próprias, e como se não bastasse, o artista faz questão de contá-las aos visitantes, que sempre se surpreendem com sua simpatia e simplicidade. Uma curiosidade é que toda a família se envolve nas produções artísticas, seja na hora de realizar as esculturas, finalizá-las ou vendê-las. O resultado dos filhos do senhor Benedito não poderia ser diferente: muito talento e sensibilidade demonstrada em trabalhos, uma herança admirável do pai.




O local pode ser simples, mas é dali que saem obras valiosas. O dom, a inspiração, experiência e essência presentes no ambiente vêm de Ditinho Joana, um dos mais renomados artesãos de toda a Serra da Mantiqueira. A botinha, que é marca registrada da casa, já diz tudo. “Subi e desci, andei depressa e devagar. Cansei e descansei. Entristeci e me alegrei, e assim sempre caminhei. Hoje estou gasta e cheia de marcas, mas com certeza valeu a pena.” 



Não conheço ainda a região, mas fiquei super curiosa. Como uma grande inspiração, vale a pena marcar o passeio! Para outras informações sobre passeios, restaurantes e pousadas em São Bento do Sapucai acesse o site Roteiro de Turismo. Abaixo algumas imagens para aumentar a vontade de visitar a região!

Bairro do Quilombo


Engenho Velho - Estamos na Italia???


bau1









*post publieditorial*